Questões de Desenho Industrial do ano 2006

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No PageMaker o comando do "Kerning" se destina a:

  • A.

    fazer o ajuste fino do espaçamento de caracteres;

  • B.

    determinar a altura da letra;

  • C.

    alterar a densidade ou abertura visual do tipo na página;

  • D.

    promover o alinhamento do texto ao redor de uma figura;

  • E.

    controlar a hifenização.

O comando "Importar" é o principal método de importação de elementos para um documento gerado pelo PageMaker. Quando esse programa importa um texto ou elemento gráfico, é estabelecido um vínculo com o arquivo de origem; esse vínculo possibilita atualizar a versão do documento que está na publicação e minimizar o seu tamanho, permitindo o armazenamento de um elemento gráfico importado fora da publicação. As exceções são os arquivos em formato:

  • A.

    JPEG;

  • B.

    TIFF;

  • C.

    PDF;

  • D.

    HTML;

  • E.

    DOC.

O comando "Níveis" do Photoshop permite corrigir:

  • A.

    o intervalo de tons e o equilíbrio de cores de uma imagem, ajustando os níveis de intensidade das sombras, dos tons médios e dos realces da imagem;

  • B.

    o intervalo de tons de uma imagem, ajustando os níveis de intensidade dos tons entre baixos, médios e altos e promovendo o equilíbrio tonal da imagem;

  • C.

    o equilíbrio de cores de uma imagem, ajustando os níveis de cada uma das cores básicas (em CMYK ou RGB) e promovendo o realce da imagem;

  • D.

    o controle da correção dos níveis de cor nas conversões de modo do perfil de registro de cores, em especial nas conversões de RGB para CMYK;

  • E.

    a gama tonal da imagem, ajustando o intervalo de luminosidade entre os diversos tons e permitindo a eliminação de altas sombras e um melhor detalhamento da imagem.

Quando uma parte da imagem gerada pelo Photoshop contiver um plano de fundo transparente ou áreas que devem ficar transparentes, mesmo que o plano de fundo em torno da imagem tenha sido excluído, antes de converter o arquivo em TIFF ou EPS, é necessário:

  • A.

    achatar todas as camadas da imagem no fundo, converter o fundo para camada e só após essa operação excluir o plano de fundo em torno da imagem;

  • B.

    selecionar a área com a ferramenta de laço em cada uma das camadas, eliminar o plano de fundo da imagem em cada uma individualmente até obter a área transparente desejada;

  • C.

    definir a área com um demarcador de corte para que sejam mascarados todos os elementos fora dos seus limites, em todas as camadas da imagem, tornando essas áreas transparentes;

  • D.

    converter o modo de cor do arquivo para multicanal, excluir o plano de fundo em torno da imagem e fazer a exportação para o formato TIFF ou EPS preservando o modo de cor;

  • E.

    tal operação é impossível de ser realizada.

Operadores mais experientes conseguem converter imagens coloridas em imagens em preto e branco com o ajuste do matiz, da saturação e da luminosidade, utilizando o comando "Imagem > Ajustes > Matiz/Saturação". Embora esse comando possa gerar uma imagem em preto e branco, as informações de cores não são perdidas. A outra opção para se realizar a conversão de imagens coloridas para preto e branco é:

  • A.

    Imagem > Ajustes > Corresponder Cor;

  • B.

    Imagem > Modo > Cores Indexadas;

  • C.

    Imagem > Ajustes > Cor Automática;

  • D.

    Imagem > Modo > Bitmap;

  • E.

    Imagem > Modo > Tons de Cinza.

Analise o esquema da impressora abaixo.

  • A.

    mesa alimentadora; mesa de recepção; cilindro de chapa; cilindro de cauchu; cilindro de contrapressão e mesa de margeação.

  • B.

    mesa alimentadora; mesa de margeação; cilindro de chapa; cilindro de cauchu; cilindro de contrapressão e mesa de recepção.

  • C.

    mesa de recepção; mesa de margeação; cilindro de cauchu; cilindro de chapa; cilindro de contrapressão e mesa alimentadora.

  • D.

    mesa alimentadora; mesa de margeação; cilindro de contrapressão; cilindro de cauchu; cilindro de chapa e mesa de recepção.

  • E.

    mesa alimentadora; mesa de margeação; cilindro de chapa; cilindro de contrapressão; cilindro de cauchu e mesa de recepção.

Após algum período de trabalho, os rolos revestidos de moleton ficam sujos com resíduos de tinta. Para lavar os rolos corretamente, é necessário seguir a seguinte seqüência:

  • A.

    esfregar querosene com escova; lavar com água e sabão neutro; raspar o excesso de água com raspadeira de madeira no sentido do pêlo.

  • B.

    esfregar gasolina com escova; esfregar água e detergente; enxaguar e raspar o excesso de água com fio da espátula no sentido do pêlo.

  • C.

    esfregar gasolina com escova; lavar com água e sabão neutro; enxaguar; raspar o excesso de água com raspadeira de madeira no sentido do pêlo.

  • D.

    esfregar thinner com escova; esfregar com água e sabão neutro; enxaguar; raspar o excesso de água com raspadeira de madeira no sentido contrário do pêlo.

  • E.

    esfregar querosene com escova; lavar com água e sabão em pó; enxaguar; raspar o excesso de água com fio da espátula no sentido contrário do pêlo.

Após a impressão de um trabalho, a seqüência operacional correta que o auxiliar judiciário deverá executar para obter uma encadernação de lombada quadrada, sem grampo, com aplicação de hot-melt é:

  • A.

    dobrar, fresar, alcear, aplicar cola, colar capa e refile final.

  • B.

    alcear, dobrar, fresar, colar capa, refile lateral e refile final.

  • C.

    fresar, dobrar, alcear, aplicar cola, aplicar capa e refile final.

  • D.

    dobrar, alcear, fresar, aplicar cola, colar capa e executar refile final.

  • E.

    fresar, alcear, dobrar, aplicar cola, colar dorso, colar capa e refile final.

As chapas de impressão offset apresentam duas características básicas chamadas de zonas hidrófilas ou de contragrafismo e lipófilas ou de grafismo. A função de cada uma, respectivamente, é

  • A.

    reter gordura e reter água.

  • B.

    reter água e reter gordura.

  • C.

    transferir tinta para o papel e manter o cauchu limpo.

  • D.

    aumentar a condição higroscópica do papel e do grafismo.

  • E.

    aumentar a condição lipófila do papel e do contragrafismo.

Na montagem de um caderno com 08 páginas, cujas imagens devem estar rigorosamente centralizadas, o cálculo da medianiz deve ter

  • A.

    o dobro da medida da margem lateral.

  • B.

    a metade da medida da margem lateral.

  • C.

    1/3 da medida da margem lateral.

  • D.

    1/4 da medida da margem lateral.

  • E.

    1/5 da medida da margem lateral.

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