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Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
A contabilidade pública está estruturada dentro dos princípios fundamentais de contabilidade e dos princípios específicos do orçamento. Os atos e fatos são escriturados de forma automática pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), a partir da indicação do código numérico que representa o evento. Associado a cada evento, existe um roteiro para a contabilização dos atos e fatos, em que estão definidas antecipadamente todas as contas a serem debitadas e creditadas nas unidades gestoras envolvidas, relacionadas ao registro específico que se está por escriturar. Como praxe, a escrituração segue totalmente o método das partidas dobradas: a cada débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa. Além disso, no âmbito dos lançamentos da contabilidade pública e de acordo com a metodologia utilizada pelo SIAFI,
As contas de ativo, despesa e variações passivas serão creditadas a cada aumento do seu saldo, bem como debitadas a cada diminuição.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
D – despesa orçamentária (334XXXXXX)
C – fornecedores (212XXXXXX)
D – crédito empenhado a liquidar (292XXXXXX)
C – crédito empenhado liquidado (292XXXXXX)
D – empenhos a liquidar (292XXXXXX)
C – empenhos liquidados (292XXXXXX)
D – valores em liquidação (292XXXXXX)
C – valores liquidados a pagar (292XXXXXX)
D – direitos e obrigações contratadas (299XXXXXX)
C – contratos de serviços (199XXXXXX)
Considerando a contabilidade pública, julgue os itens que se seguem, relativos ao roteiro simplificado de lançamentos acima.
Trata-se do registro da apropriação de despesas com aquisição de serviços vinculada a contrato.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
D – despesa orçamentária (334XXXXXX)
C – fornecedores (212XXXXXX)
D – crédito empenhado a liquidar (292XXXXXX)
C – crédito empenhado liquidado (292XXXXXX)
D – empenhos a liquidar (292XXXXXX)
C – empenhos liquidados (292XXXXXX)
D – valores em liquidação (292XXXXXX)
C – valores liquidados a pagar (292XXXXXX)
D – direitos e obrigações contratadas (299XXXXXX)
C – contratos de serviços (199XXXXXX)
Considerando a contabilidade pública, julgue os itens que se seguem, relativos ao roteiro simplificado de lançamentos acima.
Existe um lançamento com inversão de contas a débito e a crédito.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2000
De acordo com o regime adotado pela Contabilidade Pública no Brasil,
o reconhecimento da receita dá-se somente com o lançamento, que permite a identificação do devedor
as despesas compreendem os desembolsos, os compromissos e os encargos, quando imputados ao resultado
a Secretaria do Tesouro Nacional só considera como executada orçamentariamente a despesa com a sua liquidação
as receitas e despesas extra-orçamentárias integram o resultado patrimonial do exercício
as receitas e despesas antecipadas são rateadas pelos exercícios a que pertencerem
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2000
Assinale a opção que representa o correto lançamento do empenho de uma despesa.
D – crédito empenhado - a liquidar
C – crédito disponível
D – crédito empenhado - a liquidar
C – crédito empenhado - liquidado
D – crédito empenhado - liquidado
C – crédito empenhado - a liquidar
D – crédito disponível
C – crédito empenhado - liquidado
D – crédito disponível
C – crédito empenhado - a liquidar
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2000
Além dos necessários registros em contas do ativo e passivo compensado, a apropriação de despesas de concessão de suprimento de fundos para aquisição de equipamentos e materiais permanentes implica
D – despesas de capital e imobilizado
C – mutações ativas e bancos
D – despesas correntes e imobilizado
C – mutações passivas e bancos
D – despesas correntes e imobilizado
C – mutações ativas e bancos
D – mutações ativas e bancos
C – despesas de capital e imobilizado
D – mutações passivas e bancos
C – despesas correntes e imobilizado
A operação de crédito por antecipação de receita, destinada a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro, realizar-se-á somente a partir do décimo dia do início do exercício e deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia:
O artigo 35 da Lei no 4.320/64 estabelece o regime de Caixa para a Receita e o de Competência para a Despesa. Assinale a opção que indica, na contabilização da Despesa Pública, exceção ao Regime de Competência.
A Dívida Ativa no exercício em que é contabilizado o seu recolhimento.
A liquidação de despesa referente à aquisição de bens.
A inscrição de Restos a Pagar não processados.
A liquidação de despesa referente a transferências.
No exercício de um determinado ano, o Executivo recebe expediente do Tribunal de Justiça informando que deve incluir no orçamento do ano seguinte o valor de R$ 50.000,00, relativo ao pagamento de precatórios.
Esta operação deverá, pelo regime de competência, ensejar o seguinte lançamento contábil:
Débito: Variações Passivas
Independentes da Execução Orçamentária 50.000,00
Crédito: Provisão para Precatórios a Pagar 50.000,00
Débito: Variações Ativas
Independentes da Execução Orçamentária 50.000,00
Crédito: Contas a Pagar 50.000,00
Débito: Provisão para Precatórios a Pagar 50.000,00
Crédito: Variações Passivas
Independentes da Execução Orçamentária 50.000,00
Débito: Provisão para Precatórios a Receber 50.000,00
Crédito: Variações Ativas
Independentes da Execução Orçamentária 50.000,00
O art. 35 da Lei nº 4.320/64 estatui que pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente empenhadas. Disso pode-se depreender que a Contabilidade Pública em nosso país adota o:
regime misto, sendo de caixa para receitas e de competência para despesas
regime misto, sendo de competência para receitas e de caixa para despesas
regime híbrido, sendo de competência para receitas e de caixa para despesas
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