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Caboclinho é uma dança
Isabel Marques lança um desafio para os professores de dança: educar pessoas lesmas, corpos conchas que eventualmente sabem dançar? Ou "educar cidadãos" que se apropriam da dança para fazer alguma diferença no corpo/mundo em que vivemos? Para a autora, a segunda opção pode ser realizada ao usarmos a dança/arte para educar corpos lúdicos, relacionais e críticos. A respeito da proposta de uma educação lúdica, relacional e crítica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A situação educacional lúdica está relacionada à capacidade de criar e transformar, pois brincar abre a possibilidade de desenvolver outro mundo e outro jeito de ser e de viver, de capacitar os corpos a criar suas danças.
( ) A dança é reflexo ou espelho da sociedade e, por isso, pode abrir espaços para que corpos se relacionem consigo mesmos, entre si e com o mundo, reproduzindo as relações estabelecidas em sociedade.
( ) Criticar é a possibilidade de se distanciar e, na dança, é a capacidade de criticar por meio de nossa expressão corporal, o que nos capacita a construir e desconstruir o mundo em que vivemos dançando.
As afirmativas são, respectivamente,
Considerando a linguagem artística Dança, em especial o apreciar e dançar, nos terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Nacionais Curriculares de Arte sugerem como conteúdo a ser desenvolvido nesta temática a seguinte proposição:
Parte da concepção de que a liberdade do corpo era uma maneira não somente de manifestar uma crença, mas, principalmente, de viver este princípio. Para essa personalidade, o corpo, assim como é parte da natureza, é também a expressão natural e espontânea do Homem, a manifestação de sua essência. Qual o nome da personalidade que desafiou o mundo do balé clássico e a sociedade patriarcal?
No processo ensino-aprendizagem do ballet, de acordo com a Escola Russa Vaganova, uma maneira fácil de ensinar o sentido desse movimento é deitar o aluno no chão e orientá-lo a executar, deitado, a 5ª posição de pés. Imaginando-se a perna direita por baixo da esquerda, pedir ao aluno para passar a perna direita por cima da esquerda. Trata-se do movimento denominado
Acerca da dança, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A técnica tradicional da dança se ocupa do domínio dos movimentos individuais, em passos para determinados estilos de dança, com suas próprias formas de movimento.
( ) Para adquirir a destreza própria da dança, o indivíduo deve dominar: energia muscular ou força; velocidade em função do tempo; conhecimento e exploração espacial em sua multiplicidade de direções; conhecer e experimentar as possibilidades de combinações, das formas de movimento.
( ) Ao iniciar o trabalho corporal, o bailarino deve ser conduzido aos aspectos mais importantes, como a intenção dos movimentos, o manejo corporal, a utilização da energia (movimentos mais enérgicos e bruscos são diferentes de movimentos suaves), a localização espacial e as questões sobre a postura.
( ) O principal êxito de Isadora Duncan foi, sem dúvida, haver reanimado uma forma de expressão da dança que poder-se-ia chamar lírica, diferenciando-se das formas primordialmente dramáticas do balé.
A sequência está correta em
Rudolf Laban, através de seus estudos, definiu quatro princípios classificados como qualidades, que serão diferentes a cada modificação do esforço produzido em cada movimento. Assinale-os.
Sobre as características da escola de ballet clássico desenvolvida por George Balanchine, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Vaganova enfatiza a busca da estabilidade como um dos elementos estruturais da dança clássica.
( ) O bailarino de Balanchine dança numa velocidade muito superior ao russo; em compensação, o bailarino formado pelo método Vaganova tem saltos muito mais altos, o que, obviamente, exige um tempo maior de execução.
( ) O port-de-bras deve apresentar um sentido de liberdade que traduza autossuficiência e autoestima. Os braços se cruzam na 3ª posição nos port-de-bras (como se estivesse tirando um pullover) e as mãos devem ter permanente flexibilidade.
( ) Os saltos devem pousar cuidadosamente no chão e, para tanto, passam pela meia ponta. Em todos os movimentos em que o calcanhar tenha saído do chão, ao retornar, ele não deve encostar totalmente no chão.
A sequência está correta em
Por meio do(a) ______________________ torna-se possível identificar, descrever e transformar não somente as características pertinentes ao treinamento corporal para a cena, mas também as tendências de movimento que vinculam-se à personalidade e ao relacionamento com o meio. Essa ideia torna-se mais clara à medida que se observa os fatores do movimento, seus elementos constitutivos, energia, velocidade e qualidade. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
A partir desse tipo de dança, pode-se afirmar que inicia uma gramática coreográfica que não se restringe a um único código, normas e regras de movimento, onde múltiplos fazeres, olhares, escolhas, diálogos e possíveis dramaturgias do corpo podem ser observados. Trata-se de
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