Questões de Contabilidade Pública da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Em um dado exercício, um determinado órgão teve créditos orçamentários aprovados para aquisição de bens, materiais e serviços com o seguinte detalhamento:

Em relação ao total dos créditos aprovados, os montantes das despesas correntes e das despesas de capital representam, respectivamente,

  • A. 40,3% e 59,7%
  • B. 40,3% e 59,7%
  • C. 38,3% e 61,7%
  • D. 40,8% e 59,2%
  • E. 39,7% e 60,3%

Com base nos dados apresentados e nas definições de créditos adicionais da Lei nº 4.320/1964, os valores utilizáveis do superavit financeiro e do excesso de arrecadação, para fins de abertura de créditos adicionais, são, respectivamente,

  • A. 7.800,00 e 6.300,00
  • B. 7.800,00 e 2.400,00
  • C. 6.400,00 e 3.800,00
  • D. 3.100,00 e 2.400,00
  • E. 1.700,00 e 3.800,00

Com base nos dados apresentados e nas definições de créditos adicionais da Lei nº 4.320/1964, o valor total disponível para abertura de créditos adicionais é

  • A. 14.000,00
  • B. 15.500,00
  • C. 17.900,00
  • D. 20.200,00
  • E. 21.700,00

As informações a seguir devem ser usadas para responder às questões de nos 40 e 41.

Em um determinado exercício, uma despesa fixada em R$ 50.000,00 foi 90% empenhada, 80% liquidada e 90% paga.

Naquele exercício, o desembolso financeiro efetivo relativo a essa despesa foi de

  • A. 45.000,00
  • B. 40.500,00
  • C. 40.000,00
  • D. 36.000,00
  • E. 32.400,00

As informações a seguir devem ser usadas para responder às questões de nos 40 e 41.

Em um determinado exercício, uma despesa fixada em R$ 50.000,00 foi 90% empenhada, 80% liquidada e 90% paga.

O total inscrito em restos a pagar ao final do exercício será de

  • A. 12.600,00
  • B. 9.500,00
  • C. 9.000,00
  • D. 5.000,00
  • E. 3.600,00

No campo da contabilidade ambiental, os benefícios do ativo ambiental ocorrem quando há:

• aumento da capacidade ou aumento de segurança ou eficiência de outros ativos próprios da empresa.

• redução ou prevenção de provável contaminação ambiental resultante de futuras operações.

• conservação do meio ambiente.

Nesse contexto ambiental, os gastos de tratamento de contaminação ambiental podem ser classificados como ativo permanente, quando, dentre outros aspectos, são

  • A.

    considerados irrecuperáveis.

  • B.

    determinantes na redução da capacidade produtiva dos bens.

  • C.

    incorridos durante o preparo do ativo para venda.

  • D.

    redutores da vida útil dos bens.

  • E.

    utilizados para recuperação e tratamento de áreas contaminadas.

  • A.

    31.500,00

  • B.

    34.500,00

  • C.

    37.500,00

  • D.

    38.500,00

  • E.

    43.500,00

A receita da administração pública é classificada nos enfoques orçamentário e patrimonial. As receitas orçamentárias, por sua vez, são classificadas em Receitas Correntes e Receitas de Capital.

No contexto das Receitas Correntes, o recebimento de Juros de Mora é classificado como uma receita corrente

  • A.

    Tributária

  • B.

    Patrimonial

  • C.

    De Contribuições

  • D.

    Transferências Correntes

  • E.

    Outras Receitas Correntes

A operação de crédito decorrente de antecipação de receita orçamentária - ARO, na qual venha um Município oferecer garantia com base nas quotas - partes do Fundo de Participação dos Municípios - FPM,

  • A.

    infringiria princípio constitucional da vedação de receita de imposto a órgão, fundo ou despesa.

  • B.

    infringiria o sistema de pagamento mediante precatório, conforme disposto na Constituição Federal em vigor.

  • C.

    infringiria princípio constitucional da vedação da instituição de fundos de qualquer natureza, sem prévia autorização legislativa.

  • D.

    não infringiria princípio constitucional da vedação de receita de imposto a órgão, fundo ou despesa, por configurar-se como exceção ao respectivo princípio constitucional.

  • E.

    não infringiria princípio constitucional da vedação de receita de imposto a órgão, fundo ou despesa, mas seria inaplicável em se tratando de prestação de garantia à ARO.

A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) relativa aos fatos geradores está condicionada à apresentação junto à Secretaria da Receita

Quais entidades estão obrigadas à entrega da DCTF mensal?

  • A.

    As pessoas jurídicas de direito privado e público, excluídas as autarquias e fundações instituídas e mantidas pela administração pública, e os órgãos públicos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, se constituídas em unidades gestoras de orçamento.

  • B.

    As pessoas jurídicas de direito privado, excluídas as imunes e as isentas, e os órgãos públicos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, se constituídas em unidades gestoras de orçamento.

  • C.

    As pessoas jurídicas de direito privado em geral, as unidades gestoras de orçamento das autarquias e fundações instituídas e mantidas pela administração pública, as unidades gestoras dos órgãos públicos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e os consórcios que realizem negócios jurídicos em nome próprio.

  • D.

    As pessoas jurídicas de direito privado em geral, excluídas as isentas, as autarquias e fundações não mantidas pela administração pública, e os consórcios que realizem negócios jurídicos em nome próprio e de terceiros, exceto os que não possuem vínculo empregatício.

  • E.

    As pessoas jurídicas de direito privado tributadas pelo lucro real, as autarquias mantidas pela administração pública, os órgãos públicos dos Poderes Executivo e Legislativo dos estados e dos municípios, e as entidades filantrópicas certificadas junto ao Ministério da Justiça e ao Conselho Nacional de Assistência Social.

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