Lista completa de Questões sobre Sociedade Empresária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enquanto não inscritos os atos constitutivos da sociedade em comum, seus bens sociais responderão por atos:
de gestão praticados por qualquer dos sócios, salvo pacto expresso limitativo de poderes, que somente terá eficácia contra o terceiro que o conheça ou deva conhecer.
de comércio praticados tão-somente pelo sócio gerente, salvo disposição em contrário no contrato social, o qual nunca poderá ser eficaz perante o terceiro, mesmo que dele tenha ou possa ter conhecimento.
de administração praticados pelos sócios cotistas, mesmo que exista disposição contrária no contrato social, a qual nenhuma eficácia terá contra o terceiro que dela possa ter conhecimento.
de organização praticados pelos sócios participantes, salvo pacto limitativo de poderes, o qual terá eficácia contra o terceiro tão-somente se este expressamente tiver declarado seu conhecimento.
de gerência praticados pelo sócio ostensivo, independentemente de pacto expresso limitativo de poderes, mas que poderá ser eficaz contra o terceiro que dele tiver declarado seu conhecimento.
Em uma sociedade em nome coletivo, sem prejuízo da responsabilidade perante terceiro, os sócios podem limitar entre si a responsabilidade de cada um:
no ato constitutivo, ou por convenção posterior aprovada pela maioria dos sócios.
no ato constitutivo, ou por convenção posterior aprovada por dois terços dos sócios.
no ato constitutivo, ou por unânime convenção posterior.
somente se houver alteração no tipo de sociedade.
somente no ato constitutivo.
Em regra, em uma sociedade anônima, a deliberação sobre a emissão de debêntures é da competência:
exclusiva da Diretoria Especial de Debêntures.
originária do Conselho Fiscal.
privativa da Assembléia Geral.
concorrente com o Conselho Fiscal.
delegada à Assembléia de Debenturistas.
Em uma sociedade limitada, é correto afirmar que:
a investidura do administrado deverá ter anuência da totalidade dos sócios, se o capital já estiver integralizado.
a quota de um sócio, na omissão do contrato, pode ser transferida a terceiros, mas é preciso que haja concordância de todos os demais sócios.
o conselho fiscal é obrigatório, pois é um órgão de fiscalização e controle.
o capital da sociedade poderá ser reduzido, mediante a correspondente modificação do contrato, não podendo o credor quirográfico opor-se a essa redução.
o pedido de concordata, a nomeação e destituição dos liquidantes e o julgamento das suas contas dependem da deliberação dos sócios.
Direito Comercial / Empresarial - Sociedade Empresária - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2009
É característica da sociedade cooperativa
a transferibilidade das quotas do capital a terceiros estranhos à sociedade.
a variabilidade, ou dispensa do capital social.
a responsabilidade sempre ilimitada dos cooperados.
a divisibilidade do fundo de reserva entre os sócios.
o direito de voto correspondente a sua participação no capital social.
Direito Comercial / Empresarial - Sociedade Empresária - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
Observe as seguintes proposições sobre as sociedades por quotas de responsabilidade limitada e assinale a alternativa correta:
I. A desconsideração da personalidade jurídica não objetiva a anulação da personalidade jurídica em toda a sua extensão; cuida somente de declarar a sua ineficácia para determinado ato.
II. É dispensável a cláusula resolutória para a exclusão do sócio remisso.
III. A mora do sócio remisso deve estar acompanhada da sua prévia notificação para que, no prazo de dez dias, liquide a dívida. Ocorrendo a mora, os demais sócios podem promover ação de indenização, pedindo também o dano emergente.
IV. O capital social é representado pelo conjunto de bens da sociedade comercial, incluindo as quotas integralizadas.
V. O sócio-administrador pode delegar o uso da firma a terceiro mesmo que a isso se oponha o contrato social; neste caso, responderá pessoalmente pelas obrigações contraídas pelo seu substituto e terá direito aos lucros havidos com o negócio.
Somente as proposições I e III estão corretas.
Somente as proposições I, II e V estão corretas.
Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
Todas as proposições estão corretas.
Direito Comercial / Empresarial - Sociedade Empresária - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
Ainda na esfera das sociedades por quotas de responsabilidade limitada, assinale a alternativa correta:
I. Falecendo um dos sócios, o ingresso dos herdeiros na sociedade é obrigatório, desde que haja cláusula contratual expressa.
II. A exclusão do sócio "vivo" será sempre judicial quando a sociedade for composta por apenas dois sócios.
III. O Código Civil consagra hipótese excepcional de continuidade do exercício individual da empresa pelo incapaz não emancipado, exigindo que este esteja devidamente representado nos negócios e seja autorizado por alvará judicial.
IV. A sociedade comercial, embora tenha características distintas, recebe a aplicação dos princípios que norteiam o direito contratual, com as adaptações pertinentes à sua natureza. Primando-se, assim, pela teoria da autonomia da vontade, é prescindível a existência de cláusula autorizadora do direito de recesso na sociedade empresarial por prazo indeterminado.
V. A exclusão do sócio é de eficácia imediata, que se dá a partir do arquivamento perante a Junta Comercial.
Todas as proposições estão corretas.
Somente as proposições II, IV e V estão corretas.
Somente as proposições II e III estão corretas.
Somente as proposições I, II, III e IV estão corretas.
Somente as proposições I, III e V estão corretas.
Direito Comercial / Empresarial - Sociedade Empresária - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O Código Civil considera a sociedade cooperativa como um tipo de sociedade simples, não empresarial. Seus atos constitutivos não necessitam de arquivamento na Junta Comercial para que a cooperativa alcance a personalidade jurídica.
II. O nome empresarial é um elemento inconfundível de identificação do empresário, seja pessoa física ou jurídica.
III. A sociedade estrangeira, qualquer que seja o seu objeto, não pode funcionar no Brasil sem autorização do Poder Executivo Federal, salvo quando sua instalação no país ocorrer através de estabelecimentos subordinados.
IV. A incorporação é o processo pelo qual uma ou várias sociedades, desde que de igual tipo societário, são absorvidas por outra que as sucede universalmente em todos os direitos e obrigações.
V. A transformação é a alteração da forma societária com a dissolução ou liquidação da sociedade anterior.
Todas as proposições estão corretas.
Somente a proposição II está correta.
Somente as proposições I, II e V estão corretas.
Somente as proposições I, III e V estão corretas.
Somente as proposições II e IV estão corretas.
Direito Comercial / Empresarial - Sociedade Empresária - Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul - TJRS (TJ - RS) - 2009
Considere as assertivas abaixo sobre sociedade por quotas de responsabilidade limitada.
I - O sócio-gerente poderá ser destituído da gerência, desde que haja aprovação pela assembléia geral representando a maioria do capital social.
II - O sócio remisso pode ser excluído da sociedade, sendo que os demais podem tomar suas quotas para si ou transferi-las para terceiros.
III - O sócio-gerente deve exercitar suas funções dentro dos objetivos sociais da sociedade com lealdade e zelo, porém não cabe ação de perdas e danos, nem de responsabilidade penal nos atos ultra vires por ele praticado.
Quais são corretas?
Apenas I
Apenas II
Apenas III
Apenas I e II
I, II e III
Direito Comercial / Empresarial - Sociedade Empresária - Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul - TJRS (TJ - RS) - 2009
No caso de eleição do conselho de administração de uma sociedade anônima em que haja utilização do processo de voto múltiplo solicitada pelo representante de um grupo de acionistas minoritário com mais de 10% do capital social votante, considere as assertivas abaixo.
I - Se forem cinco conselheiros, dois serão nomeados pelo grupo majoritário e dois pelo grupo minoritário e o último será nomeado pelo presidente da assembléia geral.
II - O grupo minoritário deve solicitar a instalação do processo de voto múltiplo em, pelo menos, 48 horas antes da assembléia geral.
III - Para obter-se a quantidade de votos de cada grupo na eleição para o conselho de administração, deve-se multiplicar o número de ações de cada grupo pelo número de vagas no conselho.
Quais são corretas?
Apenas I
Apenas II
Apenas III
Apenas II e III
I, II e III
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...