Questões de Contabilidade Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – Siafi, NÃO tem como um de seus objetivos permitir

  • a.

    o controle das transferências constitucionais negociadas.

  • b.

    o registro contábil dos balancetes dos Estados, Municípios e Distrito Federal.

  • c.

    o acompanhamento financeiro do orçamento em nível analítico.

  • d.

    que a contabilidade pública seja fonte segura e tempestiva de informações dos Estado e Municípios a cada uma das suas operações realizadas.

  • e.

    o acompanhamento físico do orçamento em nível analítico.

A diferença positiva entre a receita corrente e a despesa corrente, apurada na demonstração do balanceamento das receitas e despesas por categoria econômica contida no anexo 1, da Lei no 4.320/64, quando esse anexo acompanha a proposta orçamentária de uma entidade governamental, indica

  • A.

    capacidade orçamentária de cobrir investimentos.

  • B.

    capacidade de obter superávit financeiro.

  • C.

    tendência para obter superávit de previsão.

  • D.

    tendência para obter déficits de resultado patrimonial.

  • E.

    condição para o endividamento.

Relativamente à classificação da despesa orçamentária por natureza, constitui a síntese racional da discriminação mínima exigida para o orçamento, pela Lei no 4.320/64,

  • A.

    a categoria econômica.

  • B.

    o grupo.

  • C.

    o elemento.

  • D.

    a classificação institucional.

  • E.

    o subelemento.

A Constituição Federal de 1967 estabelecia, como exceção ao princípio orçamentário da exclusividade, a possibilidade de constar a "aplicação do saldo e o modo de cobrir o déficit". A Constituição de 1988 inovou, estabelecendo que esse saldo do orçamento poderia ser utilizado mediante créditos especiais ou suplementares com prévia e específica autorização legislativa. Isso significa que, no caso específico de créditos suplementares, a utilização desse saldo do orçamento NÃO pode ocorrer pela autorização

  • A.

    que decorra de lei originária de medida provisória.

  • B.

    que decorra de lei não complementar.

  • C.

    que decorra de lei ordinária.

  • D.

    que decorra de decreto legislativo.

  • E.

    permitida, usualmente, na Lei do Orçamento.

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