Lista completa de Questões sobre Contratos Bancários para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos processos de intervenção e liquidação de instituições financeiras, é INCORRETO afirmar:
A intervenção pode ser decretada ex oficio pelo Banco Central do Brasil ou por solicitação dos administradores da instituição, quando verificadas as hipóteses de cabimento.
O Banco Central poderá cessar a intervenção se os interessados, apresentando as necessárias condições de garantia, tomarem a si o prosseguimento das atividades econômicas da empresa.
Independentemente de prévia e expressa autorização do Banco Central do Brasil, poderá o liquidante, em benefício da massa, ultimar os negócios pendentes e, a qualquer tempo, onerar ou alienar seus bens, neste último caso através de licitações.
Após a decretação da liquidação extrajudicial, ficam suspensas as ações e execuções iniciadas sobre direitos e interesses relativos ao acervo da entidade liquidanda, não podendo ser intentadas quaisquer outras, enquanto durar a liquidação.
A inexigibilidade dos depósitos já existentes à data de sua decretação constitui um dos efeitos da decretação do regime de intervenção.
Direito Comercial / Empresarial - Contratos Bancários - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2009
Nas ações referentes a contratos bancários, é CORRETA a afirmação:
O Juiz pode e deve, por se tratar de matéria de ordem pública, apreciar, de ofício, toda a matéria referente à regularidade do contrato.
É vedado ao julgador conhecer, de ofício, da abusividade das cláusulas.
O Juiz deve aplicar, analogicamente, as disposições pertinentes às relações de consumo.
Direito Comercial / Empresarial - Contratos Bancários - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2009
Nas ações referentes a contratos bancários, é CORRETA a afirmação:
Direito Comercial / Empresarial - Contratos Bancários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Do ponto de vista jurídico, entende-se por atividade bancária a coleta, a intermediação ou a aplicação de recursos financeiros próprios em moeda nacional ou estrangeira. Por contrato bancário, entende-se aquele em que um dos contratantes é um banco. Com relação aos contratos bancários, assinale a opção correta.
O contrato bancário compreendido como operação passiva é aquele que torna o cliente devedor do banco, a exemplo dos contratos de mútuo bancário, que, dessa natureza, são os mais comuns.
O contrato de alienação fiduciária em garantia é classificado como contrato bancário impróprio e só pode ter como objeto bem móvel.
O mútuo bancário é contrato real, tendo em vista que se aperfeiçoa com a entrega do dinheiro objeto do empréstimo pelo banco ao mutuário.
O arrendamento mercantil é espécie legal de contrato de mútuo que permite ao mutuário, ao término do contrato, adquirir o bem objeto do contrato, desde que pague um valor residual, que pode ser amortizado no decorrer do contrato, caso tenha havido a intenção preliminar de adquirilo ou restituí-lo ao término do contrato de mútuo.
Em determinado contrato de mútuo bancário, a imposição de performance bonde significa que o mutuário confere ao dinheiro vinculação específica definida em contrato.
Banco Fique Feliz S/A firmou com Transportes Seguros Ltda. contrato de abertura de crédito em conta corrente, no valor de R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais), devidamente subscrito por duas testemunhas, com garantia de nota promissória devidamente avalizada. Com base nessas informações, assinale a afirmativa correta.
O contrato de cheque especial tem higidez para instruir ação de execução ajuizada pelo banco, para a cobrança de sua pretensão.
A nota promissória vinculada ao contrato de cheque especial não autoriza a execução em face do emitente e seu avalista, em decorrência da iliquidez do contrato que a originou.
Descabe a habilitação do crédito do banco em eventual decretação de falência do devedor de contrato de cheque especial, pela falta de executoriedade do título, requisito essencial à habilitação.
O instrumento de confissão de dívida originado de contrato de abertura de crédito em conta corrente não constitui título executivo extrajudicial.
O instrumento de confissão de dívida originado de contrato de abertura de crédito em conta corrente somente é considerado título executivo extrajudicial se acompanhado de nota promissória vinculada ao contrato.
Direito Comercial / Empresarial - Contratos Bancários - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
É anormalidade que autoriza a intervenção em instituição financeira:
Prejuízo sofrido pela entidade, decorrentes de má administração, que sujeite a risco os seus credores.
Quando a instituição sofre prejuízo que sujeite a risco anormal seus credores quirografários.
Grave violação das normas legais e estatutárias que disciplinam a atividade da instituição.
Quando se caracterizar qualquer dos motivos autorizadores da falência.
Quando deixar de satisfazer com pontualidade seus compromissos.
Direito Comercial / Empresarial - Contratos Bancários - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
Nos contratos bancários,
as operações passivas são aquelas em que o contratante fica devedor perante a instituição financeira.
as operações ativas são aquelas em que o banco fica devedor perante o contratante, como nos contratos de conta corrente.
nas operações ativas, o banco fica como credor do contratante, como por exemplo, nos contratos de mútuo.
as operações bancárias passivas são aquelas em que existe um devedor que não é a Instituição Financeira.
as operações ativas são aquelas em que o banco detém um crédito perante o contratante, como no caso do contrato de depósito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...