Questões de Desenho Industrial da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Lista completa de Questões de Desenho Industrial da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe atentamente os ícones de sinalização abaixo, considerando grupos de 3 (três) ícones em cinco (5) linhas:

Assinale abaixo a única alternativa que descreve corretamente a aplicação de todos os ícones de cada linha:

  • A.

    A primeira linha traz ícones utilizados em hospitais.

  • B.

    A segunda linha traz ícones utilizados em indústrias.

  • C.

    A terceira linha traz ícones utilizados em aeroportos.

  • D.

    A quarta linha traz ícones utilizados em tribunais.

  • E.

    A quinta linha traz ícones utilizados em hotéis.

Projetos de sinalização de ambientes demandam diagramação das placas com cotas geométricas precisas segundo a escala de representação adequada para cada situação. Sobre a finalização das linhas de cotas de acordo com as regras da ABNT, podemos considerar como as únicas formatações corretas:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Quando se diz que uma fonte tipográfica tem corpo 06, 12 ou 24, a medida tipográfica a que esses valores se referem é

  • A.

    Paicas

  • B.

    Pontos.

  • C.

    Milímetros.

  • D.

    Cíceros.

  • E.

    Furos.

Na composição do espaço gráfico para um livreto de 16 páginas a partir de um caderno feito de folha de papel industrial, tipo couché brilho, gramatura 90, em impressão frente e verso, há necessidade de uma quantidade mínima de dobras, a saber:

  • A.

    1 dobra.

  • B.

    2 dobras.

  • C.

    3 dobras.

  • D.

    4 dobras.

  • E.

    8 dobras.

O recurso à noção de contraste é fundamental para o destaque de informações essenciais no momento do planejamento estético de uma mensagem visual. Sobre a aplicação do contraste em design gráfico é correto afirmar:

  • A.

    A utilização de tarjas com bordas arredondadas varia de acordo com o tamanho da figura impressa. O manuseio da tesoura de aparas é essencial.

  • B.

    O esforço feito pelo fotógrafo vai definir a qualidade do fotolito. A impressão deve respeitar os princípios de claro-escuro para minimizar o impacto visual.

  • C.

    necessidade de utilizar o preto-e-branco determinará a quantidade de impressões. Essa manobra deve ser feita com muita atenção para evitar fortes impactos visuais.

  • D.

    O domínio dos métodos sobre o desenho geométrico garante um forte impacto visual. Para obter melhores resultados é necessário desenhar em claro-escuro.

  • E.

    O recurso claro-escuro ou relação figura-fundo é um forte aliado na representação gráfica. O efeito resultante produz forte impacto visual.

Para garantir a reconstrução mental da tridimensionalidade de um objeto em algumas mensagens gráficas, a estética informacional aplica princípios de projeção sobre planos bidimensionais. Segundo as regras de projeção visual, a projeção ortográfica, ou vista ortogonal, pode ser definida como:

  • A.

    O método de representar a forma exata de um objeto por meio de duas ou mais projeções do objeto sobre planos que, em geral, estão em ângulo reto entre si baixando-se perpendiculares do objeto ao plano.

  • B.

    O modelo tridimensional de representação dos objetos. O ponto estacionário está no infinito, tornando os raios visuais paralelos um ao outro. Os raios são perpendiculares ao quadro.

  • C.

    O método de representar o objeto por meio de perspectivas. O suporte do desenho é bidimensional e as linhas de fugas são paralelas à linha do horizonte. As cotas devem acompanhar o desenho.

  • D.

    A representação tridimensional de objetos em suporte de papel ou computador. Devem possuir traçado distinto, clareza da forma, e as cotas devem acompanhar o desenho.

  • E.

    O modelo de representação dos objetos por perspectiva com pontos de fuga. O traçado deve ser claro e rigoroso. As cotas, bem como os textos, devem aparecer em negrito e com ângulos retos.

Você acaba de concluir o projeto gráfico de panfletos sobre as regras de funcionamento do SENAC para distribuição interna, e que serão impressos em uma gráfica rápida. Na preparação e fechamento de arquivo para arte-final a ser impresso em policromia o único formato de arquivo abaixo não recomendável é

  • A.

    .PDF

  • B.

    .CDR

  • C.

    .DOT

  • D.

    .PSD

  • E.

    .AI

No sistema operacional DOS/Windows é possível salvar um arquivo que contém apenas texto em diversos formatos, alguns deles exclusivos dessa plataforma, já outros formatos de fácil abertura e edição em outras plataformas, como OS/Apple, Unix ou Linux. Para garantir a portabilidade e posterior edição do documento em diversas plataformas é recomendado salvar o arquivo nos formatos:

  • A.

    .DOC ou .DOCX

  • B.

    .DOT ou .DOCM

  • C.

    .WPS ou .MHT

  • D.

    .PDF ou .RTF

  • E.

    .XML ou .TXT

Para um designer gráfico o suporte mais comum é o papel. Partindo dessa afirmação podemos dizer sobre seu uso comum no contexto profissional que:

  • A.

    os artistas pintavam designs de pôsters, que eram transferidos à mão para a superfície plana das pedras litográficas – uma para cada cor, chegando-se às vezes a utilizar quinze delas.

  • B.

    o desenho com “traços-chaves” de Chéret – que ele passara a imprimir em azul, em vez de preto – estabelecia o design do pôster e era transferido para as pedras litográficas como uma espécie de guia para cada cor.

  • C.

    o uso da metáfora visual, em que um objeto é identificado como uma ideia, era muito comum nas charges políticas, e que deram origem às histórias em quadrinhos.

  • D.

    nos pôsteres seu uso era mais raro, mas foi muito bem empregado num dos designs mais influentes e de maior impacto. O desenho com “traços-chaves” de Chéret – que ele passara a imprimir em azul, em vez de preto – estabelecia o design do pôster.

  • E.

    a folha avulsa, impressa apenas de um lado, pode ser um pôster ou uma carta. Quando é dobrada uma vez, torna-se um folheto; múltiplas folhas dobradas e aparadas formam uma revista ou livro.

Um desenho feito à mão foi digitalizado para editoração, no intuito de melhor acabamento das curvas do desenho. A digitalização é comumente gravada em um arquivo bitmapeado, para posterior conversão vetorial da imagem. Das alternativas abaixo, qual conversão de arquivos é impossível para a digitalização executada acima:

  • A.

    de HTM para PDF

  • B.

    de BMP para CDR

  • C.

    de JPG para WMF

  • D.

    de GIF para AI

  • E.

    de TIF para DWG

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...