Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP) - 2006
São princípios da Administração Pública, expressos na Constituição Federal:
Razoabilidade, publicidade, eficiência e motivação.
Segurança jurídica, moralidade, impessoalidade e autotutela.
Supremacia do interesse público, contraditório, ampla defesa e moralidade.
Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Direito Administrativo - Controle da Administração Pública - Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP) - 2006
No que tange ao controle dos atos da Administração Pública, é correto afirmar:
O Poder Judiciário efetiva os controles de legalidade e de mérito dos atos administrativos, podendo anulá-los ou revogá-lo quando inconvenientes ou inoportunos.
A Administração Pública, no exercício de sua autotutela,pode anular os atos administrativos ilegais e revogar os inconvenientes e inoportunos.
O controle externo dos atos administrativos é realizado pelos Poderes Legislativo e Executivo e por meio da efetivação do poder hierárquico.
O controle jurisdicional dos atos administrativos é deflagrado ex officio e aquele realizado pela Administração Pública depende de provocação da parte interessada.
Analise as seguintes afirmações:
I- Nos contratos administrativos, cláusulas exorbitantes são aquelas que seriam ilícitas em um contrato celebrado entre particulares, pois colocam a Administração Pública em posição de supremacia em relação ao contratado.
II- Nos contratos que tenham por objeto a realização de serviço público, não pode o contratado interromper sua execução invocando a exceção do contrato não cumprido, tendo em vista os princípios da continuidade do serviço público e da supremacia do interesse comum.
III- O poder de polícia tem como parâmetros limitadores a necessidade, a proporcionalidade e a eficácia da medida administrativa.
IV-Os atos administrativos têm como atributos a presunção de legalidade, a imperatividade e a tipicidade, mas em todos os casos sua execução dependerá de prévia autorização judicial.
Assinale a afirmativa correta:
Apenas os itens I e IV estão corretos.
Os itens II, III e IV estão incorretos.
Apenas o item IV está incorreto.
Apenas o item III está correto.
Analise os itens a seguir:
I- Os bens de domínio público do Estado abrangem os bens de uso comum do povo, os bens de uso especial e os bens dominicais.
II- Desafetação é o fato ou manifestação de vontade do poder público mediante a qual o bem do domínio público é incorporado ao domínio privado, do Estado ou do administrado.
III- A responsabilidade civil do Estado é objetiva, levando à obrigação de indenizar mesmo quando inexistente o nexo de causalidade entre a conduta do agente público e o dano causado.
IV- A intervenção do Estado no domínio econômico se dá, principalmente, por meio do monopólio, da repressão ao truste e a formação de cartéis, do controle do abastecimento e tabelamento de preços e da criação de paraestatais.
Assinale a afirmativa correta:
Apenas os itens II e IV estão corretos.
Os itens I, III e IV estão incorretos.
Apenas o item III está incorreto.
Apenas os itens I e III estão corretos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...