Lista completa de Questões de Direito Constitucional da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (ACADEPOL - MG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (ACADEPOL - MG) - 2006
A casa é asilo inviolável do indivíduo. Para garantir este direito fundamental, diversas leis proíbem a pratica de determinados atos pelo particular e também pelo Poder Público. Nesta esteira podemos afirmar que constitui violação de domicílio o seguinte ato:
Penetrar o oficial de justiça no domicílio, à noite, munido de ordem judicial, para a busca de menor em poder do pai, no caso em que a mãe possui a guarda da criança.
Arrombar a porta de um apartamento a fim de prestar socorro a uma pessoa presa no telhado do prédio em caso de incêndio durante a noite.
Penetrar sem o consentimento do morador, durante o dia, para apanhar documentos que comprovam práticas criminosas, por determinação judicial.
Arrombar o policial a porta da casa, sem ordem judicial e sem o consentimento do morador, nos casos de comprovado flagrante delito.
Direito Constitucional - Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (ACADEPOL - MG) - 2006
Para a proteção dos Direitos Humanos, o processo judicial está revestido no Brasil de diversas garantias fundamentais. Podemos reconhecer uma destas garantias no seguinte anunciado:
O direito à ampla defesa não deve ser assegurado quando a parte comparece desacompanhada de advogado.
A sentença pode incluir na condenação pessoas que não foram parte no processo.
Para condenar os criminosos são admitidas todas as provas, mesmo aquelas obtidas por meio ilícitos.
Ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente.
Direito Constitucional - Direitos e Garantias Fundamentais na Constituição Federal de 1988 - Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (ACADEPOL - MG) - 2006
Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos da Constituição. Assim está previsto como direito assegurado à mulher, exclusivamente:
Adicional de remuneração para as atividades penosas e insalubres nos termos da lei.
Jornada de seis horas diárias, facultada ainda a redução da jornada.
Proteção do mercado de trabalho, mediante incentivos específicos, nos termos da lei.
Seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário.
Direito Constitucional - Direitos Políticos - Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (ACADEPOL - MG) - 2006
Constitui direito político ativo:
O direito de ser eleito para cargo público federal, estadual ou municipal.
O direito político garantido aos eleitores entre 16 e 18 anos e após os 70 anos de idade.
O direito de votar nos candidatos que concorrem aos cargos públicos nas eleições.
O direito de participar de qualquer partido político com representação no Congresso Nacional.
Direito Constitucional - Garantias Fundamentais (Remédios Constitucionais) - Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (ACADEPOL - MG) - 2006
Pode impetrar uma Ação de Habeas Corpus.
Qualquer cidadão, desde que em dia com as suas obrigações eleitorais, para assegurar sua própria liberdade de ir e vir ou a liberdade de outra pessoa, quando ameaçada.
Qualquer pessoa sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção.
Somente a autoridade pública, quando necessário para assegurar o direito de locomoção das pessoas sob sua jurisdição.
Partido político com representação no Congresso Nacional ou associação criada e em funcionamento há mais de 1 ano na defesa do interesses corporativos de seus filiados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...