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Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário na República Federativa do Brasil
exercem funções típicas e atípicas, afrontando estas últimas o princípio da separação de poderes. Assim, é inconstitucional o julgamento do Presidente da República pelo Senado Federal, na hipótese de processo de impeachment.
exercem funções típicas e atípicas, significando que eles desempenham preponderantemente certas funções e colaboram, em caráter secundário, no desempenho de outras funções.
não podem atuar de acordo com o sistema de freios e contrapesos.
devem ser dependentes entre si, segundo o princípio da separação de poderes.
Nas questões 27 e 28, assinale a opção correta.
No Brasil, normas que versem assunto materialmente constitucional têm status de normas constitucionais, ainda que estejam veiculadas por meio de lei ordinária.
Dado o caráter democrático e descentralizador da Constituição de 1988, nada impede que nos Estados- membros se adote um sistema parlamentarista de governo.
Mesmo tendo adotado o princípio da separação dos poderes, a Constituição admite que o Poder Legislativo julgue certos crimes, que o Poder Executivo legisle em certas hipóteses e que o Poder Judiciário emita normas gerais em certos casos.
O princípio da separação de poderes é incompatível com a possibilidade de membro do Congresso Nacional ser processado criminalmente perante o Supremo Tribunal Federal sem prévia licença da Casa legislativa a que pertence o acusado.
De acordo com o sistema federativo adotado entre nós, os Municípios estão juridicamente equiparados aos Estados-membros, podendo nas suas leis orgânicas dispor sobre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário que atuam no seu território
O princípio da separação de Poderes assegurado pela Constituição brasileira tem como cláusula parâmetro a independência entre os Poderes, que significa, inclusive na sua interpretação e aplicação, que
os órgãos do governo atuam de modo inteiramente discricionário.
todos os membros do Poder Judiciário são nomeados pelo próprio Poder, em razão de sua autonomia administrativa.
os Poderes não sofrem qualquer tipo de controle uns pelo outros.
a permanência nos órgãos de um dos Poderes políticos não depende da confiança nem da vontade dos outros.
um Poder não pode atuar sem a concordância, autorização ou colaboração do outro.
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