Lista completa de Questões de Direito Civil da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Civil - TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2017
Sobre a constitucionalização do Direito Civil, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre a classificação dos bens adotada pelo Código Civil, assinale a alternativa CORRETA.
Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
Direito Civil - Noções Gerais de Obrigações em Geral - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Sobre Obrigações no Código de Direito Civil é correto afirmar que:
Até a tradição pertence ao devedor a coisa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais poderá exigir aumento no preço; se o credor anuir, poderá o devedor resolver a obrigação.
Não sendo culpado o devedor, poderá o credor exigir o equivalente, ou aceitar a coisa no estado em que se acha, com direito a reclamar, em um ou em outro caso, indenização das perdas e danos.
Se um dos credores remitir a dívida, a obrigação ficará extinta para com os outros.
O devedor demandado pode opor ao credor as exceções que lhe forem pessoais e as comuns a todos; não lhe aproveitando as exceções pessoais a outro co-devedor.
Direito Civil - Teoria das Obrigações Contratuais - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Assinale a alternativa correta. Acerca do contrato de empreitada o Código Civil estabelece que:
Quando o empreiteiro só forneceu os mão-de-obra, correm por sua conta os riscos até o momento da entrega da obra, a contento de quem a encomendou, se este não estiver em mora de receber.
Se a obra constar de partes distintas, ou for de natureza das que se determinam por medida, o empreiteiro terá direito a que também se verifique por medida, ou segundo as partes em que se dividir, não podendo exigir o pagamento na proporção da obra executada.
Nos contratos de empreitada de edifícios ou outras construções consideráveis, o empreiteiro de materiais e execução responderá, durante o prazo irredutível de cinco anos, pela solidez e segurança do trabalho, assim em razão dos materiais, como do solo, observada a data do aparecimento do vício.
Se ocorrer diminuição no preço do material ou da mão-de-obra superior a um vigésimo do preço global convencionado, poderá este ser revisto, a pedido do dono da obra, para que se lhe assegure a diferença apurada.
Marque a alternativa correta. Sobre o tempo, lugar e condições do pagamento do Código Civil estabelece que:
A novação extingue os acessórios e garantias da dívida, sempre que não houver estipulação em contrário. Não aproveitará, contudo, ao credor ressalvar o penhor, a hipoteca ou a anticrese, se os bens dados em garantia pertencerem a terceiro que não foi parte na novação.
O devedor que, notificado, nada opõe à cessão que o credor faz a terceiros dos seus direitos, pode opor ao cessionário a compensação, que antes da cessão teria podido opor ao cedente. Se, porém, a cessão lhe não tiver sido notificada, poderá opor ao cessionário compensação do crédito que antes tinha contra o cedente.
A compensação efetua-se entre dívidas líquidas, vencidas e de coisas infungíveis.
A mora do credor subtrai o devedor isento de dolo à responsabilidade pela conservação da coisa, obriga o credor a ressarcir as despesas empregadas em conservá-la, e sujeita-o a recebê-la pela estimação mais favorável ao credor.
É causa de nulidade do ato jurídico, exceto:
Ser celebrado por pessoa absolutamente incapaz.
Ser celebrado por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores.
Ser celebrado sem revestir a forma prescrita em lei.
Ser celebrado com fundamento em motivo ilícito, comum a ambas as partes.
Sobre a interrupção da prescrição, assinale a alternativa INCORRETA:
A prescrição pode ser interrompida por qualquer interessado.
A interrupção da prescrição por um credor não aproveita aos outros; semelhantemente, a interrupção operada contra o co-devedor, ou seu herdeiro, não prejudica aos demais coobrigados.
A interrupção por um dos credores solidários aproveita aos outros; assim como a interrupção efetuada contra o devedor solidário envolve os demais e seus herdeiros
A interrupção produzida contra o principal devedor não prejudica o fiador.
Direito Civil - Teoria das Obrigações Contratuais - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2010
Sobre os contratos de direito civil, assinale a alternativa INCORRETA:
No contrato de empreitada, o empreiteiro de uma obra pode contribuir para ela, só com seu trabalho ou com ele e os materiais.
Se o empreiteiro só forneceu mão de obra, todos os riscos em que não tiver culpa correrão por conta do dono da obra.
Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato.
O substabelecimento de mandato que se deu por instrumento público apenas deve ocorrer mediante o mesmo tipo de instrumento, ou seja, público.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...