Lista completa de Questões de Direito Civil da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à pessoa jurídica, é correto afirmar:
I - Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizada pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica.
II - Associação é a união de pessoas que se organizam para fins econômicos, existindo entre os associados direitos e obrigações recíprocas.
III - Fundação é um patrimônio personalizado e ofertado por seu instituidor a determinada finalidade, que, segundo o Direito brasileiro, pode ser somente: religiosa, moral, cultural ou de assistência.
Apenas as afirmativas I e II são corretas.
Todas as afirmativas são corretas.
Apenas as afirmativas I e III são corretas.
Apenas as afirmativas II e III são corretas.
Apenas a afirmativa III é correta.
Impõem-se na atual vertente civil, as afirmativas em relação à sociedade conjugal:
I - Exige dos cônjuges a obrigação de concorrer, na proporção de seus bens e dos rendimentos do trabalho, para o sustento e educação da família;
II - Deve observar a dignidade humana e o dever de colaborar pelos cônjuges no âmbito familiar, na criação e educação dos filhos, salvo quando se tratar de concubinato;
III - Exige dos cônjuges a obrigação de colaborar no sustento econômico e educacional da família, mesmo havendo pacto antenupcial.
Apenas as afirmativas II e III são corretas
Todas as afirmativas são corretas.
Apenas as afirmativas I e II são corretas.
Apenas as afirmativas I e III são corretas.
Apenas a afirmativa I é correta.
A somatória de atos jurídicos, ou seja, a reunião de vontade de pessoas, que instauram entre elas uma relação jurídica obrigacional, de que nascem direitos e obrigações, denomina-se:
elemento natural.
ato jurídico.
fato jurídico.
negócio jurídico.
ato negocial.
Sobre o inquérito civil, assinale a opção correta.
Apenas o Ministério Público está autorizado legalmente a instaurá-lo.
Só pode ser instaurado pelo Procurador-Geral de Justiça se a finalidade for investigar atos de improbidade administrativa atribuídos a Prefeitos, a Secretários Municipais ou a Vereadores.
Seu arquivamento pelo promotor de Justiça está sujeito ao controle de legalidade pelo Conselho Superior do Ministério Público a quem os autos arquivados devem ser remetidos no prazo máximo de 05 dias.
O arquivamento do inquérito civil impede, definitivamente, a reabertura das investigações e extingue o interesse de agir quanto ao fato investigado, impossibilitando o ajuizamento da ação civil pública.
O inquérito civil constitui pressuposto processual para propositura da ação civil pública.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...