Questões de Contabilidade Pública da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)

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Os estágios da despesa pública são:

  • A.

    empenho, autorização e pagamento;

  • B.

    empenho, liquidação e pagamento;

  • C.

    empenho, liquidação e financiamento;

  • D.

    liquidação, parcelamento e pagamento;

  • E.

    empenho, pagamento e adiantamento.

As disponibilidades apresentadas no Balanço Patrimonial das entidades do setor público representam:

  • A.

    fluxo de benefícios futuros.

  • B.

    bem intangível.

  • C.

    bem onerado.

  • D.

    bem permanente.

  • E.

    fluxo de benefícios presente.

A demonstração contábil que deve evidenciar as receitas e as despesas orçamentárias por categoria econômica, confrontar o orçamento inicial e as suas alterações com a execução é:

  • A.

    o balanço orçamentário.

  • B.

    o balanço financeiro.

  • C.

    o balanço patrimonial.

  • D.

    a demonstração das variações patrimoniais.

  • E.

    o fluxo de caixa orçamentário.

Todos os esforços para movimentar e gerir recursos e patrimônio destinados a resolver problemas ou criar condições de promoção social são considerados um(a):

  • A.

    projeto e ação de fim ideal.

  • B.

    programa.

  • C.

    ação.

  • D.

    atividade.

  • E.

    função.

Assinale a alternativa que contém a definição a ser considerada na elaboração do fluxo de caixa das operações.

  • A.

    Inclui os recursos relacionados à aquisição e à alienação de ativo não-circulante, bem como recebimentos em dinheiro por liquidação de adiantamentos ou amortização de empréstimos concedidos e outras operações da mesma natureza.

  • B.

    Inclui os recursos relacionados à captação e à amortização de empréstimos e financiamentos.

  • C.

    Inclui os recursos relacionados à aquisição e à alienação de ativo circulante, bem como recursos relacionados à captação e à amortização de empréstimos e financiamentos.

  • D.

    Compreende os ingressos, inclusive decorrentes de receitas originárias e derivadas, e os desembolsos relacionados com a ação pública e os demais fluxos que não se qualificam como de investimento ou financiamento.

  • E.

    Compreende os ingressos, exceto os decorrentes de receitas originárias e derivadas, e os desembolsos relacionados com a ação pública e os demais fluxos que não se qualificam como de investimento ou financiamento.

A expressão contida na Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público que deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias à tomada de decisões, à prestação de contas e à instrumentalização do controle social é considerada como:

  • A.

    conceito.

  • B.

    objeto.

  • C.

    finalidade.

  • D.

    função social.

  • E.

    objetivos.

Os passivos, quando corresponderem a valores exigíveis até o término do exercício seguinte ou corresponderem a valores de terceiros ou retenções em nome deles, quando a entidade do setor público for a fiel depositária, independentemente do prazo de exigibilidade, devem, de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, ser classificados no passivo, no grupo:

  • A.

    exigível a longo prazo.

  • B.

    não-circulante.

  • C.

    resultados de exercícios futuros.

  • D.

    exigível a curto prazo.

  • E.

    circulante.

A diferença a maior entre a execução da Receita e da Despesa Orçamentária é denominada de:

  • A.

    superávit de previsão.

  • B.

    déficit de previsão.

  • C.

    superávit de execução.

  • D.

    déficit de execução.

  • E.

    superávit de arrecadação.

O valor que seria desembolsado na alternativa desprezada de menor valor entre aquelas consideradas possíveis para a execução da ação pública corresponde ao conceito de:

  • A.

    receita econômica.

  • B.

    custo de oportunidade.

  • C.

    receita efetiva.

  • D.

    custo dos produtos e serviços.

  • E.

    custo de execução.

Os orçamentos da União, dos estados e dos municípios são aprovados:

  • A.

    pelos respectivos Tribunais de Contas;

  • B.

    pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal;

  • C.

    pelos respectivos Poderes Executivos;

  • D.

    pelo Congresso Nacional;

  • E.

    pelo Congresso Nacional, pelas Assembléias Legislativas e pelas Câmaras Municipais, respectivamente.

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