Lista completa de Questões de Dança da Instituto Federal Brasilia (IFB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à improvisação, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Ao improvisar, o(a) dançarino(a) se envolve completamente, vivendo o aqui e o agora numa ação que muitas vezes é, simultaneamente, o criar e o apresentar.
( ) Momentos de inspiração como insight, que atuam internamente no(a) dançarino(a) durante uma improvisação, servem como uma voz direcionando a ação.
( ) O medo do erro ou do fracasso, devido à ausência de coreografia estabelecida, pode bloquear o(a) dançarino(a), com uma sensação de caminhar rumo ao desconhecido.
( ) Em montagens coreográficas, dançarinos(as) são chamados(as) a improvisar, pois esta é a fase inicial do processo coreográfico.
( ) O ato de improvisar e estimular a criatividade oferece liberdade, mas deve ser submetido a limites, adaptação e controle para que o(a) artista possa se desenvolver.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
Existe hoje uma tendência em contextualizar e ampliar os processos de educação em dança. Qual das alternativas abaixo descreve CORRETAMENTE o t ripé q ue s erve d e b ase p ara a proposta metodológica da Dança no Contexto, da estudiosa Isabel Marques?
Rotular e definir a dança de espetáculo torna-se cada vez mais difícil, devido ao processo de hibridez que vem acontecendo nesse campo e nas artes cênicas de um modo geral. Com relação a isso, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A dança contemporânea é sempre, e fundamentalmente, apresentada com dramatização teatral.
( ) Performance e performance art vêm acontecendo no Brasil aproximadamente desde a década de 1960, promovendo uma fusão de linguagens artísticas.
( ) Performance é um termo que refere-se à expressão cênica, presente em todas as formas de arte.
( ) Com a dança expressionista alemã, vemos a ruptura de binários como dança/teatro, corpo/ mente e movimento/texto.
( ) A dança contemporânea é abrangente, incluindo dança-teatro, técnicas de artistas específicos, improvisações estruturadas, instalações e outras linhas estéticas.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
Danças populares tradicionais brasileiras são de enorme significado e valor cultural, possuindo também um inerente potencial artístico e sendo frequentemente apresentadas na forma de espetáculo. Filosoficamente falando, qual aspecto relacionado ao movimento/gesto coreográfos procuram trabalhar, ou desenvolver, nessas danças quando elas se tornam arte/espetáculo?
Dentre os fatores/qualidades dinâmicas do movimento, no Sistema Laban, encontra-se o fator peso, variando de leve a forte. Apesar de ser uma tendência entre educadores, deve-se evitar o termo pesado quando se ensina a variação da qualidade dinâmica forte do fator peso. Assinale a alternativa abaixo que explica CORRETAMENTE o porque dessa afirmativa.
O conjunto de exercícios que inclui elevação da coxa, transferência frontal da pélvis, transferência lateral da pélvis, metade do corpo, queda do joelho e círculo do braço possui uma denominação específica nos Fundamentos Corporais Bartenieff. Assinale a alternativa abaixo que contém o nome CORRETO desse conjunto de exercícios.
Temos no Brasil uma artista, educadora e pesquisadora cujo reconhecido, e abrangente, trabalho de pesquisa metodológica na área do ensino da dança é pioneiro no Brasil, sistematizando estudos desenvolvidos durante quatorze anos e tendo como principal teórico Rudolf Laban. Assinale a alternativa CORRETA, que contém o nome dessa estudiosa.
No processo de montagem coreográfica em dança contemporânea, a interligação do tema com a noção de gênero requer atenção por vários motivos, porém um deles é predominante na sociedade ocidental atual. Assinale a alternativa CORRETA dentre as opções abaixo.
Dentre as várias formas cristalinas (formas dos cristais), Laban optou por cinco figuras geométricas para elaborar princípios do movimento do corpo no espaço, os quais possuem potencial criativo para coreografia. Uma dessas cinco formas leva à exploração de movimentos enfatizando fundamentalmente a qualidade de desequilíbrio. Assinale a alternativa CORRETA dentre as opções abaixo.
Ao traçarmos os caminhos das danças dramáticas populares no Brasil, encontramos entre elas o congo. O desenvolvimento dessa manifestação revela negociações e experiências comple-xas em vários campos da nossa história, mas principalmente nos âmbitos ____________________. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna da frase acima.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...