Lista completa de Questões de Direito Administrativo da EXAMES & CONSULTORIA para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Responsabilidade Civil da Administração Pública - EXAMES & CONSULTORIA - 2010
No que concerne à responsabilidade civil objetiva prevista no art. 37, §6º, da Constituição Federal, bem como ao entendimento jurisprudencial consolidado na jurisprudência, analise os seguintes enunciados:
I. A responsabilidade objetiva das prestadoras de serviço público não se estende a terceiros não-usuários do serviço público.
II. A responsabilidade objetiva não alcança as empresas públicas e sociedades de economia mista exploradoras de atividade econômicas, respondendo da mesma forma que as pessoas privadas.
III. No caso de lesões advindas de disparo arma de fogo utilizada por policial durante o período de folga, embora a arma pertença à corporação, não é caso por si só de imputação de responsabilidade indenizatória ao Estado.
Está correto o que se afirma apenas em:
II
III
II e III
I e III
I, II e III
Analise os seguintes enunciados:
I. Os atos administrativos gozam de presunção relativa de legitimidade, são imperativos e admitem imediata execução.
II. Ato administrativo vinculado é aquele no qual a lei não dá margem para opções para o administrador, devendo este agir conforme definido na norma legal.
III. Um dos atributos do ato administrativo é a presunção de legitimidade e veracidade
Está correto o que se afirma apenas em:
II
I e II
I e III
II e III
I, II e III
O agente de vigilância sanitária, no exercício de suas atribuições, constatou que determinado restaurante estava desrespeitando normas sanitárias, razão pela qual interditou o estabelecimento.
Diante da situação hipotética acima descrita, assinale a alternativa correta:
O ato perpetrado pelo agente de vigilância sanitária somente poderia ter sido tomado após obtenção de ordem judicial.
A atitude descrita foi acertada, uma vez que o atributo da auto-executoriedade do ato administrativo confere tal possibilidade.
A interdição está ligada diretamente ao atributo da imperatividade, já que prescinde de prévia manifestação do Poder Judiciário.
A interdição constitui ato administrativo que goza de presunção absoluta de legitimidade.
Por deter o agente ampla discricionariedade em sua atuação, tanto a interdição quanto a sua não-atuação seria legítima.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...