Lista completa de Questões sobre Orçamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo a Lei nº 4320/64, a Lei orçamentária conterá a discriminação da receita e da despesa e obedecerá aos princípios:
Somente da Anualidade.
Exclusividade.
Universalidade e Anualidade.
Universalidade e Exclusividade.
Nenhuma das respostas anteriores.
Os créditos adicionais, valores que se adicionam ou acrescem ao orçamento, são classificados em suplementares, especiais e extraordinários. Sobre esses, pode-se afirmar que:
I. Os créditos especiais são autorizados para pagamento de despesas urgentes e imprevisíveis e por isso mesmo não considerados na Lei do Orçamento.
II. Os créditos extraordinários são destinados a despesas eventuais ou para reforço de dotação orçamentária especifica.
III. Os créditos adicionais suplementares e especiais somente serão abertos, por decreto do Poder Executivo, após autorização legislativa, enquanto que os créditos extraordinários não necessitam de autorização legislativa antes da abertura.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmativa I é correta.
Apenas a afirmativa II é correta.
Apenas a afirmativa III é correta.
As afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas II e III estão corretas.
Por seus valores brutos, todas as despesas e receitas devem ser incluídas na Lei Orçamentária, de acordo com o princípio da:
universalidade
exclusividade
unidade
programação
anualidade
Só pode constar da Lei Orçamentária Anual matéria pertinente à fixação da despesa e à previsão da receita, segundo o princípio constitucional da:
unidade
universalidade
especialidade
não-afetação
exclusividade
Assinale as proposições corretas:
I - A lei do plano plurianual deve estabelecer as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital e para as despesas com subvenções econômicas.
II - A autorização contida na Lei Orçamentária Anual para a realização de operação de crédito por antecipação de receita não é considerada dispositivo estranho à previsão de receitas e à fixação de despesa.
III - São vedados a transposição, o remanejamento e a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra, ou de um órgão para outro, sem prévia autorização regulamentar.
IV - É admitida a abertura de créditos extraordinários para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, mediante a utilização, na esfera federal, de medida provisória.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...