Lista completa de Questões sobre Impugnações para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, a respeito de elegibilidade e inelegibilidade.
Tanto a simulação quanto o desfazimento de vínculo conjugal ou de união estável com o intuito de evitar caracterização de inelegibilidade, assim reconhecidos por órgão judicial colegiado, geram o reconhecimento de inelegibilidade para qualquer cargo.
Julgue os itens a seguir, a respeito de elegibilidade e inelegibilidade.
Eventual representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, não tem o condão de atingir candidato já diplomado.
O instrumento processual que tem como objetivo impedir que o cidadão possa disputar o pleito eleitoral, obstando sua passagem da condição de pré-candidato à de candidato, é:
Ação de impugnação de registro de candidato.
Ação de impugnação ao mandato eletivo.
Recurso contra a expedição de diploma.
Ação de investigação judicial eleitoral.
Ação de prestação de contas.
NÃO se inclui dentre os documentos que devem instruir o pedido de registro de candidatos:
certidão de quitação eleitoral.
autorização do candidato, por escrito.
declaração de bens, assinada pelo candidato.
propostas defendidas pelo candidato a Deputado Federal.
certidões criminais fornecidas pelos órgãos de distribuição da Justiça Eleitoral, Federal e Estadual.
O prazo para interposição de recurso da decisão do Juiz Eleitoral que rejeitar impugnação de registro de candidato a Prefeito Municipal e do acórdão do Tribunal Regional Eleitoral que confirmar a decisão de primeiro grau é de
3 dias.
3 e 5 dias, respectivamente.
5 dias.
5 e 7 dias, respectivamente.
15 dias.
Acerca do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e considerando as disposições do Código Eleitoral, assinale a opção incorreta.
O TSE delibera por maioria de votos, em sessão pública, com a presença da maioria de seus membros.
Há decisões do TSE que só podem ser tomadas com a presença de todos os seus membros; por isso, se ocorrer impedimento de algum juiz, deve ser convocado o substituto ou o respectivo suplente.
Qualquer interessado pode argüir a suspeição ou o impedimento de membros do TSE, do procurador geral ou de funcionários de sua secretaria, nos casos previstos na lei processual civil ou penal e por motivo de parcialidade partidária, mediante o processo previsto em regimento.
Será ilegítima a suspeição ou o impedimento quando o excipiente os provocar ou, depois de manifestada a causa, praticar ato que importe aceitação do argüido.
No desempenho de suas atribuições, o corregedor geral eleitoral deve se locomover para os estados por determinação do TSE, a pedido dos tribunais regionais eleitorais (TREs), a requerimento de partido deferido pelo TSE ou sempre que entender necessário.
Publicado o pedido de registro de candidato,
no caso de oferecimento de impugnação, apenas o candidato impugnado poderá oferecer contestação.
a partir da data em que terminar o prazo para impugnação, passará a correr, após a devida notificação, o prazo de 15 dias para contestação.
será possível o oferecimento de impugnação no prazo de 5 dias por qualquer candidato, Partido Político, Coligação ou pelo Ministério Público Eleitoral.
o Ministério Público Eleitoral poderá oferecer impugnação no prazo de 2 dias e os Partidos Políticos ou Coligações no prazo de 8 dias.
a impugnação por parte de Partido Político ou de Coligação inibe a ação do Ministério Público Eleitoral no mesmo sentido.
Têm legitimidade para formular impugnação a pedido de registro de candidatura
apenas os candidatos.
apenas os Partidos Políticos ou Coligações.
apenas o Ministério Público Eleitoral.
qualquer eleitor regularmente alistado na circunscrição eleitoral em que ocorrer a eleição.
o Ministério Público Eleitoral, os Partidos Políticos ou Coligações e os candidatos.
Julgue os itens subseqüentes, relativamente à situação apresentada no texto CE.
Se Gabriel for eleito e diplomado, seu mandato poderá ser impugnado mediante ação de impugnação de mandato eletivo, a qual deve ser ajuizada perante o TSE, pois os membros do Congresso Nacional fazem parte do Poder Legislativo federal.
Julgue os itens subseqüentes, relativamente à situação apresentada no texto CE.
Considerando que Rodrigo tenha concorrido na convenção do PA que escolheu os candidatos a deputado federal pelo RN e não tenha sido escolhido pelo partido, seria correto afirmar que ele teria legitimidade ativa para impugnar o pedido de registro da candidatura de Gabriel, no prazo de cinco dias, a contar da publicação do referido pedido de registro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...