Questões de Contabilidade Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Considere as seguintes hipóteses:

I. Alterar dotação solicitada para despesa de custeio com proposta inexata.

II. Conceder dotação para o início de obra cujo projeto não esteja aprovado pelos órgãos competentes.

III. Conceder dotação para instalação ou funcionamento de serviço que não esteja anteriormente criado.

IV. Conceder dotação superior aos quantitativos previamente fixados em resolução do Poder Legislativo para concessão de auxílios e subvenções.

Dessas hipóteses, pode ser objeto de emenda ao projeto da lei do orçamento o que consta APENAS em

  • A. II.
  • B. I.
  • C. III e IV.
  • D. I e II.
  • E. III.

Considere os dados extraídos do Balanço Orçamentário de uma entidade pública referente ao exercício financeiro de 2014:

− Despesas Empenhadas: R$ 795.000,00

− Despesas Liquidadas: R$ 782.000,00

− Despesas Pagas: R$ 773.000,00

Um fornecedor de caixas de papelão entregou à entidade pública, em janeiro de 2015, dentro do prazo acordado com o gestor público, mercadorias no valor de R$ 1.400,00, cujo empenho foi anulado no encerramento do exercício de 2014. Com base nessas informações, em 2014, o valor inscrito em restos a pagar processados foi, em reais,

  • A. 9.000,00.
  • B. 10.400,00.
  • C. 13.000,00.
  • D. 14.400,00.
  • E. 22.000,00.

As despesas correntes realizadas totalizam, em reais,

  • A. 170.000,00.
  • B. 120.000,00.
  • C. 150.000,00.
  • D. 205.000,00.
  • E. 145.000,00.

No terceiro trimestre de 2015, determinado ente público empenhou despesas no valor de R$ 19.780.150,00. Do total empenhado, 65% referem-se a despesas não efetivas. São consideradas despesas não efetivas, entre outras, aquelas decorrentes de

  • A. contratação por tempo determinado.
  • B. amortização da dívida fundada interna.
  • C. cobrança da dívida ativa.
  • D. indenizações e restituições trabalhistas.
  • E. juros sobre a dívida por contrato.

Ao elaborar o edital de licitação, o contador verificou que na Lei Orçamentária, para o exercício de 2015, não constou a dotação orçamentária específica destinada a realização de tais despesas. Neste caso, deve ser aberto crédito adicional

  • A. suplementar.
  • B. de remanejamento de dotação.
  • C. emergencial.
  • D. de realocação de dotação.
  • E. especial.

O total das receitas patrimoniais arrecadadas foi de, em reais,

  • A. 430.000,00.
  • B. 400.000,00.
  • C. 280.000,00.
  • D. 230.000,00.
  • E. 415.000,00.

No primeiro de semestre de 2015, o Estado do Rio Negro arrecadou receitas de impostos no valor de R$ 3.780.000,00. Com relação as etapas da receita orçamentária, a etapa da “Execução” da receita, se dá nos seguintes estágios:

  • A. lançamento, arrecadação, destinação dos recursos.
  • B. arrecadação, destinação dos recursos, contabilização.
  • C. previsão, arrecadação, recolhimento.
  • D. previsão, arrecadação, contabilização.
  • E. lançamento, arrecadação, recolhimento.

As autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento são denominadas créditos adicionais e terão vigência adstrita ao exercício financeiro em que foram abertos, salvo expressa disposição legal em contrário, quanto aos

  • A. extraordinários e suplementares.
  • B. extraordinários e especiais.
  • C. suplementares, extraordinários e especiais.
  • D. suplementares e especiais.
  • E. suplementares.

As receitas correntes arrecadadas, no exercício de 2014, somam, em reais,

  • A. 1.425.000,00.
  • B. 1.490.000,00.
  • C. 1.410.000,00.
  • D. 1.380.000,00.
  • E. 1.605.000,00.

Entre outras operações, classificam-se como ingressos extraorçamentários:

  • A. os pagamentos de restos a pagar.
  • B. os recebimentos, no exercício financeiro, de aluguéis vencidos no exercício anterior.
  • C. o recebimento de juros e as multas sobre impostos pagos com atraso.
  • D. as operações de crédito por antecipação de receita orçamentária.
  • E. as devoluções de depósitos de caução.
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