Questões de Desenho Industrial da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Lista completa de Questões de Desenho Industrial da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Levando em consideração os formatos da série A (relacionados às medidas dos papéis de impressão), assinale a alternativa correspondente à área hachurada da figura.

  • A.

    A1

  • B.

    A2

  • C.

    A3

  • D.

    A4

  • E.

    A5

Sobre as propriedades do papel, é correto afirmar:

  • A.

    A cor do papel não interfere no resultado final da peça gráfica.

  • B.

    Papéis revestidos (coated) tendem a absorver mais tinta.

  • C.

    Quanto maior a gramatura do papel, menor sua espessura e opacidade.

  • D. A espessura do papel expressa a distância medida entre uma face e outra do papel.
  • E.

    Papéis não revestidos (uncoated) tendem a absorver menos tinta.

Relacione abaixo os métodos de impressão com suas respectivas matrizes (fôrmas):

Coluna 1 Métodos de Impressão

1. Tipografia

2. Serigrafia

3. Offset

4. Rotogravura

5. Tampografia

6. Flexografia

Coluna 2 Matrizes

( ) Tela

( ) Borracha

( ) Almofada de silicone

( ) Clichê

( ) Cilindro

( ) Chapa metálica plana

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    2 – 3 – 5 – 4 – 6 – 1

  • B.

    2 – 4 – 5 – 1 – 3 – 6

  • C.

    2 – 6 – 5 – 1 – 4 – 3

  • D.

    4 – 2 – 6 – 5 – 3 – 1

  • E.

    5 – 2 – 6 – 1 – 4 – 3

Analise a figura abaixo:

Assinale a alternativa que corresponde corretamente aos nomes das partes da anatomia tipográfica indicadas na figura.

  • A.

    1. gancho ; 2. serifa ; 3. haste ; 4. barra

  • B.

    1. Haste ; 2. orelha ; 3. barriga ; 4. serifa

  • C.

    1. Haste ; 2. barra ; 3. gancho ; 4. serifa

  • D.

    1. Serifa ; 2. cauda ; 3. haste ; 4. barra

  • E.

    1. Serifa ; 2. orelha ; 3. gancho ; 4. barra

Sobre as características das imagens vetoriais, é correto afirmar:

  • A.

    A imagem vetorial é formada a partir de linhas e curvas definidas por cálculos matemáticos e pode ser ampliada sem perda de qualidade.

  • B.

    A imagem vetorial é composta por uma combinação fixa de pixels mapeada por bits (bitmaps).

  • C.

    A possibilidade de ampliação de uma imagem vetorial é limitada por sua resolução, o que a torna inadequada para a criação de logotipos e símbolos.

  • D.

    A aparência serrilhada (ou pixelada) na visualização e na impressão de uma imagem vetorial é consequência do uso de uma resolução inadequada.

  • E.

    As graduações sutis de sombras e cores, a exemplo da fotografia digital, é uma característica da imagem vetorial.

Qual das alternativas explica de forma correta o que são pictogramas?

  • A.

    Representam, complexamente, um grupo de desenhos de indivíduos realizando alguma ação para grupos pequenos de pessoas.

  • B.

    Representam, complexamente, um grupo de placas de indicação para vias e locais públicos, com significados variados para pessoas com deficiência visual.

  • C.

    Representam, de formas variadas, pessoas, para um limitado grupo de indivíduos com significados variados e complexos sentidos.

  • D.

    Representam, simplificadamente, objetos e/ ou ações, com um mesmo sentido e significado perceptíveis a um grande número de pessoas.

  • E.

    Representam, complexamente, objetos e/ou ações em forma de desenhos com variação de sentido e significados somente para um determinado grupo de pessoas com alguma deficiência física.

Assinale a sequência correta, por ordem cronológica, dos movimentos e estilos que influenciaram o design:

  • A.

    Art Nouveau; Art Déco; Futurismo; Pop Arte; Expressionismo; Construtivismo; Psicodelismo; Pós-moderno.

  • B.

    Art Nouveau; Art Déco; Pós-moderno; Expressionismo; Construtivismo; Futurismo; Psicodelismo; Pop Arte.

  • C.

    Art Nouveau; Expressionismo; Futurismo; Construtivismo; Art Déco; Pop Arte; Psicodelismo; Pós-moderno.

  • D.

    Art Nouveau; Construtivismo, Art Déco; Expressionismo; Futurismo; Psicodelismo; Pós-moderno; Pop Arte.

  • E.

    Expressionismo; Construtivismo; Art Déco; Art Nouveau; Futurismo; Pop Arte; Psicodelismo; Pós-moderno.

Analise o texto abaixo:

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A.

    Bauhaus ; Alemanha ; funcionalismo ; socialistas

  • B.

    Bauhaus ; Inglaterra ; minimalismo ; capitalistas

  • C.

    HfG (Hochschule Für Gestaltung) ; Alemanha ; ornamentalismo ; capitalistas

  • D.

    HfG (Hochschule Für Gestaltung) ; Áustria ; funcionalismo ; modernas

  • E.

    Arts and Crafts ; Inglaterra ; ornamentalismo ; pré-industriais

Dentre os fatores que auxiliaram o desenvolvimento do design gráfico no início do século XX, é correto citar:

  • A.

    A criação do processo de impressão por tipos móveis por Gutenberg, considerado o criador da imprensa.

  • B.

    A invenção do computador gráfico pessoal Macintosh que marcou o início da revolução digital.

  • C.

    O desenvolvimento da técnica de produção do papel a partir de fibras vegetais pelos chineses.

  • D.

    O aperfeiçoamento e a expansão das tecnologias de reprodução do material impresso a partir da revolução industrial.

  • E.

    A difusão das ideias iluministas que priorizavam o uso da razão e do pensamento científico e criticavam as instituições absolutistas.

A difusão das ideias iluministas que priorizavam o uso da razão e do pensamento científico e criticavam as instituições absolutistas.

  • A.

    Estrutura de linhas concêntricas que organizam os parâmetros simbólicos de uma marca.

  • B.

    Estrutura de linhas, em forma de grade, sobre as quais se estabelecem relações de distância entre os elementos gráficos de uma marca.

  • C.

    Estrutura de linhas de construção, em forma concêtrica, sobre as quais se estabelecem os conceitos de uma marca, definindo todos os seus parâmetros.

  • D.

    Estrutura de linhas de construção, em forma concêtrica, sobre as quais se estabelecem atributos de cor de uma marca.

  • E.

    Estrutura de linhas genéricas de construção que delimitam os espaçamentos entre as fontes de uma marca.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...