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Isabel Marques lança um desafio para os professores de dança: educar pessoas lesmas, corpos conchas que eventualmente sabem dançar? Ou "educar cidadãos" que se apropriam da dança para fazer alguma diferença no corpo/mundo em que vivemos? Para a autora, a segunda opção pode ser realizada ao usarmos a dança/arte para educar corpos lúdicos, relacionais e críticos. A respeito da proposta de uma educação lúdica, relacional e crítica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A situação educacional lúdica está relacionada à capacidade de criar e transformar, pois brincar abre a possibilidade de desenvolver outro mundo e outro jeito de ser e de viver, de capacitar os corpos a criar suas danças.
( ) A dança é reflexo ou espelho da sociedade e, por isso, pode abrir espaços para que corpos se relacionem consigo mesmos, entre si e com o mundo, reproduzindo as relações estabelecidas em sociedade.
( ) Criticar é a possibilidade de se distanciar e, na dança, é a capacidade de criticar por meio de nossa expressão corporal, o que nos capacita a construir e desconstruir o mundo em que vivemos dançando.
As afirmativas são, respectivamente,
Em 29 de maio de 1913, estreou em Paris o balé A Sagração da Primavera, com música de Igor Stravinsky e coreografia de Vaslav Nijinsky, um marco vanguardista na história da música e da dança modernas, tendo sido retomado por coreógrafos importantes como Maurice Béjart, Pina Bausch e Martha Graham. A alternativa que identifica corretamente uma característica moderna da concepção de música e dança apresentada por Stravinsky e Nijinsky é:
Desenvolveu, ao lado de John Cage, a coreografia por sorteio, uma técnica na qual movimentos isolados ganhavam sequência, de tal modo que o movimento era esvaziado tanto quanto possível de qualquer narrativa e implicação emocional. O mesmo se passava com a música de Cage, com seus registros de sons, livres de juízo sobre o que era ou não musical. Desconectava-se, assim, a música da dança, de modo a priorizar o movimento e fazer da dança o objeto principal da coreografia.
O trecho acima caracteriza uma importante proposta coreográfica do século XX concebida por:{TITLE}
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