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Constitui um exemplo de fundo especial:
a destinação de receita patrimonial para atendimento a despesas de um programa social
a retenção de valores para pagamento a fornecedores, com posterior compensação
a transferência de recursos financeiros da administração direta para a indireta
a antecipação de recursos para unidades orçamentárias específicas
Marque V para a afirmação verdadeira e F para a afirmação falsa.
A receita corrente líquida é o somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos:
I - Na União, os valores transferidos aos estados e municípios por determinação constitucional ou legal, e as contribuições mencionadas na alínea a do inciso I e no inciso II do art. 195, e no art. 239 da Constituição
II - Nos Estados, as parcelas entregues aos Municípios em decorrência do percentual de excesso na arrecadação fiscal
III - Na União, nos Estados e nos Municípios, a contribuição dos servidores para o custeio do sistema de previdência e assistência social e as receitas provenientes da compensação financeira citada no parágrafo 9º do artigo 201 da Constituição.
Assinale a opção verdadeira
I-V; II-F; III-V
I-V; II-V; III-V
I-F; II-F; III-V
I-F; II-F; III-F
Instruções para as questões de números 62 a 68. Para resolução dessas questões considere os dados e o demonstrativo contábil obrigatório abaixo, resultante do registro de operações de determinado exercício de uma entidade. Indique o valor solicitado em cada questão.
Excesso de Arrecadação no Exercício
4
10
13
19
24
"Refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram". O enunciado refere-se ao Princípio Fundamental de Contabilidade da (do):
Competência
Registro pelo valor original
Prudência
Continuidade
Oportunidade
O saldo credor da conta Tesouraria:
pode ocorrer em casos de fornecimento de valores a funcionários.
é inadmissível numa contabilização correta e regular
pode ocorrer nos casos de omissão de escrituração de compras.
pode ocorrer quando houver lançamento em duplicidade de recebimento a prazo.
é inadmissível, pois será sempre devedora, considerando-se que os recebimentos deverão sempre ser menores que os pagamentos
Assinale a opção correta referente ao lançamento do recebimento de IPTU, ISS e Multas:
Tesouraria a Diversos a Receita de Serviços a Receita Tributária
Tesouraria a Diversos a Receita Patrimonial a Receita Tributária
Tesouraria a Diversos a Transferências Correntes a Outras Receitas Correntes
Tesouraria a Diversos a Receita Tributária a Outras Receitas Correntes
Tesouraria a Diversos a Receita Patrimonial a Receitas Diversas
Os totais apresentados pelo Balancete de Verificação demonstram:
que o montante dos débitos será igual ao montante de créditos, tendo em vista que a escrituração foi efetuada pelo Método das Partidas Dobradas.
que o montante dos créditos será maior que o montante dos débitos, considerando-se que houve recebimentos de Dívida Ativa.
que o montante dos débitos será maior que o montante dos créditos, tendo em vista o pagamento de Restos a Pagar, considerados extra-orçamentários.
que o montante dos valores credores e devedores nunca será igual, tendo em vista as contas de compensação.
que o somatório das contas devedoras e credoras nunca será igual, considerando que a escrituração foi efetuada pelo Método das Partidas Dobradas.
No exercício da profissão, o contador deve manter um sistema de escrituração uniforme dos atos e fatos administrativos, por meio de processo manual, mecanizado ou eletrônico, observando sempre os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as NBC - Normas Brasileiras de Contabilidade emanadas do CFC - Conselho Federal de Contabilidade. Entre as opções propostas, assinale a que não atende às Normas Brasileiras de escrituração contábil.
Quando o Diário e o Razão forem feitos por processo que utilize fichas ou folhas soltas, deverá ser adotado o registro "Balancetes Diários e Balanços".
Admite-se o uso de códigos e/ou abreviaturas nos históricos dos lançamentos, desde que permanentes e uniformes, devendo constar, em elenco identificador, no Diário ou em registro especial revestido das formalidades extrínsecas.
Documento contábil, em sentido restrito, é aquele que comprova os atos e fatos que originam lançamentos na escrituração contábil da entidade.
A documentação contábil é hábil, quando revestida das características intrínsecas ou extrínsecas essenciais, definidas na legislação, na técnica contábil ou aceitas pelos usos e costumes.
Com o advento da Lei 6.404/76, Lei das Sociedades Anônimas, foi eliminada a escrituração contábil das contas de compensação, que passaram a ser substituídas pelas Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis.
A despesa realizada pela Prefeitura Municipal visando à aquisição de um edifício, já pronto, para instalação de um determinado serviço público, deve ser classificada como:
Investimento
Inversão Financeira
Obras Públicas
Equipamentos e Instalações
Despesas Correntes
A prestação de contas dos órgãos da administração indireta deve conter, dentre outros, o seguinte elemento básico:
balancete orçamentário;
balancete financeiro;
termo de conferência de caixa;
inventário analítico;
relatório anual do administrador.
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