Lista completa de Questões de Direito Internacional da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Adotando-se a classificação objetiva das regras de conexão do Direito Internacional Privado, qualificadas em reais, pessoais e institucionais, tem-se como reais as que apresentam o elemento
O conjunto de regras internacionais, publicado pela Câmara de Comércio Internacional (CCI), consolida a interpretação dos termos mais usados no comércio exterior, conhecidos como Incoterms. De acordo com essas regras, o único termo que contempla qualquer modo de transporte é o
A jurisdição do Tribunal Marítimo sobre embarcações nacionais e sobre embarcações estrangeiras NÃO inclui o(a)
registro da propriedade naval de embarcações brasileiras de arqueação superior a 100 toneladas.
registro da hipoteca naval sobre embarcações brasileiras, de qualquer arqueação bruta.
registro dos armadores brasileiros.
averbação de hipoteca naval outorgada no exterior em favor de credor brasileiro.
jurisdição sobre os marítimos estrangeiros que estejam em águas territoriais brasileiras.
O Brasil possui um regime de portos de uso público e de uso privativo. Cabe à União explorar, diretamente ou mediante concessão, o porto organizado.
A exploração de um terminal de uso privativo, por sua vez, pode ser feita
apenas por pessoa jurídica de direito público
apenas para movimentação e armazenamento de carga própria
apenas por pessoa jurídica de direito privado
por pessoa jurídica de direito público ou privado
por pessoa física, desde que para movimentação exclusiva de passageiros
As embarcações brasileiras destinadas ao transporte de produtos perigosos devem cumprir os requisitos estabelecidos pelas Normas Internacionais. Considerando-se a aplicação, conforme a data de construção e o tipo de mercadoria a ser transportada, tais requisitos devem ser cumpridos
mesmo que não efetuem viagens internacionais, de acordo com a tabela descrita nas Normas da Autoridade Marítima.
mesmo que dispensadas desses trâmites, quando tiverem por missão uma viagem internacional, já que obedecem somente à legislação brasileira.
quando as embarcações se submeterem a vistorias que comprovem sua arqueação bruta igual ou menor que 50 AB.
quando há garantia de estarem aptas à segurança da navegação das áreas costeiras e portuárias.
quando se solicita à autoridade marítima a revalidação de sua classificação a cada viagem internacional que venham a realizar.
Qual o princípio do Direito Internacional Privado que rege a intangibilidade do conteúdo dos contratos?
Autonomia da vontade
Pactas sunt servanda
Boa-fé
Arbitragem
Mediação
Pelas regras de direito internacional privado brasileiras, um contrato entre duas empresas brasileiras, assinado em Nova York, com previsão de cumprimento no Brasil e cláusula de foro indicando São Paulo como foro exclusivo do contrato, é regido pela lei
brasileira, por ser o local de cumprimento da obrigação principal.
brasileira, por ser o foro exclusivo do contrato.
brasileira, por ser a nacionalidade comum das empresas contratantes.
norte-americana, por ser o local de assinatura do contrato.
norte-americana, apenas com relação à forma e às formalidades.
O governo argentino, preocupado em proteger um determinado segmento da sua indústria nacional, proíbe a importação de produtos que uma empresa brasileira regularmente vendia na Argentina. Pelo sistema de solução de controvérsias do Mercosul, ultrapassada a fase de negociação, sem que se tenha chegado a um acordo, a(o)
empresa poderá ajuizar uma ação no Tribunal de Justiça do Mercosul.
empresa solicitará a instauração do procedimento arbitral ad hoc previsto no Protocolo de Olivos.
empresa poderá ajuizar uma ação contra o governo argentino no Brasil, nos termos do Protocolo de Brasília.
controvérsia precisará ser submetida à consideração do Grupo Mercado Comum.
governo brasileiro poderá iniciar o procedimento arbitral ad hoc.
Direito Internacional - Domínio Público - Águas Interiores, Mar Territorial e Zona Contígua - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2004
A Câmara de Comércio Internacional publica, desde 1936, um conjunto de regras internacionais para a interpretação dos termos mais usados no comércio exterior. Segundo essas regras, conhecidas como Incoterms, o único termo dentre os abaixo que contempla exclusivamente o transporte marítimo é o:
CIP (Carriage and Insurance Paid to), que significa "Transporte e Seguro Pagos até ...".
CIF (Cost, Insurance and Freight), que significa "Custo, Seguro e Frete".
DAF (Delivered At Frontier), que significa "Entregue na Fronteira".
FCA (Free Carrier), que significa "Livre no Transportador".
CPT (Carriage Paid to), que significa "Transporte Pago até ...".
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...