Questões sobre Demonstrações Contábeis

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O Passivo Financeiro compreenderá

  • A.

    os créditos e valores realizáveis independentemente da autorização orçamentária e dos valores numerários.

  • B.

    os créditos e valores cuja mobilização dependa de autorização legislativa.

  • C.

    os compromissos exigíveis cujo pagamento independa de autorização orçamentária.

  • D.

    as dívidas fundadas que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate.

  • E.

    os compromissos exigíveis cujo pagamento dependa de autorização orçamentária.

Para a resolução das questões de números 23 a 25, considere os dados abaixo.

O resultado patrimonial do exercício é

  • A.

    20 déficit.

  • B.

    30 superávit.

  • C.

    40 déficit.

  • D.

    70 superávit.

  • E.

    100 déficit.

Instrução: Para responder às questões de números 45 a 50, considere os dados das demonstrações contábeis resultantes do registro das operações a seguir: (Valores em $ 1.000,00).

Resultado da execução orçamentária:

  • A.

    23 de déficit.

  • B.

    2 de déficit.

  • C.

    23 de superávit.

  • D.

    13 de superávit.

  • E.

    2 de superávit.

A mensuração é o processo que consiste em determinar os valores pelos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados nas demonstrações contábeis. O patrimônio das entidades do setor público, o orçamento, a execução orçamentária e financeira e os atos administrativos que provoquem efeitos de caráter econômico e financeiro no patrimônio da entidade devem ser mensurados ou avaliados monetariamente e registrados pela contabilidade. Com relação à mensuração no âmbito do setor público, é correto afirmar:

  • A. a entidade do setor público deve aplicar métodos de mensuração ou avaliação dos ativos e dos passivos que possibilitem o reconhecimento dos ganhos e não das perdas patrimoniais.
  • B. os registros contábeis das transações das entidades do setor público devem ser efetuados, ainda que desconsiderando as relações jurídicas, econômicas e patrimoniais, prevalecendo, nos conflitos entre elas, a essência sobre a forma.
  • C. de acordo com o princípio da legalidade, as transações no setor público devem ser reconhecidas e registradas integralmente no momento em que ocorrerem.
  • D. os registros da entidade, desde que estimáveis tecnicamente, devem ser efetuados, mesmo na hipótese de existir razoável incerteza de sua ocorrência.
  • E. os registros contábeis devem ser realizados e os seus efeitos evidenciados nas demonstrações contábeis dos períodos com os quais se relacionam, reconhecidos; portanto, pelos respectivos fatos geradores, independentemente do momento da execução orçamentária.

A avaliação e a mensuração dos elementos patrimoniais nas entidades do setor público obedecem a critérios específicos. Por exemplo, o reconhecimento do imobilizado inicialmente é feito com base no valor de aquisição, produção ou construção. Após o reconhecimento inicial, a entidade detentora do ativo deve optar entre valorá-lo pelo modelo do custo ou da reavaliação. Com relação ao imobilizado, é correto afirmar que:

  • A. o modelo do custo consiste no valor justo sujeito à reavaliação periódica menos a depreciação acumulada e as perdas acumuladas por imparidade.
  • B. quando se tratar de ativos do imobilizado obtidos a título gratuito, devem ser registrados pelo valor de R$ 0,01 na data de sua aquisição.
  • C. o modelo da reavaliação consiste no valor de aquisição, produção ou construção menos a depreciação acumulada e as perdas acumuladas por imparidade.
  • D. os gastos posteriores à aquisição ou ao registro de elemento do ativo imobilizado devem ser incorporados ao valor desse ativo quando houver possibilidade de geração de benefícios econômicos futuros ou potenciais de serviços.
  • E. quando os elementos do ativo imobilizado tiverem vida útil econômica limitada, não mais ficam sujeitos à depreciação, amortização ou exaustão sistemática durante esse período, sem prejuízo das exceções expressamente consignadas.

Considere as informações do Quadro III a seguir, que consistem em saldos extraídos das demonstrações contábeis de uma entidade pública em um dado exercício.

A partir das informações apresentadas no Quadro III e considerando a estrutura do Balanço Patrimonial e da Demonstração das Variações Patrimoniais, é correto afirmar que:

  • A. o ativo imobilizado foi alterado no período somente pela depreciação;
  • B. o endividamento do ente representa menos de 10% do ativo;
  • C. o endividamento de longo prazo supera o endividamento corrente;
  • D. o patrimônio líquido apresentou variação negativa;
  • E. o resultado patrimonial apurado na DVP coincide com o resultado da execução orçamentária.

A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) tem como objetivo proporcionar a análise da capacidade da entidade de gerar caixa e equivalentes de caixa e da utilização de recursos próprios e de terceiros em suas atividades. Na DFC, os fluxos de caixa são classificados em atividades, conforme a sua natureza.

De acordo com o modelo de DFC do MCASP, trata-se de exemplo de fluxo de caixa das atividades de financiamento:

  • A. alienação de bens;
  • B. juros e encargos da dívida;
  • C. transferências correntes recebidas;
  • D. amortização de empréstimos e financiamentos concedidos;
  • E. integralização do capital social de empresas dependentes.
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