Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao balanço patrimonial e à demonstração do resultado do exercício, julgue os itens subsequentes. No balanço patrimonial de uma empresa, as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza não classificáveis no ativo circulante e que não se destinem à manutenção da atividade da empresa deverão ser classificados no ativo realizável a longo prazo, ou no ativo imobilizado, conforme natureza de tais participações e direitos.
Com relação ao balanço patrimonial e à demonstração do resultado do exercício, julgue os itens subsequentes. A empresa deverá constituir provisão para perdas prováveis, como conta redutora do ativo correspondente, quando forem comprovadas perdas permanentes nos investimentos em participações societárias.
Com relação ao balanço patrimonial e à demonstração do resultado do exercício, julgue os itens subsequentes. Os métodos de avaliação das participações societárias são definidos como valor presente, valor de realização e equivalência patrimonial.
Analisando a estrutura conceitual para elaboração e apresentação das demonstrações contábeis, marque o item INCORRETO:
As demonstrações contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade. O objetivo das demonstrações contábeis é o de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas. Estão entre as demonstrações contábeis oficiais, EXCETO:
Variações Patrimoniais são todas as alterações sofridas pelo patrimônio na sua composição qualitativa e/ou quantitativa em virtude de atos praticados pela administração ou fatos vinculados às atividades da entidade ou, ainda, resultantes de fatos totalmente imprevistos ou fortuitos. Em relação a este assunto, análise os itens a seguir:
I- O Ato Administrativo é uma ação praticada pela administração que não provoca (podendo vir a provocar) alteração qualitativa e/ou quantitativa no patrimônio da entidade, portanto, não interessa à contabilidade.
II- O Fato Administrativo é uma ação praticada pela administração que provoca alteração qualitativa e/ou quantitativa no patrimônio da entidade, portanto interessa à contabilidade. III- Os Fatos Contábeis são as ocorrências havidas no patrimônio, trazendo-lhe variações qualitativas e/ou quantitativas. Quase sempre (e não obrigatoriamente) provêm de uma ação da gestão.
IV- Todo fato administrativo é um fato contábil. Todo fato contábil é um fato administrativo.
Analisados os itens acima, é CORRETO afirmar que:
Plano de Contas (ou Elenco de Contas) é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registros de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis. Em relação ao Plano de Contas e seus objetivos é INCORRETO afirmar que:
O Método das Partidas Dobradas, ou Método Veneziano, descrito pela primeira vez por Luca Pacioli em 1494 é o sistema padrão usado em empesas e outras organizações para registrar transações financeiras. Sobre o Método, analise os itens a seguir:
I- Parte do pressuposto de que a condição financeira e os resultados das operações de uma empresa ou organização são melhores representadas por diversas variáveis, chamadas contas.
II- Cada transação financeira é registrada na forma de entradas em uma conta, na qual o total de débitos deve ser igual ao total de créditos.
III- Vê-se que a partida dobrada representa um registro patrimonial ou de resultado do período, que representa algo que vai, simultaneamente a outro que vem, portanto, são lançamentos de débito e crédito, ou de haver e dever de igual valor.
IV- Como o patrimônio da entidade (Ativo) pertence às pessoas físicas (dos próprios donos ou de terceiros), representados pelos Patrimônios Líquido e Passivo, respectivamente, os Ativos passam a ser devedores para com estes proprietários, que são os credores desse patrimônio.
Analisado os itens acima, é CORRETO afirmar que:
A elaboração da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) é facultativa e, de acordo com o artigo 186, parágrafo 2º, da Lei das S/A, a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) poderá ser incluída nesta demonstração. A DMPL é uma demonstração mais completa e abrangente, já que evidencia a movimentação de todas as contas do patrimônio líquido durante o exercício social, inclusive a formação e utilização das reservas não derivadas do lucro. As contas que formam o Patrimônio Líquido podem sofrer variações por inúmeros motivos. Utilize (A) para as variações que afetam o Patrimônio Total e (N) para as que não afetam:
( ) Acréscimo pelo lucro ou redução pelo prejuízo líquido do exercício.
( ) Apropriações do lucro líquido do exercício reduzindo a conta Lucros Acumulados para formação de reservas, como Reserva Legal, Reserva de Lucros a Realizar, Reserva para Contingência e outras.
( ) Reversões de reservas patrimoniais para a conta de Lucros ou Prejuízos acumulados.
( ) Acréscimo ou redução por ajuste de exercícios anteriores.
O item que traz a sequência CORRETA é:
Com relação ao balanço patrimonial e à demonstração do resultado do exercício, julgue os itens subsequentes. A demonstração de resultado do exercício (DRE), confronta receitas, custos e despesas, incorridos pela empresa, para apresentar os resultados (lucro ou prejuízo) auferidos em determinado exercício social, os quais são contabilmente transferidos para as contas do patrimônio líquido, o que zera os saldos das contas de origem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...