Lista completa de Questões sobre Características da atividade financeira para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Financeiro - Características da atividade financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que tange a normas gerais de direito financeiro, julgue os itens que se seguem.
Considere a seguinte situação hipotética. Lauro, que é credor de precatório de natureza alimentícia, cedeu parcela desse crédito a Júlio, sem a concordância da entidade devedora. Júlio requereu, em juízo, a garantia de preferência da parcela do crédito de natureza alimentar a ele cedida, mas o presidente do tribunal indeferiu-lhe o pedido. Nessa situação, o ato do presidente do tribunal foi ilegal, pois tanto o crédito em questão quanto a preferência a ele garantida podem ser objeto de transação.
Direito Financeiro - Características da atividade financeira - Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) - 2012
Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. O direito ___________ tem por objeto a disciplina jurídica de toda a atividade financeira do Estado e abrange receitas, despesas e créditos públicos.
A atividade financeira do Estado compreende
apenas a obtenção de receitas originárias.
apenas a obtenção de receitas, tanto originárias como derivadas.
a obtenção de receitas e a realização de despesas.
a prestação de serviços públicos e a realização de obras públicas.
apenas a geração das despesas.
Direito Financeiro - Características da atividade financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação às normas de intervenção, liquidação extrajudicial e regime de administração especial temporária das instituições financeiras, assinale a opção correta.
Ao interventor é dado pleno poder de gestão, podendo ele, por exemplo, admitir quadros técnicos de pessoal para a instituição financeira sob intervenção, independentemente de autorização do BACEN.
Suponha que um indivíduo tenha depositado, em conta de sua titularidade, a quantia de R$ 100.000,00 em 3/11/2008, no Banco X, cuja intervenção foi decretada em 7/11/2008 pelo BACEN. Nessa situação, o depósito é exigível pelo titular.
Na hipótese de violação grave a determinação do Conselho Monetário Nacional, cabe a liquidação extrajudicial da instituição financeira pelo BACEN, mas não se admite intervenção.
Por ser instituição financeira pública da esfera federal, o Banco do Brasil não está submetido às regras do regime de administração especial temporária, mesmo na hipótese de gestão temerária ou fraudulenta de seus administradores.
Considere que o Banco Y tenha sido submetido ao regime de administração especial temporária. Nessa situação, não são afetados o curso regular dos negócios da entidade nem seu funcionamento normal, e a perda de mandato dos administradores depende de prévia recomendação do conselho diretor, nomeado pelo BACEN.
A regulação exercida pelo Banco Central do Brasil sobre as instituições financeiras
protege o interesse do conjunto dos depositantes e serve para afastar o risco sistêmico capaz de comprometer o bom funcionamento da economia.
atua no sentido de evitar ganhos excessivos e assegurar a universalização da oferta de crédito no país.
encontra fundamento no fato de a atividade ser considerada monopólio natural.
tem como principal objetivo assegurar a livre concorrência em benefício do consumidor.
considera a atividade como serviço público exercido em regime de autorização.
Direito Financeiro - Características da atividade financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Quanto ao direito econômico, julgue os itens que seguem.
O Estado, visando garantir a liberdade de iniciativa e a livre concorrência, dispõe de mecanismos que reprimem o abuso do poder econômico e a concorrência desleal.
Uma característica inovadora do chamado project finance é
conferir simplicidade à estruturação financeira de grandes projetos de infra-estrutura.
a participação de bancos privados na montagem da operação.
a alocação dos riscos e retornos do financiamento ao projeto de investimento.
a formação de consórcios de bancos financiadores.
a ênfase nas garantias corporativas dos promotores do investimento
Quanto ao regime jurídico da empresa pública, pode-se afirmar, como regra,
que a empresa não está obrigada à observância dos princípios da administração pública, salvo no que respeita à licitação de obras e serviços.
sua sujeição ao regime próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários.
a necessidade de sua criação por lei, mas seus empregados não são abrangidos pela proibição de acumular cargos e salários.
que sua criação depende de autorização do Poder Legislativo e que de seu Conselho de Administração participam somente os acionistas majoritários.
a possibilidade de a lei deferir à empresa, assim como às sociedades de economia mista, privilégios fiscais não extensivos às empresas privadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...