Lista completa de Questões sobre Controle Externo no Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atualmente, no Brasil, o controle externo das contas públicas exercido pelo sistema de controladaria, com a presença de um Controlador-Geral, é:
Na evolução do controle externo no Brasil, a constitucionalização da competência de julgamento atribuída ao Tribunal de Contas adveio com a Constituição de 1934, que passou, também, a assegurar aos seus membros as mesmas garantias dos:
Controle Externo - CEX - Controle Externo no Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário devem manter, de forma integrada, sistema de controle interno, com a finalidade, entre outras, de apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional. Acerca do papel dos responsáveis pelo controle interno, julgue os itens a seguir.
No apoio ao controle externo, os órgãos integrantes do sistema de controle interno devem realizar auditorias nas contas dos responsáveis sob seu controle, emitindo relatório, certificado de auditoria e parecer.
Quanto às finalidades do controle externo, considere as assertivas:
I. Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.
II. Fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município.
III. Prestar as informações solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comissões, sobre a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspeções realizadas.
Está correto o que se afirma SOMENTE em
Controle Externo - CEX - Controle Externo no Brasil - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Sobre o Controle Externo no Brasil, assinale a opção correta.
Os ministros do TCU devem ser brasileiros natos.
Um Tribunal de Contas Estadual não poderá julgar contas relativas a município, mesmo que este esteja dentro do território de sua Unidade da Federação.
Um determinado município, caso não possua Tribunal de Contas próprio, não poderá criá-lo.
O auditor, ou Ministro-Substituto, do Tribunal de Contas da União é aposentado compulsoriamente aos 75 (setenta e cinco) anos de idade.
Empresas de Economia Mista não se sujeitam à fiscalização do TCU.
O controle exógeno do legislativo é exercido mediante atuação do respectivo Tribunal de Contas que,
quando evidenciar qualquer fato de natureza formal, deve julgar as contas irregulares mesmo que não resulte dano ao erário.
proferindo uma decisão definitiva, terá esta a qualidade de uma sentença judicial, mas com efeito inter partes.
deliberando com soberania e em conformidade com a Constituição, afasta a apreciação do Judiciário.
dentre outras matérias, julga o ato administrativo relacionado a contratos, ajustes, acordos e renúncia de receitas.
ao julgar as contas, atua de forma a apreciar e concluir, implicando também no julgamento do agente público que as determinou.
Controle Externo - CEX - Controle Externo no Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que tange à administração gerencial e às tecnologias a ela relacionadas, julgue os itens subseqüentes.
Cabe ao controle externo auditar a aplicação de recursos públicos em organizações não-governamentais.
Os sistemas de controle externo, próprios para o exercício das funções de fiscalização contábil, financeira e orçamentária, nas áreas federais e estaduais, estão compreendidos na organização estrutural
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...