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Direito Internacional - Direito Internacional Privado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, que versam sobre cooperação técnica internacional e cooperação financeira internacional.
No Brasil, a cooperação financeira internacional é coordenada pelo Ministério da Fazenda, e a cooperação técnica internacional é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores.
Direito Internacional - Direito Internacional Privado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à cooperação técnica internacional, julgue os próximos itens.
Como país emergente, o Brasil presta cooperação técnica internacional a países em desenvolvimento e não mais aceita receber cooperação técnica dos países denominados desenvolvidos.
A jurisdição do Tribunal Marítimo sobre embarcações nacionais e sobre embarcações estrangeiras NÃO inclui o(a)
registro da propriedade naval de embarcações brasileiras de arqueação superior a 100 toneladas.
registro da hipoteca naval sobre embarcações brasileiras, de qualquer arqueação bruta.
registro dos armadores brasileiros.
averbação de hipoteca naval outorgada no exterior em favor de credor brasileiro.
jurisdição sobre os marítimos estrangeiros que estejam em águas territoriais brasileiras.
O Brasil possui um regime de portos de uso público e de uso privativo. Cabe à União explorar, diretamente ou mediante concessão, o porto organizado.
A exploração de um terminal de uso privativo, por sua vez, pode ser feita
apenas por pessoa jurídica de direito público
apenas para movimentação e armazenamento de carga própria
apenas por pessoa jurídica de direito privado
por pessoa jurídica de direito público ou privado
por pessoa física, desde que para movimentação exclusiva de passageiros
As embarcações brasileiras destinadas ao transporte de produtos perigosos devem cumprir os requisitos estabelecidos pelas Normas Internacionais. Considerando-se a aplicação, conforme a data de construção e o tipo de mercadoria a ser transportada, tais requisitos devem ser cumpridos
mesmo que não efetuem viagens internacionais, de acordo com a tabela descrita nas Normas da Autoridade Marítima.
mesmo que dispensadas desses trâmites, quando tiverem por missão uma viagem internacional, já que obedecem somente à legislação brasileira.
quando as embarcações se submeterem a vistorias que comprovem sua arqueação bruta igual ou menor que 50 AB.
quando há garantia de estarem aptas à segurança da navegação das áreas costeiras e portuárias.
quando se solicita à autoridade marítima a revalidação de sua classificação a cada viagem internacional que venham a realizar.
Segundo a Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar, o Brasil pode explorar os recursos minerais da plataforma continental, observados os seguintes limites:
do mar territorial, de 12 milhas marítimas.
do mar territorial, de 200 milhas marítimas.
o bordo exterior da plataforma continental ou 200 milhas marítimas.
o bordo exterior da plataforma continental.
da Zona Econômica Exclusiva de 188 milhas marítimas.
A legislação brasileira sobre segurança marítima e de prevenção da poluição marinha é feita por órgãos reguladores internos e por legislação nacional e convencional, destacando-se a Marpol. A esse respeito, sabe-se que a
Marpol é uma organização internacional do sistema das Nações Unidas.
Marpol 73/78 é uma convenção internacional, vigente no Brasil por ter sido devidamente ratificada.
Convenção Marpol 73/78 não foi ratificada pelo Brasil.
Convenção Marpol 73/78 foi derrogada pela Lei nº 9.966/00 (Lei do Óleo).
Convenção Marpol, de 1973, foi substituída pela Convenção da ONU, de 1982.
Segundo Pontes de Miranda, nacionalidade é o vínculo jurídicopolítico que faz da pessoa um dos elementos componentes da dimensão pessoal do Estado. Assim, uma pessoa pode adquirir a nacionalidade brasileira no modo originário
somente por meio de laços de sangue (Ius sanguinis).
somente por meio do local de nascimento (Ius solis).
pelo casamento ou outro benefício legal.
pela naturalização.
pelo sistema misto tanto por laços de sangue quanto pelo local de nascimento.
Na compra e venda internacional de mercadorias, é comum fazer referência aos Incoterms Termos Comerciais Internacionais para determinar componentes de preço e responsabilidades dos contratantes. Os Incoterms
estão previstos na Convenção de Viena sobre compra e venda internacional de mercadorias de 1980.
foram publicados pela Câmara de Comércio Internacional (CCI) e são um exemplo da Nova Lex Mercatoria.
foram recepcionados no Brasil pela ratificação do tratado que criou os Incoterms 2000 e seu protocolo opcional de 2010.
têm força normativa porque a Câmara de Comércio Internacional é uma organização internacional.
são destinados especificamente a contratos celebrados fora do país.
Qual o princípio do Direito Internacional Privado que rege a intangibilidade do conteúdo dos contratos?
Autonomia da vontade
Pactas sunt servanda
Boa-fé
Arbitragem
Mediação
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