Questões de Dança do ano 2014

Lista completa de Questões de Dança do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Marques (2004) faz um estudo em que apresenta conceitos e fundamentos da Dança na escola e suas diferentes características e denominações. Sem eleger esta ou aquela vertente, considera, na contemporaneidade, como aspecto mais relevante no ensino da Dança:

  • A. a prática educativa tradicional
  • B. o processo centrado no aluno
  • C. o contexto sociopolítico-cultural
  • D. o desenvolvimento de conteúdos
  • E. a transmissão de repertórios

Em 29 de maio de 1913, estreou em Paris o balé A Sagração da Primavera, com música de Igor Stravinsky e coreografia de Vaslav Nijinsky, um marco vanguardista na história da música e da dança modernas, tendo sido retomado por coreógrafos importantes como Maurice Béjart, Pina Bausch e Martha Graham. A alternativa que identifica corretamente uma característica moderna da concepção de música e dança apresentada por Stravinsky e Nijinsky é:

  • A. o dodecafonismo da música de Stravinsky contrastava com a coreografia clássica de Nijinsky, compondo o ambiente de sonho e sensualidade característico de A Sagração da Primavera;
  • B. o código estético do balé, com seus movimentos estilizados, sapatilhas pontiagudas e figurinos esvoaçantes, foi explorado por Nijinsky para compor o enredo do sacrifício ritualístico de A Sagração da Primavera;
  • C. a preeminência da percussão sobre a melodia na música de Stravinsky forneceu a rítmica da criação coreográfica de Nijinsky, onde os bailarinos golpeavam os solos com os pés, explorando os movimentos contorcionistas do corpo;
  • D. a narrativa de A Sagração da Primavera inverte os papeis do balé clássico, ao privilegiar a figura masculina, coreografada para explorar o corpo lateralizado, criando a impressão de uma cena bidimensional;
  • E. Stravinsky consolida o cânone musical da correção rítmica e harmônica, aplicando-o aos procedimentos evolutivos típicos dos temas folclóricos russos.

Desenvolveu, ao lado de John Cage, a “coreografia por sorteio”, uma técnica na qual movimentos isolados ganhavam sequência, de tal modo que o movimento era esvaziado tanto quanto possível de qualquer narrativa e implicação emocional. O mesmo se passava com a música de Cage, com seus registros de sons, livres de juízo sobre o que era ou não “musical”. Desconectava-se, assim, a música da dança, de modo a priorizar o movimento e fazer da dança o objeto principal da coreografia.

O trecho acima caracteriza uma importante proposta coreográfica do século XX concebida por:

  • A. Merce Cunningham;
  • B. Martha Graham;
  • C. Twyla Tharp;
  • D. George Balanchine;
  • E. Isadora Duncan.

  • A. postura ereta, rotação en dehors, harmonia e simetria do movimento do bailarino que flui no espaço;
  • B. independência entre o movimento corporal e o espaço cenográfico, que pode ser apreciado de forma autônoma;
  • C. caráter decorativo do espaço cenográfico, cujas dimensões e objetos ambientam a expressão corporal da dança;
  • D. integração entre o espaço e a narrativa dramática da dança, interligados pela composição coreográfica;
  • E. palco considerado como espaço cênico que, de modo ilusionista, recria o lugar da ação narrativa.

  • A. auto popular, de cunho religioso, que remonta ao teatro medieval;
  • B. a descrição andradina mostra o desprezo do autor pelos fatos do folclore nacional;
  • C. o aspecto central desses folguedos era a encenação dramática do tema mítico da morte e ressurreição do boi;
  • D. o acento romântico da descrição enfatiza a nostalgia pela perda dos valores aristocráticos do catolicismo;
  • E. ritual aleatório, sem que seu desenrolar obedeça a um enredo determinado, com começo, meio e fim.

“De acordo com a escola de Ballet Russa Vaganova, movimentos como _______________ e _______________ são frequentemente traduzidos pelo professor nas aulas como ‘para frente’ (en avant) ou ‘para trás’ (en arrière).” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. dessus / dessous
  • B. allegro / tours lents
  • C. tours lents / dessus
  • D. developpés / allegro
  • E. dessous / developpés

As duas falhas muito comuns na postura dos bailarinos são: projetar, ao mesmo tempo, o peito e a linha da cintura para frente; e, arredondar as costas ao tentar contrair o diafragma. Tais falhas, muitas vezes, associam-se à deficiência de

  • A. força.
  • B. velocidade.
  • C. flexibilidade.
  • D. coordenação.
  • E. aptidão coreográfica.

“Uma análise da dança __________________ requer compreender o contexto no qual a dança existe e está inserida, a capacidade de articular um pensamento do contexto, o pensamento dos corpos dançantes e sua complexidade. Esse modo de organização do corpo, do pensamento que dança e da construção coreográfica surge da necessidade de revelar e refletir o estado do mundo atual.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A. mítica
  • B. clássica
  • C. folclórica
  • D. regionalista
  • E. contemporânea

Parte da concepção de que a liberdade do corpo era uma maneira não somente de manifestar uma crença, mas, principalmente, de viver este princípio. Para essa personalidade, o corpo, assim como é parte da natureza, é também a expressão natural e espontânea do Homem, a manifestação de sua essência. Qual o nome da personalidade que desafiou o mundo do balé clássico e a sociedade patriarcal?

  • A. Lian Gong.
  • B. Sally Banes.
  • C. Rudolf Laban.
  • D. Steve Paxton.
  • E. Isadora Duncan.

“No processo ensino-aprendizagem do ballet, de acordo com a Escola Russa Vaganova, uma maneira fácil de ensinar o sentido desse movimento é deitar o aluno no chão e orientá-lo a executar, deitado, a 5ª posição de pés. Imaginando-se a perna direita por baixo da esquerda, pedir ao aluno para passar a perna direita por cima da esquerda.” Trata-se do movimento denominado

  • A. adágio.
  • B. dessus.
  • C. tours lents.
  • D. developpés.
  • E. sur le cou-de-pied de pés.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...