Lista completa de Questões de Direito Constitucional da SOLER Instituição Soler de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil promulgada em 05/10/88:
I - São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.
II - O servidor público estável só perderá o cargo: em virtude de sentença judicial transitada em julgado; mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.
III - Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.
IV - Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração integral ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
V - Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.
Assinale:
Se apenas I, II e III estiverem corretas.
Se apenas I, II, III e V estiverem corretas.
Se apenas II, III, IV e V estiverem corretas.
Se todas estiverem corretas.
A Constituição Federal, em seu artigo 39, determina que os conselhos de política de administração e remuneração de pessoal, designados pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios seja:
Formado por juízes.
Compostos por representantes sem cargo ou função pública.
Integrado por servidores.
Organizado exclusivamente pela classe patronal.
Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, art. 39, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas. O parágrafo 1º estabelece, ainda, que a fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará:
I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira;
II - os requisitos para a investidura;
III - as peculiaridades dos cargos;
IV - se a opção sexual é compatível.
Estão corretos os itens:
I, II e IV.
II, III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
Conforme a Constituição Estadual, artigo 125, o exercício do mandato eletivo por servidor público far-se-á com observância do art. 38 da Constituição Federal. No parágrafo 1º, está dito que fica assegurado ao servidor público, eleito para ocupar cargo em sindicato de categoria, o direito de afastar-se de suas funções, durante o tempo em que durar o mandato:
Recebendo seus vencimentos e vantagens.
Não receberá seus proventos.
Tendo o direito de receber o salário em dobro.
Tendo o salário reduzido pela metade.
Em relação ao limite de idade para ingresso por concurso público na Administração Pública, a Lei Orgânica estabelece:
É livre estipular o limite de idade.
É vedada em casos de suprir cargos ligados aos eleitos democraticamente.
É vedada a estipulação do limite de idade, salvo os cargos que, pela natureza de suas funções, assim o exija.
É facultativo, não havendo qualquer restrição em relação ao assunto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...