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O campo de aplicação da Contabilidade pública tem como objetivo, basicamente, o estudo da gestão pública. Nos itens seguintes, quais esferas pertencem à Contabilidade pública?
I Federal
II Municipal
III Estadual
IV - Privado
Com relação ao orçamento público e processo orçamentário brasileiro, considere as seguintes afirmações:
I- O processo orçamentário compreende as fases de elaboração e execução das leis orçamentárias Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).
II- O Orçamento Geral de cada ente estatal é constituído de três peças em sua composição: o Orçamento Fiscal, o Orçamento da Previdência Social e o Orçamento de Financiamento para empresas públicas.
III- O ciclo orçamentário é a sequência de fases ou etapas que deve ser cumprida como parte do processo orçamentário. O início desse ciclo se dá com a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que é de iniciativa do Poder Legislativo.
IV- O ciclo orçamentário é composto basicamente de três fases, são elas: formulação do planejamento plurianual, pelo Legislativo; apreciação, adequação e autorização legislativa; execução dos orçamentos aprovados.
Com base nas afirmações supramencionadas, assinale a alternativa que as julgam corretamente.
Estágios, despesa orçamentária, desde a edição do Código de Contabilidade Pública, em 08 de novembro de 1922, determinou que toda despesa do Estado, deverá passar por três estágios, que são eles:
Empenho, liquidação e pagamento.
Previsão, empenho e pagamento.
Liquidação, pagamento e empenho.
Previsão, arrecadação, e recolhimento.
Recolhimento, pagamento e previsão.
Créditos Adicionais, são valores que se adicionam ou acrescem ao orçamento, quer como reforço de dotações existentes, quer como dotações destinadas a cobertura de encargos provenientes, da criaçãode novos serviços, ou, ainda, para atender à despesas imprevisíveis e urgentes. Os créditos adicionais classificamse em:
Créditos suplementares, créditos especiais e crédito extraordinário.
Crédito extraordinário, crédito financeiro, crédito legislativo.
Créditos suplementares, crédito de vigência, crédito antecipado.
Créditos especiais, créditos suplantares, crédito financeiro.
Crédito antecipado, crédito extraordinário, crédito legislativo.
A Dívida Flutuante, também chamada Administrativa ou não consolidada, é aquela que o Tesouro contrai por um breve ou indeterminado período de tempo, quer para atender a eventuais insuficiências de caixa, quer como administrador dos bens e valores de terceiros. Sob o aspecto legal, a dívida flutuante, compreende a:
Compromissos de exigibilidade superior a 12 meses.
Compromissos de exigibilidade inferior a 12 meses.
Restos a pagar, excluídos os serviços da dívida, os serviços da dívida a pagar, os depósitos de tesouraria.
Compromissos de exigibilidade igual a 18 meses.
Compromissos de exigibilidade inferior a 18 meses.
O Artigo 105 O Balanço Patrimonial demonstrará: o Ativo Financeiro, o Ativo Permanente, o Passivo Financeiro, o Passivo Permanente, Saldo Patrimonial, e as Contas de Compensação Compreenderá os compromissos exigíveis cujo pagamento independa de autorização orçamentária, referese a qual parágrafo desse Artigo?
§ 1° (primeiro).
§ 2°(segundo).
§ 3° (terceiro).
§ 4° (quarto).
§ 5° (quinto).
Regimes são aqueles princípios considerados de profunda validade. Na entidade pública, para registro das transações e visando à apuração dos resultados gerais, devem ser observados, por imposição de lei:
O regime de competência ou de confrontação entre despesas incorridas no período e a correspondente geração das receitas.
De competência para as receitas geradas e de caixa para as despesas efetivamente pagas.
O regime de competência entre receitas incorridas no período e a correspondente geração das despesas.
De caixa para as receitas efetivamente recebidas e competência para as despesas líquidas no exercício.
O regime de caixa para as receitas arrecadadas e de competência para as despesas legalmente empenhadas.
Contabilidade Pública é um ramo dos ramos mais complexos da ciência contábil e tem por objetivos captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações orçamentária, financeiras e patrimoniais das entidades de direito público interno, ou seja, União, Estado, Distrito Federal e Município e respectivas autarquias, através de metodologias especialmente concebidas para tal, que se utiliza de contas escrituradas nos seguintes sistemas:
Sistema executivo, sistema de compensação e sistema legislativo
Sistema de compensação, sistema de competência, sistema financeiro.
Sistema estimativo e global.
Sistema orçamentário, sistema financeiro, sistema patrimonial e sistema de compensação.
Sistema estimativo e normal.
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