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Não se encontra amparada na Lei nº 8.666/93 a seguinte modalidade de licitação:
tomada de preços.
convite.
concurso.
demanda.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Sobre o desfazimento dos atos administrativos, é correto dizer que:
A anulação se fundamenta na ilegalidade e opera efeitos "ex-tunc".
A revogação se fundamenta na inconveniência e opera efeitos "ex-tunc".
A anulação se fundamenta na ilegalidade e opera efeitos "ex-nunc".
A revogação se fundamenta na ilegalidade e opera efeitos "ex-tunc".
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Em decorrência do Poder de Polícia, pode o administrador público aplicar sanções aos administrados?
Sim, desde que haja previsão legal e se garanta ao acusado o direito ao contraditório e à ampla defesa.
Sim, desde que haja previsão legal, podendo a mesma ser aplicada de ofício, sem a necessidade da instauração de processo administrativo.
Sim, mesmo que não haja previsão legal, mas desde que seja instaurado processo administrativo.
Não, pois somente o Poder Judiciário pode aplicar sanções.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Para o Administrador Público, a legalidade impõe:
Fazer tudo aquilo que não seja proibido por lei.
Fazer tão somente aquilo que está prescrito em lei.
Fazer tudo aquilo que entender necessário para o bem de todos.
Fazer o que o seu partido determinar.
Direito Administrativo - Inexigibilidade, Dispensa e Limites - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Considerando a Lei nº 8666/93 – Lei das Licitações, NÃO se pode afirmar:
Esta lei disciplina as etapas dos processos licitatórios e as hipóteses de dispensa e inexigibilidade de licitação, bem como, representa um instrumento jurídico, que dita regras gerais, as quais devem ser cumpridas pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, para compra de bens e serviços.
As modalidades de licitações que são concorrência pública, tomada de preços, convite, concurso, pregão, leilão e dispensa de licitação, possuem formas distintas de procedimentos administrativos.
A Lei lista hipóteses de dispensa de licitação, entre as quais obras e serviços de engenharia de valor até R$ 15.000,00. Mas se o licitante for um órgão do governo que tem como uma das funções a execução de obras, o limite passa para R$ 45.000,00.
Os tipos de licitação são quatro: menor preço, melhor técnica, técnica e preço, maior lance ou oferta e as autarquias podem optar por qualquer tipo, observadas as previsões legais quanto à natureza dos serviços ou bens.
Direito Administrativo - Inexigibilidade, Dispensa e Limites - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Sobre dispensa e inexigibilidade de licitação, marque a alternativa correta:
Na licitação dispensada, as hipóteses previstas em lei elidem a realização do procedimento licitatório.
Na licitação dispensável, havendo identidade entre uma das hipóteses previstas em lei e o caso fático, não cabe ao administrador outra solução, senão deixar de licitar.
Na inexigibilidade de licitação, o administrador público, utilizando o seu poder discricionário, pode optar entre realizar o procedimento licitatório ou não.
A contratação de artista, em qualquer hipótese, é caso de inexigibilidade de licitação.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
São princípios básicos que informam a atividade administrativa do Estado, conforme disposto na Constituição Federal de 1988:
Legitimidade, Impessoalidade, Moralidade e Eficiência.
Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Improbidade.
Legalidade, Pessoalidade, Moralidade e Eficiência.
O Direito Administrativo tem como campo de incidência de suas normas:
Atividade administrativa tanto do Estado quanto de entidades privadas.
Atividade administrativa do Estado.
Todas as atividades de interesse público e geral.
Relações entre particulares que reflitam o interesse coletivo.
Direito Administrativo - Entidade em Espécie - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Em relação à organização da Administração Federal é incorreto afirmar que:
Autarquia é o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita própria, para executar atividades típicas da Administração Pública que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
Sociedade de Economia Mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade limitada, cujas cotas sociais com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta.
Empresa Pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.
Fundação Pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes.
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