Lista completa de Questões sobre DIREITO DE FAMÍLIA para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a união estável é correto afirmar:
É conceituada pela lei civil como a união entre o homem e a mulher, configurada por convivência pública, contínua durante 5 anos ininterruptos e estabelecida com o objetivo de constituição de família.
Segundo o novo Código Civil, poderá se converter em casamento mediante pedido dos companheiros tanto ao juiz quanto ao oficial do registro civil de casamentos.
Pode ser constituída, dentre outras hipóteses, entre pessoas casadas somente se acharem-se separadas de fato ou judicialmente.
O companheiro ou companheira participará da sucessão do outro, em relação a todos os bens adquiridos na vigência da união estável
O companheiro ou companheira participará da sucessão do outro em quinhão equivalente ao que por lei for atribuído aos descendentes do autor da herança.
É correto afirmar
Durante o casamento e a união estável, compete o poder familiar ao pai; na sua falta, à mãe; inexistindo os dois ou esses não podendo exercer o poder, compete aos avós que melhores condições proporcionarem aos menores.
É nulo o casamento realizado pelo mandatário, sem que ele ou o outro contraente soubesse da revogação do mandato, e não sobrevindo coabitação entre os cônjuges.
Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, apenas aos herdeiros legítimos e testamentários que estejam presentes no local da morte do autor da herança.
Presumem-se concebidos na constância do casamento os filhos havidos por fecundação artificial homóloga, mesmo que falecido o marido.
Na ordem de vocação hereditária, o cônjuge sobrevivente é chamado a suceder após o chamamento dos colaterais.
É lícita a compra e venda realizada entre as seguintes pessoas e respectivos bens:
cônjuges - excluídos da comunhão
leiloeiros e seus prepostos – objetos de leilão
tutor e tutelado - confiados à sua administração
curador e curatelado - bens confiados à sua administração
testamenteiros e herdeiros - confiados à sua guarda ou administração
Direito Civil - DIREITO DE FAMÍLIA - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Assinale a alternativa correta:
os primos irmãos são parentes em terceiro grau.
a pretensão à investigação de paternidade, mesmo para o maior, é imprescritível.
o casamento se dissolve pela morte, pela nulidade, pela separação e pelo divórcio.
são excluídos da comunhão, no regime da comunhão parcial, os frutos dos bens particulares que sejam percebidos na constância do casamento.
Havendo lesão ao direito da personalidade e estando a vítima morta, a legitimação para reparar a lesão e reclamar perdas e danos
é exclusiva do cônjuge sobrevivente, se a vítima era casada, e, em caso contrário, de qualquer parente em linha reta.
extingue-se, visto que os direitos personalíssimos são intransmissíveis.
é do cônjuge sobrevivente ou de qualquer parente em linha reta, ou colateral até o quarto grau.
só pode ser reconhecida em favor de qualquer parente em linha reta, ou colateral até o quarto grau.
deve ser considerada inexistente, uma vez que a personalidade extingue-se com a morte e mors omnia solvit.
Uma pessoa está litigando em juízo, sem o consentimento do seu cônjuge, em ação real imobiliária. Nesse caso, a falta do consentimento
torna-se preclusa, se a parte contrária nada alegou e o juiz já saneou o processo.
não pode ter seus motivos examinados pelo juiz, se houve recusa de consentir.
pode ser suprida judicialmente, como única exceção, na hipótese de ter havido impossibilidade de o cônjuge consentir.
invalida o processo, se não foi suprida pelo juiz.
é desnecessária, desde as alterações advindas com o Estatuto da Mulher Casada.
Assinale a alternativa correta.
Os ascendentes não podem vender aos descendentes, sem o consentimento dos demais, e se os descendentes forem casados em regime de comunhão universal de bens é imprescindível o consentimento dos cônjuges destes descendentes.
O prazo para a propositura da ação que realizou a venda de ascendente para descendente, sem anuência dos demais descendentes, é de 20 anos, conforme Súmula 494 do STF.
Se um bem imóvel em estado de indivisão e que esteja locado, possuir como proprietário mais de uma pessoa, e se uma delas quiser vender sua parte, a preferência na aquisição será do locatário e não do condômino.
O pai não poderá fazer doação a um de seus filhos e não doar a outro, mesmo que isto pudesse implicar em adiantamento da legítima.
A promessa de compra e venda só tem valor jurídico entre os contratantes se este contrato preliminar for registrado no cartório de títulos e documentos.
Aponte a alternativa incorreta.
Se uma brasileira casa-se com um argentino, no país deste último, perante a Autoridade Argentina, o pedido para a transcrição do termo do casamento no registro civil brasileiro deve ser concedido.
A sogra não está impedida de casar com o genro, caso este venha a ficar viúvo da filha de sua sogra.
É possível a fixação de alimentos provisórios em sede de separação judicial.
O Ministério Público, na qualidade de substituto processual, possui legitimidade para propor ação de investigação de paternidade, e se a ação for julgada procedente o réu poderá ser condenado no pagamento dos honorários advocatícios.
A responsabilidade dos avós em prestar alimentos ao neto é complementar no caso em que os pais do alimentado não se encontrem em condições de arcar com a totalidade da pensão.
Aponte a alternativa incorreta:
Na ação de investigação de paternidade cumulada com alimentos, se o juiz vier a julgá-la procedente, a pensão alimentícia incidirá a partir da citação e não do seu trânsito em julgado, segundo entendimento amplamente majoritário da jurisprudência.
O pai biológico só pode reconhecer seu filho maior de idade com o consentimento deste.
Na ação de nulidade de casamento, o juiz nomeará um curador ao vínculo que irá defender o casamento.
Se o casal contraiu matrimônio sob o regime de comunhão parcial de bens, serão excluídos da comunhão os bens já possuídos pelos cônjuges antes do casamento, bem como, aqueles bens adquiridos com valores exclusivamente pertencente a um dos cônjuges, em sub-rogação aos bens particulares.
Para o casamento dos menores de 21 anos é mister o consentimento de ambos os pais, e uma vez consentido não mais é possível à retratação até a data da celebração.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...