Questões de Contabilidade Pública da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Necessitando abrir crédito suplementar ao final do exercício, um ente encontrava-se diante da seguinte situação: 

excesso de arrecadação: R$ 250.000,00; 

 - a despesa realizada atingira a despesa fixada; 

- seriam anuladas dotações de R$ 180.000,00; 

- em agosto, foram reabertos créditos especiais de R$ 120.000,00; 

- o superavit financeiro, no balanço patrimonial do exercício anterior, fora de R$ 55.000,00.

Com base nesses dados, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Não poderá ser reaberto o crédito especial.

  • B.

    Poderá ser aberto crédito suplementar de até R$ 365.000,00.

  • C.

    O crédito a ser aberto é de R$ 485.000,00.

  • D.

    A operação não poderá ser realizada, em virtude de a despesa realizada já ter atingido a despesa fixada.

  • E.

    Poderá ser aberto crédito especial de até R$ 430.000,00.

Os créditos orçamentários são autorizados para a realização de despesas. Para novas autorizações, poderão ser abertos créditos adicionais. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A falta de previsão para a realização de uma despesa que se tornou urgente é a condição suficiente para a abertura de créditos extraordinários.

  • B.

    Qualquer uma das casas do Congresso Nacional, diante da constatação de insuficiência das dotações para determinado programa, deve iniciar o processo legislativo de apresentação do respectivo projeto de lei.

  • C.

    O Poder Executivo pode abrir créditos especiais até o limite estabelecido na própria lei orçamentária.

  • D.

    À medida que se aperfeiçoa o processo de planejamento e que seus resultados são expressos em programas, os créditos especiais tendem a desaparecer.

  • E.

    Os créditos extraordinários utilizados parcialmente poderão ser convertidos nos outros tipos de créditos.

O programa com o objetivo de propiciar aos funcionários e servidores públicos civis e militares participação na receita dos órgãos e entidades integrantes da administração pública direta e indireta, nos âmbitos federal, estadual e municipal e das fundações é o

  • A.

    PIS.

  • B.

    PASEP.

  • C.

    COFINS.

  • D.

    IRPF.

  • E.

    IRPJ.

Com relação à sistemática de registro e evidenciação contábil na Contabilidade Pública, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A contabilidade aplicada ao setor público estrutura-se no subsistema de informações orçamentário, no financeiro e no patrimonial, que possibilitam o registro de todos os atos e fatos que tenham reflexos presentes ou futuros no patrimônio da entidade.

  • B.

    As mutações patrimoniais decorrem de fatos modificativos e dividem-se em ativas, quando decorrentes de aumentos de ativos ou de diminuições de passivos, ou passivas, quando decorrentes de aumentos de passivos ou diminuições de ativos.

  • C.

    Os efeitos no patrimônio decorrentes das transações intragovernamentais devem ser excluídos das demonstrações conjuntas.

  • D.

    As superveniências ativas, por decorrerem de fenômenos permutativos, não geram alterações na situação líquida patrimonial do ente.

  • E.

    O subsistema orçamentário corresponde àquele que registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

Devem utilizar a contabilidade pública em seus registros e controles os(as)

  • A.

    fundações privadas de direito privado.

  • B.

    consórcios públicos constituídos como pessoas jurídicas de direito privado.

  • C.

    sociedades anônimas com participação minoritária do poder público.

  • D.

    entidades de fins não-lucrativos.

  • E.

    instituições enquadradas como de interesse público.

Um órgão público cancelou uma dívida ativa no valor de R$ 45.000,00. Assinale a alternativa que apresenta o lançamento que o contador deverá realizar para a operação.

  • A.

    Débito de Dívida Ativa e Crédito Disponível a crédito de Decréscimo Patrimonial.

  • B.

    Débito de Dívida Ativa a crédito de Decréscimo Patrimonial.

  • C.

    Débito de Decréscimo Patrimonial – Dívida Ativa a crédito de Dívida Ativa (Direito).

  • D.

    Débito de Dívida Ativa (Obrigação) a crédito de Decréscimo Patrimonial.

  • E.

    Débito de Dívida Ativa (Obrigação) a crédito de Decréscimo Patrimonial (Obrigação).

De acordo com a classificação da receita da União, a contribuição para o salário-educação é considerada receita

  • A.

    tributária.

  • B.

    de transferência.

  • C.

    de impostos.

  • D.

    da Seguridade Social.

  • E.

    de contribuições.

O indicador que tem o objetivo de medir a estrutura de financiamento de uma empresa, representando o reflexo das políticas de alavancagem financeira é o índice de

  • A.

    liquidez seca.

  • B.

    liquidez geral.

  • C.

    liquidez imediata.

  • D.

    rentabilidade do capital de terceiros.

  • E.

    endividamento.

Recebe(m) o tratamento de receita extraorçamentária

  • A.

    a caução efetuada por contratado e revertida para o patrimônio público.

  • B.

    os depósitos judiciais apropriados para a realização de despesas.

  • C.

    o excesso de arrecadação incorporado ao orçamento por meio de crédito especial.

  • D.

    a despesa empenhada e não paga no balanço financeiro.

  • E.

    as consignações devolvidas ao servidor por falta de renovação do contrato com a empresa beneficiada.

Na descentralização de créditos, o registro contábil correspondente a essa transferência, entre órgãos sob diferentes jurisdições ou supervisões, na unidade gestora recebedora, é

  • A.

    D – créditos recebidos

    C – crédito disponível

  • B.

    D – crédito disponível

    C – provisão concedida

  • C.

    D – créditos disponíveis

    C – destaque recebido

  • D.

    D – crédito disponível

    C – créditos transferidos

  • E.

    D – provisão recebida

    C – créditos disponíveis

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