Questões sobre Demonstrações Contábeis

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Nos itens abaixo o único demonstrativo, que não Acompanhará o Relatório Resumido da Execução Orçamentária é

  • A.

    Apuração da receita corrente líquida, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício.

  • B.

    Limitação de empenho;

  • C.

    Resultados nominal e primário;

  • D.

    Restos a Pagar, detalhando, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

Qual das opções abaixo apresenta APENAS, demonstrações contábeis aplicadas ao setor público?

  • A.

    Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Balanço Orçamentário.

  • B.

    Balanço Financeiro, Demonstração do Valor Adicionado e Balanço Orçamentário.

  • C.

    Demonstração das Variações Patrimoniais, Balanço Patrimonial e Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados.

  • D.

    Balanço Patrimonial, Balanço Orçamentário e Demonstração das Variações Patrimoniais.

Segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, a única demonstração que não faz parte das demonstrações destinadas ao Setor Público é:

  • A.

    Balanço Patrimonial;

  • B.

    Balanço Orçamentário;

  • C.

    Balanço Financeiro;

  • D.

    Demonstração do Fluxo de Caixa;

  • E.

    Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.

Com relação às demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, julgue os itens que se seguem, de acordo com o Manual de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional. Os demonstrativos da execução de restos a pagar processados e não processados devem ser anexados ao balanço orçamentário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as orientações constantes das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e normatização correlata, em âmbito nacional e internacional, julgue os itens que se seguem.

O conjunto de demonstrações contábeis obrigatórias das entidades públicas inclui os balanços patrimonial, orçamentário e financeiro e a demonstração de mutações do patrimônio líquido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um demonstrativo que é exigido em todos os Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária bimestrais é o relativo

  • A.

    ao comparativo das despesas de pessoal com os limites impostos pela Lei da Responsabilidade Fiscal.

  • B.

    à variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a decorrente aplicação dos recursos.

  • C.

    às justificativas de limitação de empenho, caso tenha sido necessário adotar essa medida.

  • D.

    ao comparativo das operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, com os limites impostos pela Lei da Responsabilidade Fiscal.

  • E.

    aos resultados nominal e primário.

A contabi l idade públ ica possui algumas especificidades que a distinguem da contabilidade tradicional, pois possui mais fontes de informação. Existe um instrumento informacional da contabilidade pública que equivale, para efeito de análise, a uma Demonstração de Lucros e Perdas numa entidade privada com fins lucrativos. Este instrumento é denominado:

  • A.

    Resultado Patrimonial do Exercício.

  • B.

    Demonstração das Variações Patrimoniais.

  • C.

    Balanço Financeiro e Orçamentário.

  • D.

    Balanço Patrimonial.

  • E.

    Balancete de verificação Patrimonial.

A promoção da convergência das práticas contábeis brasileiras vigentes no setor público com as normas internacionais de contabilidade, tendo em vista as condições, peculiaridades e o estágio de desenvolvimento do país, por meio da Lei Complementar nº 131/09 que alterou a Lei Complementar nº 101/00, combinado com a Portaria nº 749/09 da STN/MF, bem como a Portaria nº 406/11 e a norma NBCT 16.6 da Resolução CFC nº 1.133/08, exige, para 2012, três novas demonstrações contábeis aplicadas às entidades do setor público da União, Estados e Distrito Federal, além das já exigidas nos artigos 101 a 106 da Lei nº 4.320/64, das quais, a de divulgação facultativa, que tem o objetivo de evidenciar o resultado das ações do setor público, considerando sua interligação com o subsistema de custos, pois tem como premissa os seguintes conceitos: custo de oportunidade, receita econômica e custo de execução, corresponde à Demonstração de

  • A.

    Resultado Econômico.

  • B.

    Balanço Orçamentário.

  • C.

    Mutações do Patrimônio Líquido.

  • D.

    Variações Patrimoniais.

  • E.

    Balanço Patrimonial.

A fim de promover a convergência das práticas contábeis vigentes no setor público com as normas internacionais de contabilidade, tendo em vista as condições, peculiaridades e o estágio de desenvolvimento do país, por meio da Lei Complementar no 131/09 que alterou a LC no 101/00, combinado com a Portaria no 749/09 da STN/MF, bem como a Portaria no 406/11 e a norma NBCT 16.6 da Resolução CFC no 1.133/08, exige-se para 2.012 três novas demonstrações contábeis aplicadas às entidades do setor público da União, Estados e Distrito Federal, além das já exigidas nos artigos 101 a 106 da Lei no 4.320/64, das quais a que tem o objetivo de contribuir para a transparência da gestão pública, pois permite um melhor gerenciamento e controle financeiro dos órgãos e entidades do setor público e são úteis para proporcionar aos usuários da informação contábil instrumento para avaliar a capacidade de a entidade gerar recursos financeiros e equivalentes a estes, bem como suas necessidades de liquidez, corresponde à Demonstração de

  • A.

    Fluxo de Caixa.

  • B.

    Resultado Econômico.

  • C.

    Mutações do Patrimônio Líquido.

  • D.

    Variações Patrimoniais.

  • E.

    Balanço Financeiro.

A demonstração contábil do setor público onde estão discriminados os ingressos, inclusive decorrentes de receitas originárias e derivadas, e os desembolsos relacionados com a ação pública, dentre outros itens, é denominada:

  • A.

    Balanço Social.

  • B.

    Balanço Financeiro.

  • C.

    Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.

  • D.

    Demonstração dos Fluxos de Caixa.

  • E.

    Balanço Orçamentário.

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