Lista completa de Questões de Direito Constitucional da Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Emenda à Constituição - Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) - 2006
Analise as proposições e assinale a alternativa correta.
Não será objeto de deliberação a proposta de emenda constitucional tendente a abolir:
I - a forma federativa de Estado. ( )
II - o voto direto, secreto, universal e periódico. ( )
III - a separação dos Poderes. ( )
IV - os direitos e garantias individuais. ( )
V - a previdência social. ( )
apenas os itens III e V são falsos.
apenas o item III é falso.
apenas o item II é falso.
apenas o item V é falso.
apenas o item I é falso.
Direito Constitucional - Tributação - Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) - 2006
Na carta magna, referente aos impostos e taxas, o Art. 150 diz que - sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: ... VI - instituir impostos sobre:
I - patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros.
II - templos de qualquer culto.
III - importação de produtos estrangeiros.
IV - patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei.
V - livros, jornais, periódicos e o papel destinado à sua impressão.
Assinale a alternativa correta:
somente o item V é falso.
somente o item IV é falso.
somente o item III é falso.
somente o item II é falso.
somente o item I é falso.
Direito Constitucional - Administração Pública - Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) - 2006
De acordo com a seqüência estabelecida na oração do artigo 37, caput, da Constituição Federal: A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios.... Assinale a alternativa correta:
Direito Constitucional - Controle de Constitucionalidade - Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) - 2006
Repristinação de uma lei é o mesmo que:
Invalidação.
Anulação.
Revalidação.
Revogação.
Derrogação.
Direito Constitucional - Controle de Constitucionalidade - Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) - 2006
Podem propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade:
I - o Presidente da República.
II - a Mesa do Senado Federal, a Mesa da Câmara dos Deputados e a Mesa de Assembléia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal. I
II - o Governador de Estado ou do Distrito Federal.
VI - o Procurador-Geral da República, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.
V - partido político com representação em Brasília.
somente o item III é falso.
somente o item II é falso.
somente o item I é falso.
somente o item V é falso.
somente o item IV é falso.
Direito Constitucional - Controle de Constitucionalidade - Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) - 2006
É parte ilegítima para propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade, nos termos do artigo 103 da CF/88:
Confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.
Mesa de Assembléia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Governador de Estado ou do Distrito Federal.
Ministro do Supremo Tribunal Federal, indicado pelo respectivo tribunal.
Direito Constitucional - Prerrogativas Parlamentares - Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) - 2006
Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta quanto à Organização dos Poderes da República Federativa do Brasil:
Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas ao Supremo Tribunal Federal, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.
É da competência exclusiva do Senado Federal autorizar o Presidente da República a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente nos casos previstos em lei complementar.
O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei ordinária, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de sessenta Deputados.
As comissões parlamentares de inquérito, que terão poderes de investigação próprios das autoridades policiais, além de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto, mediante requerimento de um terço de seus membros, para a apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.
As imunidades de Deputados ou Senadores subsistirão durante o estado de sítio, só podendo ser suspensas mediante o voto de dois terços dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam incompatíveis com a execução da medida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...