Questões sobre SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo

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Qual dos Sistemas de Contas abaixo registra os recebimentos e pagamentos de Receitas e Despesas Orçamentárias e Extra-orçamentárias e Ativos e Passivos Financeiros?

  • A.

    Sistema Orçamentário.

  • B.

    Sistema Financeiro.

  • C.

    Sistema Patrimonial.

  • D.

    Sistema de Compensação.

A respeito do cadastro de fornecedores, julgue o item seguinte. Para verificação da regularidade dos fornecedores, o servidor do IBAMA deverá consultar o subsistema de cadastramento unificado de fornecedores (SICAF), pertencente ao sistema integrado de administração financeira (SIAFI).

  • C. Certo
  • E. Errado

O EVENTO definido no SIAFI é o instrumento utilizado pelas UNIDADES GESTORAS para transformar os atos e fatos administrativos rotineiros em registros contábeis automáticos. O evento é composto de um código de 6 (seis) dígitos XX.X.XXX, que têm a seguinte estrutura:

1) os dois primeiros dígitos são as Classes, no qual se pode identificar a natureza de registro do evento;

2) o terceiro dígito é o Tipo de Utilização.

3) os três últimos dígitos são os códigos sequenciais.

Marque a correspondência errada em relação ao dígito que caracteriza o Tipo de Utilização.

  • A. Utilizado pelo Gestor, dígito 1.
  • B. Complemento do evento do Gestor, dígito 2.
  • C. Estorno do evento do Gestor, dígito 5.
  • D. Estorno do evento complementar do Sistema, dígito 8.
  • E. Utilizado pelo Sistema, dígito 1.

Os documentos de entrada de dados no SIAFI dividem-se em segundo a natureza orçamentária e financeira, sendo errado afirmar que:

  • A. A Nota de Lançamento é o documento que registra fatos tanto de natureza orçamentária quanto extra-orçamentária.
  • B. A Nota de Empenho é um documento que se destina a registrar o comprometimento de despesa orçamentária, obedecidos todos os limites estritamente legais.
  • C. A Ordem Bancária é um documento que deve ter como favorecido o credor do empenho.
  • D. A Nota de Movimentação de Crédito é um documento utilizado para registrar a movimentação interna e externa de créditos e suas anulações.
  • E. A Nota de Programação Financeira é um documento que permite registrar os valores constantes da Proposta de Revisão Financeira e a Nova Programação Financeira a ser Aprovada.

A respeito de orçamento e procedimentos contábeis no setor público, julgue os itens subsequentes.

O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), que permite acompanhar as atividades relativas à administração financeira dos recursos da União, centraliza e uniformiza o processamento da execução orçamentária por meio da integração dos dados sobre a programação financeira, a execução contábil e a administração orçamentária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do orçamento público e da contabilidade governamental, julgue os itens a seguir.

O Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) é um sistema de integração de dados que abrange, essencialmente, a programação financeira, a execução contábil e a administração orçamentária.

  • C. Certo
  • E. Errado

A escrituração contábil no setor público ocorre por meio de quatro sistemas, sendo que um deles tem a seguinte definição: “evidencia o registro contábil da receita e da despesa, de acordo com as especificações constantes na Lei de Orçamentos e dos Créditos Adicionais, assim como o montante dos créditos orçamentários vigentes a despesa empenhada e a despesa realizada, à conta dos mesmos créditos, e as dotações disponíveis, ou seja, no final do exercício apresenta os resultados comparativos entre a previsão e a execução orçamentária, registrados”. A qual sistema a definição se refere?

  • A.

    Sistema de Compensação.

  • B.

    Sistema Financeiro.

  • C.

    Sistema Orçamentário.

  • D.

    Sistema Patrimonial.

Nas opções abaixo, assinale o documento utilizado pelo SIAFI para registrar o comprometimento dos créditos orçamentários.

  • A.

    ND (nota de lançamento)

  • B.

    NC (nota de movimentação de crédito)

  • C.

    OB (ordem bancária)

  • D.

    PE (nota de pré-empenho)

  • E.

    NE (nota de empenho)

O SIAFI tem sua segurança baseada em princípios e instrumentos. Indique a opção que não contempla esses princípios e instrumentos.

  • A.

    Sistema de Segurança, Navegação e Habilitação do SIAFI - SENHA que permite a autorização de acesso aos dados do SIAFI, estabelecendo diferentes níveis desse acesso às suas informações.

  • B.

    Fidedignidade dos dados inseridos no sistema, por parte de seus usuários.

  • C.

    Mecanismo de segurança, sob a responsabilidade do SERPRO, destinado a manter a integridade dos dados do Sistema.

  • D.

    Inalterabilidade às informações de todos os documentos incluídos no SIAFI, após sua contabilização.

  • E.

    Garantia de acesso às informações financeiras dos contribuintes cadastrados nas repartições públicas.

Não é um dos objetivos do Sistema Integrado de Administração Financeira:

  • A.

    permitir que a contabilidade pública seja fonte segura e tempestiva de informações gerenciais destinadas a todos os níveis da Administração Pública.

  • B.

    fornecer meios para agilizar a programação financeira, com vista a otimizar a utilização dos recursos do Tesouro.

  • C.

    proporcionar a transparência dos gastos do Governo.

  • D.

    prover os órgãos e entidades da administração pública de mecanismos adequados de registro e controle diário da execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil.

  • E.

    integrar e compatibilizar as informações apenas no âmbito do Poder Executivo.

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