Lista completa de Questões sobre Ações eleitorais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere os itens abaixo.
I. Ação de impugnação de mandato eletivo originária.
II. Ação de impugnação de mandato eletivo em grau de recurso.
III. Embargos de declaração.
IV. Recurso contra a expedição de diploma.
V. Deliberação do Tribunal sobre recebimento de denúncia no julgamento das ações penais originárias.
Sujeitam-se à revisão APENAS o que consta nos itens
O candidato a governador A alega que candidato a governador B, em sua propaganda eleitoral, acusou-o de ter praticado o crime de estelionato, o que afirma não ser verdadeiro. Ambos os candidatos não são exercentes de função pública no momento da disputa e leitoral. Diante dessa situação
Direito Eleitoral - Ações eleitorais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Assinale a opção correta de acordo com o disposto no CE.
Direito Eleitoral - Ações eleitorais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Considerando as normas que regem o processo eleitoral, assinale a opção correta.
Direito Eleitoral - Ações eleitorais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Com relação ao mandado de segurança e à execução de multa eleitoral, assinale a opção correta.
Direito Eleitoral - Ações eleitorais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Em relação aos procedimentos especiais, assinale a opção correta.
Direito Eleitoral - Ações eleitorais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Cada uma das próximas opções apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada com base nas disposições constitucionais relativas aos direitos políticos e aos partidos políticos. Assinale a opção em que a assertiva está correta.
Denúncia fundamentada de fraude no alistamento de um determinado município acarretou a realização de correição, tendo ficado provada a fraude em proporção comprometedora. Nesse caso, a revisão do eleitorado poderá ser ordenada pelo
Ministério Público Eleitoral, comunicando a decisão ao Tribunal Regional Eleitoral.
Juiz Eleitoral, comunicando a decisão ao Tribunal Regional Eleitoral.
Tribunal Superior Eleitoral, apenas.
Tribunal Regional Eleitoral, comunicando a decisão ao Tribunal Superior Eleitoral.
Juiz Eleitoral, comunicando a decisão ao Ministério Público Eleitoral.
Gilson, líder de determinado partido político, deseja impugnar o mandato eletivo de Deputado Federal do seu rival político, Alexandre, ante a Justiça Eleitoral, sob a alegação de corrupção. Nesse caso, Gilson terá que
solicitar ao Senado Federal autorização para representar Alexandre perante a Câmara dos Deputados no prazo de trinta dias, contados da diplomação, cuja representação, se autorizada, deverá ser apresentada sob pena de Gilson responder por perdas e danos em prol de Alexandre.
protocolar pedido de instauração de inquérito perante o Congresso Nacional no prazo de trinta dias, contados da diplomação, que, por sua vez, instaurará Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as acusações e aplicar sanção ético-disciplinar a Alexandre.
ingressar com a ação de impugnação no prazo de quinze dias, contados da diplomação, cujo processo tramitará em segredo de justiça, instruída com provas da alegada corrupção, sob pena de responder, na forma da lei, se temerária ou de manifesta má-fé.
interpor recurso ordinário no Superior Tribunal de Justiça para que o mandato eletivo de Alexandre seja cassado.
interpor recurso ordinário no Supremo Tribunal Federal para que o mandato eletivo de Alexandre seja cassado.
A revisão do eleitorado
não poderá ser presidida pelo juiz eleitoral da zona submetida à revisão, devendo ser designado pelo Tribunal Regional Eleitoral outro juiz para exercer essas funções.
poderá ser ordenada de ofício pelo Tribunal Superior Eleitoral quando o total de transferências de eleitores ocorridas no ano em curso seja dez por cento superior ao do ano anterior.
poderá ser ordenada de ofício pelo Tribunal Regional Eleitoral quando o eleitorado for superior a sessenta e cinco por cento da população projetada para aquele ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística − IBGE.
poderá ser realizada em ano eleitoral, independentemente de autorização do Tribunal Superior Eleitoral, quando houver representação nesse sentido do Corregedor Regional Eleitoral.
poderá ser ordenada de ofício pelo Tribunal Regional Eleitoral quando o eleitorado for superior ao dobro da população entre dez e quinze anos, somada à de idade superior a setenta anos no território daquele município.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...