Lista completa de Questões de Desenho Industrial da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo como referência o texto e as figuras A, B e C acima, que mostram, respectivamente, um detalhe da inscrição na coluna de Trajano, o Brasão de Armas da República Federativa do Brasil e um cartaz de lançamento do filme A Madona de Cedro, julgue os próximos itens, relativos às funções fundamentais do design e aos códigos estéticos.
Na figura A, um detalhe da inscrição na famosa Coluna de Trajano, em Roma, a função predominante é a de identificar.Tendo como referência o texto e as figuras A, B e C acima, que mostram, respectivamente, um detalhe da inscrição na coluna de Trajano, o Brasão de Armas da República Federativa do Brasil e um cartaz de lançamento do filme A Madona de Cedro, julgue os próximos itens, relativos às funções fundamentais do design e aos códigos estéticos.
Na figura B, em que se observa o Brasão de Armas da República Federativa do Brasil, a função principal é informar.Tendo como referência o texto e as figuras A, B e C acima, que mostram, respectivamente, um detalhe da inscrição na coluna de Trajano, o Brasão de Armas da República Federativa do Brasil e um cartaz de lançamento do filme A Madona de Cedro, julgue os próximos itens, relativos às funções fundamentais do design e aos códigos estéticos.
O cartaz na figura C, que marca o lançamento de um filme, desempenha principalmente a função persuasiva do design gráfico.Tendo como referência o texto e as figuras A, B e C acima, que mostram, respectivamente, um detalhe da inscrição na coluna de Trajano, o Brasão de Armas da República Federativa do Brasil e um cartaz de lançamento do filme A Madona de Cedro, julgue os próximos itens, relativos às funções fundamentais do design e aos códigos estéticos.
A estética do design decorre da relação entre a forma e a função do produto.As figuras A, B e C acima são reproduções de cartazes de diferentes épocas históricas. O primeiro (figura A) é um cartaz (pôster) do final do século XIX, no período da chamada Belle Époque parisiense, de autoria de Jules Cheret. O surgimento do processo de impressão litográfica promoveu um amplo uso das cores e a impressão em formatos grandes de papel, o que contribuiu para o desenvolvimento de um estilo visual bem peculiar. O segundo cartaz (figura B) é uma peça gráfica de divulgação de um evento cultural de 1924, de autoria de Alexander Rodtchenko, na época da revolução soviética, caracterizada, na área do design gráfico, por grande desenvolvimento tecnológico. O cartaz reproduzido na figura C criado pelo Mouse Studio, de São Francisco (EUA), em 1966 foi usado para promover espetáculos de rock, como parte da cena psicodélica que caracterizou, no mundo ocidental, a cultura pop e a contracultura dos anos 60, época em que os cartazes e a arte gráfica tiveram participação importante na estética e na linguagem.
Considerando as figuras e o tema abordado no texto acima, julgue os itens subsecutivos.
Os artistas e designers soviéticos do início do século XX, que desenvolveram uma estética construtivista, foram pioneiros no uso da fotografia nas artes gráficas.As figuras A, B e C acima são reproduções de cartazes de diferentes épocas históricas. O primeiro (figura A) é um cartaz (pôster) do final do século XIX, no período da chamada Belle Époque parisiense, de autoria de Jules Cheret. O surgimento do processo de impressão litográfica promoveu um amplo uso das cores e a impressão em formatos grandes de papel, o que contribuiu para o desenvolvimento de um estilo visual bem peculiar. O segundo cartaz (figura B) é uma peça gráfica de divulgação de um evento cultural de 1924, de autoria de Alexander Rodtchenko, na época da revolução soviética, caracterizada, na área do design gráfico, por grande desenvolvimento tecnológico. O cartaz reproduzido na figura C criado pelo Mouse Studio, de São Francisco (EUA), em 1966 foi usado para promover espetáculos de rock, como parte da cena psicodélica que caracterizou, no mundo ocidental, a cultura pop e a contracultura dos anos 60, época em que os cartazes e a arte gráfica tiveram participação importante na estética e na linguagem.
Considerando as figuras e o tema abordado no texto acima, julgue os itens subsecutivos.
Na tecnologia litográfica original, cuja matriz é uma pedra calcária, a seleção de cores usada nos cartazes era executada à mão pelo artista/artesão.As figuras A, B e C acima são reproduções de cartazes de diferentes épocas históricas. O primeiro (figura A) é um cartaz (pôster) do final do século XIX, no período da chamada Belle Époque parisiense, de autoria de Jules Cheret. O surgimento do processo de impressão litográfica promoveu um amplo uso das cores e a impressão em formatos grandes de papel, o que contribuiu para o desenvolvimento de um estilo visual bem peculiar. O segundo cartaz (figura B) é uma peça gráfica de divulgação de um evento cultural de 1924, de autoria de Alexander Rodtchenko, na época da revolução soviética, caracterizada, na área do design gráfico, por grande desenvolvimento tecnológico. O cartaz reproduzido na figura C criado pelo Mouse Studio, de São Francisco (EUA), em 1966 foi usado para promover espetáculos de rock, como parte da cena psicodélica que caracterizou, no mundo ocidental, a cultura pop e a contracultura dos anos 60, época em que os cartazes e a arte gráfica tiveram participação importante na estética e na linguagem.
Considerando as figuras e o tema abordado no texto acima, julgue os itens subsecutivos.
Uma das características do design gráfico da contracultura dos anos 60 do século passado é o uso da tipografia com foco na legibilidade.Considerando a necessidade de melhorar a organização da administração pública estadual, o governador da Bahia resolveu criar autarquia para atuar no serviço público de educação e empresa pública para explorar atividade econômica.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Observados os princípios da administração pública, a empresa pública pode ter regime específico de contratos e licitações, sujeitando-se os atos abusivos praticados no âmbito de tais procedimentos licitatórios ao controle por meio de mandado de segurança.Considerando que a aplicação prática do projeto de design de uma publicação é denominada diagramação, julgue os itens que se seguem.
Uma composição assimétrica cria dinamismo e tensão ao fazer uso de designs, cores e espaços contrastantes, sem abrir mão do uso do eixo central.
Julgue os itens a seguir, acerca da marca.
Logotipo é a representação gráfica do nome de uma marca, constituído por um grupo de letras, sigla ou palavra, especialmente desenhadas para personalizar, caracterizar e identificar uma instituição, empresa, grupo, serviço ou produto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...