Lista completa de Questões sobre Da Política Nacional de Relações de Consumo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito do Consumidor - Da Política Nacional de Relações de Consumo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
Com relação às definições trazidas pelo Código de Defesa do Consumidor, pode-se afirmar:
Direito do Consumidor - Da Política Nacional de Relações de Consumo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de direitos do consumidor, julgue os itens subsequentes.
O fornecedor que ofertar, no mercado, produtos importados de natureza composta (componentes e peças) não se obriga a fornecer componentes nem peças de reposição dos produtos por ele importados, obrigação aplicada aos fabricantes nacionais enquanto não cessar a fabricação dos produtos compostos.
Direito do Consumidor - Da Política Nacional de Relações de Consumo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base no disposto no Código de Defesa do Consumidor, julgue os itens a seguir.
A Política Nacional de Relações de Consumo tem por objetivo estimular o consumo sustentável no que diz respeito às necessidades do meio ambiente e de recursos renováveis.
Direito do Consumidor - Da Política Nacional de Relações de Consumo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos princípios e direitos do consumidor, julgue os itens seguintes. Doravante, considere que a sigla CDC, sempre que utilizada, refere-se ao Código de Defesa do Consumidor.
Estão compreendidos entre os objetivos da política nacional das relações de consumo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos e a melhoria da sua qualidade de vida.
Direito do Consumidor - Da Política Nacional de Relações de Consumo - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
Assinale a alternativa correta:
I. O "Diálogo Sistemático de Subsidiariedade" consiste na aplicação prioritária do Código de Defesa do Consumidor e subsidiária do Código Civil.
II. Dentre os instrumentos para a execução da Política Nacional de Relações de Consumo encontra-se a instituição de Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor, no âmbito do Ministério Público.
III. Em nenhuma hipótese é admitida a cláusula resolutória nos contratos de adesão submetidos ao Código de Defesa do Consumidor.
IV. Nos contratos do sistema de consórcio de produtos duráveis sujeitos ao Código de Defesa do Consumidor, a compensação ou a restituição das parcelas quitadas far-se-á apenas com o desconto da vantagem econômica auferida com a fruição do bem.
V. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, mesmo na hipótese de engano justificável do fornecedor.
Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
Somente as proposições I, II, III e IV estão corretas.
Somente as proposições I e II estão corretas.
Todas as proposições estão corretas.
Somente as proposições III e V estão corretas.
Direito do Consumidor - Da Política Nacional de Relações de Consumo - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e a harmonia das relações de consumo, atendidos os seguintes princípios:
harmonização dos interesses dos participantes das relações de consumo e compatibilização da proteção do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econômico e tecnológico, de modo a viabilizar os princípios nos quais se funda a ordem econômica.
reconhecimento da vulnerabilidade do fornecedor no mercado de consumo.
ação governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor e o meio ambiente.
coibição e repressão eficientes de todos os abusos praticados no mercado de trabalho,inclusive a concorrência desleal e utilização indevida de inventos e criações industriais das marcas e nomes comerciais e signos distintivos, que possam causar prejuízos aos consumidores.
racionalização e melhoria dos serviços públicos estaduais.
Direito do Consumidor - Da Política Nacional de Relações de Consumo - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
Constituem instrumentos para execução da Política Nacional de Consumo, EX-CETO:
incentivo à criação, pelos fornecedores, de meios eficientes de controle de qualidade e segurança de produtos e serviços.
concessão de estímulos à criação e ao desenvolvimento das Associações de Defesa do Consumidor.
instituição de Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor.
manutenção de assistência jurídica, integral e gratuita, para o consumidor carente.
Direito do Consumidor - Da Política Nacional de Relações de Consumo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em relação ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) Lei n.º 8.078/1990 , julgue os próximos itens.
Com o propósito da execução da Política Nacional de Relações de Consumo, o poder público deve contar com vários instrumentos, tais como juizados especiais de pequenas causas, delegacias de polícia especializadas, assistência jurídica gratuita para consumidores carentes e promotorias de justiça no âmbito do Ministério Público.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...