Lista completa de Questões de Direito Constitucional da IF PI para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre Sistema Tributário Nacional, assinale a alternativa ERRADA:
É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.
A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência.
As taxas não poderão ter base de cálculo própria de impostos.
Lei ordinária poderá estabelecer critérios especiais de tributação, com o objetivo de prevenir desequilíbrios da concorrência, sem prejuízo da competência de a União, por lei, estabelecer normas de igual objetivo.
Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça.
NÃO compete à União instituir impostos sobre:
Produtos industrializados.
Grandes fortunas, nos termos de lei complementar.
Propriedade predial e territorial urbana.
Exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados.
Propriedade territorial rural.
NÃO é direito assegurado à categoria dos trabalhadores domésticos:
Licença-paternidade, nos termos fixados em lei.
Décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria.
Repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos.
Gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal.
Proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei.
É correto dizer que o tributo que possui como fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica relativa ao contribuinte é denominado de:
Empréstimo compulsório.
Taxa.
Contribuição parafiscal.
Imposto.
Nenhuma das alternativas acima.
Assinale a alternativa INCORRETA:
A não ser em relação aos bens públicos que, por sua natureza, são insuscetíveis de valoração patrimonial, como mares e praias, a inalienabilidade não é absoluta.
Sabe-se que os bens dominicais submetemse a um regime jurídico de direito privado, já que a Administração Pública age, em relação a eles, como um proprietário privado.
Sabe-se que patrimônio cultural brasileiro constitui-se apenas de bens de natureza material.
Bens dominicais são os que pertencem ao acervo do poder público, sem destinação pública, logo, podem ser inclusive alienados.
Os imóveis públicos não são adquiridos por usucapião.
Sobre Direitos e Garantias Fundamentais, assinale a alternativa ERRADA:
É garantido o direito de herança.
A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante a noite, por determinação judicial.
Não será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião.
Não haverá juízo ou tribunal de exceção.
A propriedade atenderá a sua função social.
Excepcionalmente haverá no Brasil pena(s):
De morte.
De caráter perpétuo.
De trabalhos forçados.
De banimento.
Cruéis.
Sobre o poder constituinte marque a alternativa correta:
Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir o voto direto, secreto, universal e obrigatório.
O poder constituinte derivado é aquele que altera formalmente a Constituição, sendo em essência, primário e incondicionado.
Por força do princípio da simetria, é possível afirmar que o poder decorrente é aquele atribuído aos Estados-membros para se auto-organizarem mediante a elaboração de suas constituições estaduais, dito isto, trata-se de um poder condicionado, ou seja, as alterações realizadas nas Cartas Estaduais devem guardar coerência com os parâmetros traçados pela Constituição Federal.
Diferentemente da reforma, via ordinária e permanente de modificação da Constituição, a revisão consiste em uma via extraordinária e transitória de alteração do texto constitucional. Dito isto, a revisão foi prevista para ser realizada após 6 (seis) anos da promulgação da Constituição Federal de 1988.
Conforme está previsto nos ADCT, não existe qualquer obstáculo para que seja realizada, a qualquer tempo, uma nova revisão constitucional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...