Lista completa de Questões de Controle Externo - CEX da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O controle externo das contas públicas que tem como objetivo verificar a probidade da administração, a guarda e legal emprego dos dinheiros públicos e o cumprimento da Lei de Orçamento é efetuado previamente, antes de sua aprovação,
pelo Ministério Público Federal ou Estadual, órgão subordinado ao Poder Judiciário.
pela Advocacia Geral da União, órgão subordinado ao Poder Executivo.
pelo Ministério Público Federal ou Estadual, órgão subordinado ao Poder Legislativo.
pelo Tribunal de Contas ou equivalente, órgão subordinado ao Poder Legislativo.
pela Secretaria de Controle Interno do ente público.
Controle Externo - CEX - Regras Constitucionais Sobre Controle Externo - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Sobre o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas é correto afirmar que
a investidura nos cargos de Procurador de Contas far-se-á mediante concurso público de provas ou provas e títulos.
a ele não se aplica o princípio da independência funcional, uma vez que subordinado ao Presidente do Tribunal de Contas.
sua oitiva nos processos é determinada pelo Presidente do Tribunal de Contas.
a proposta para alteração do quadro de Procuradores de Contas cabe à Presidência do Tribunal de Contas.
não há previsão legal do exercício, pelos Procuradores de Contas, de funções delegadas pelo Procurador- Geral.
Considere as afirmativas abaixo.
I. Os tribunais de contas têm natureza colegial e exercem a função de fiscalização/auditoria e a função jurisdicional de julgamento, máxime, da responsabilidade financeira.
II. O Sistema de Controle Externo estruturado e organizado na forma de Tribunais de contas caracterizase por haver um órgão singular, com funções exclusivas de auditoria, com inclinação a privilegiar o controle da boa gestão financeira. Em regra, o controle é exercido concomitante ou sucessivo, estando excluído o controle prévio.
III. O Sistema de Controle Externo estruturado e organizado na forma de Tribunais de contas, adotado no Brasil, não possui função jurisdicional.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
I e II.
II e III.
II.
III.
Sistema de Controle Externo é
um conjunto de atividades, planos, rotinas, métodos e procedimentos interligados, estabelecidos com vistas a assegurar que os objetivos da entidade sejam alcançados de forma confiável, evidenciando eventuais desvios ao longo da gestão.
um plano de organização de todos os métodos e medidas adotadas para salvaguardar ativos, verificar a exatidão e fidelidade dos dados contábeis, desenvolver a eficiência nas operações e estimular o seguimento das políticas executivas prescritas.
uma técnica de revisão contábil, que, por meio do exame de documentos, livros, registros, verifica a fidedignidade das Demonstrações contábeis.
um conjunto de procedimentos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade.
um conjunto de ações de controle desenvolvidas por uma estrutura organizacional, com procedimentos, atividades e recursos próprios, não integrados na estrutura controlada, visando à fiscalização, à verificação e à correção de atos.
A ação desempenhada pelo órgão competente para apurar a responsabilidade de pessoa física, órgão ou entidade que deixarem de prestar contas e das que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte, ou possa resultar dano ao erário devidamente quantificado denomina-se
Quanto às finalidades do controle externo, considere as assertivas:
I. Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.
II. Fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município.
III. Prestar as informações solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comissões, sobre a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspeções realizadas.
Está correto o que se afirma SOMENTE em
O controle exógeno do legislativo é exercido mediante atuação do respectivo Tribunal de Contas que,
quando evidenciar qualquer fato de natureza formal, deve julgar as contas irregulares mesmo que não resulte dano ao erário.
proferindo uma decisão definitiva, terá esta a qualidade de uma sentença judicial, mas com efeito inter partes.
deliberando com soberania e em conformidade com a Constituição, afasta a apreciação do Judiciário.
dentre outras matérias, julga o ato administrativo relacionado a contratos, ajustes, acordos e renúncia de receitas.
ao julgar as contas, atua de forma a apreciar e concluir, implicando também no julgamento do agente público que as determinou.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...