Lista completa de Questões de Contabilidade Pública da SELETRIX Concursos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Lei 4.320-64 define a constituição da unidade orçamentária como um agrupamento de serviços subordinados ao mesmo órgão ou repartição a que serão consignadas dotações próprias e em casos excepcionais:
Serão consignadas dotações a unidades administrativas subordinadas ao mesmo órgão.
Serão efetuadas dotações a unidades orçamentárias não subordinadas a repartição administrativa.
Serão consignadas dotações a órgãos auxiliares subordinados a unidade orçamentária.
Serão efetuadas dotações a unidades administrativas não subordinadas ao mesmo órgão.
A Despesa Pública classifica-se em dois grandes grupos: Despesa Orçamentária e Despesa Extra-Orçamentária. E a classificação da despesa segundo a sua natureza, compõe-se de:
Despesa Corrente e de Capital.
Categoria Econômica; Grupo de Natureza da Despesa; Elemento de Despesa.
Funcional-Programática; Elemento de Despesa.
Complementar e Extraordinária.
Os Estágios da Despesa são: Fixação, Empenho, Liquidação e Pagamento. Empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. (art. 58. Lei 4320-64) Existem três modalidades de empenho:
Ordinário; Por Estimativa; e Global.
Subempenho; Nota de Empenho; e por Estimativa.
Normal, Subempenho e por Estimativa.
Normal, por Nota de Empenho e Global.
Observe o Balanço Orçamentário Abaixo:
Podemos afirmar que:
resultado orçamentário do exercício foi deficitário em $4.000,00.
resultado orçamentário do exercício foi superavitário em $4.000,00.
O resultado orçamentário do exercício foi superavitário em $1.000,00.
O resultado orçamentário do exercício foi deficitário em $5.000,00.
Os Estágios da Receita Pública são as etapas baseadas nas ações desenvolvidas e percorridas pelos órgãos e repartições encarregados de executá-las. A Receita percorrerá três estágios: Previsão, Lançamento e Arrecadação e Recolhimento. São objetos de lançamento:
I Os Impostos Diretos e outras receitas com vencimento determinado em leis especiais, regulamentos ou contratos, mediante relação nominal do contribuinte;
II Os aluguéis, arrendamento, foros e quaisquer outras prestações periódicas, relativas a bens patrimoniais do Governo, mediante relação organizada à vista dos respectivos contratos, títulos ou da própria escrituração, que deverá ser remetida aos agentes encarregados para proceder à cobrança;
III Os serviços industriais do Governo, a débito de outras administrações ou de terceiros, cuja importância não tenha sido imediatamente arrecada após a prestação dos mesmos serviços;
IV Todas as outras rendas, taxas ou proventos que decorram de direitos preexistentes do Governo contra terceiros ou que possam originar-se de direito novo prescrito em leis, regulamentos ou contratos aprovados ou concluídos no decurso no ano financeiro.
Estão corretas:
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...