Questões de Direito Internacional da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Adotando-se a classificação objetiva das regras de conexão do Direito Internacional Privado, qualificadas em reais, pessoais e institucionais, tem-se como reais as que apresentam o elemento

  • A. nacionalidade.
  • B. vontade expressa das partes.
  • C. vontade tácita das partes.
  • D. espacial.
  • E. foro.

  • A. força maior.
  • B. pacta sunt servanda.
  • C. hardship
  • D. arbitragem.
  • E. alteração unilateral dos contratos.

O conjunto de regras internacionais, publicado pela Câmara de Comércio Internacional (CCI), consolida a interpretação dos termos mais usados no comércio exterior, conhecidos como Incoterms. De acordo com essas regras, o único termo que contempla qualquer modo de transporte é o

  • A. FOB (Free On Board).
  • B. DEQ (Delivery Ex Quay).
  • C. CFR (Cost and Freight).
  • D. CIP (Carriage and Insurance Paid to).
  • E. CIF (Cost, Insurance and Freight).

A jurisdição do Tribunal Marítimo sobre embarcações nacionais e sobre embarcações estrangeiras NÃO inclui o(a)

  • A.

    registro da propriedade naval de embarcações brasileiras de arqueação superior a 100 toneladas.

  • B.

    registro da hipoteca naval sobre embarcações brasileiras, de qualquer arqueação bruta.

  • C.

    registro dos armadores brasileiros.

  • D.

    averbação de hipoteca naval outorgada no exterior em favor de credor brasileiro.

  • E.

    jurisdição sobre os marítimos estrangeiros que estejam em águas territoriais brasileiras.

O Brasil possui um regime de portos de uso público e de uso privativo. Cabe à União explorar, diretamente ou mediante concessão, o porto organizado.

A exploração de um terminal de uso privativo, por sua vez, pode ser feita

  • A.

    apenas por pessoa jurídica de direito público

  • B.

    apenas para movimentação e armazenamento de carga própria

  • C.

    apenas por pessoa jurídica de direito privado

  • D.

    por pessoa jurídica de direito público ou privado

  • E.

    por pessoa física, desde que para movimentação exclusiva de passageiros

As embarcações brasileiras destinadas ao transporte de produtos perigosos devem cumprir os requisitos estabelecidos pelas Normas Internacionais. Considerando-se a aplicação, conforme a data de construção e o tipo de mercadoria a ser transportada, tais requisitos devem ser cumpridos

  • A.

    mesmo que não efetuem viagens internacionais, de acordo com a tabela descrita nas Normas da Autoridade Marítima.

  • B.

    mesmo que dispensadas desses trâmites, quando tiverem por missão uma viagem internacional, já que obedecem somente à legislação brasileira.

  • C.

    quando as embarcações se submeterem a vistorias que comprovem sua arqueação bruta igual ou menor que 50 AB.

  • D.

    quando há garantia de estarem aptas à segurança da navegação das áreas costeiras e portuárias.

  • E.

    quando se solicita à autoridade marítima a revalidação de sua classificação a cada viagem internacional que venham a realizar.

Qual o princípio do Direito Internacional Privado que rege a intangibilidade do conteúdo dos contratos?

  • A.

    Autonomia da vontade

  • B.

    Pactas sunt servanda

  • C.

    Boa-fé

  • D.

    Arbitragem

  • E.

    Mediação

Pelas regras de direito internacional privado brasileiras, um contrato entre duas empresas brasileiras, assinado em Nova York, com previsão de cumprimento no Brasil e cláusula de foro indicando São Paulo como foro exclusivo do contrato, é regido pela lei

  • A.

    brasileira, por ser o local de cumprimento da obrigação principal.

  • B.

    brasileira, por ser o foro exclusivo do contrato.

  • C.

    brasileira, por ser a nacionalidade comum das empresas contratantes.

  • D.

    norte-americana, por ser o local de assinatura do contrato.

  • E.

    norte-americana, apenas com relação à forma e às formalidades.

O governo argentino, preocupado em proteger um determinado segmento da sua indústria nacional, proíbe a importação de produtos que uma empresa brasileira regularmente vendia na Argentina. Pelo sistema de solução de controvérsias do Mercosul, ultrapassada a fase de negociação, sem que se tenha chegado a um acordo, a(o)

  • A.

    empresa poderá ajuizar uma ação no Tribunal de Justiça do Mercosul.

  • B.

    empresa solicitará a instauração do procedimento arbitral ad hoc previsto no Protocolo de Olivos.

  • C.

    empresa poderá ajuizar uma ação contra o governo argentino no Brasil, nos termos do Protocolo de Brasília.

  • D.

    controvérsia precisará ser submetida à consideração do Grupo Mercado Comum.

  • E.

    governo brasileiro poderá iniciar o procedimento arbitral ad hoc.

A Câmara de Comércio Internacional publica, desde 1936, um conjunto de regras internacionais para a interpretação dos termos mais usados no comércio exterior. Segundo essas regras, conhecidas como Incoterms, o único termo dentre os abaixo que contempla exclusivamente o transporte marítimo é o:

  • A.

    CIP (Carriage and Insurance Paid to), que significa "Transporte e Seguro Pagos até ...".

  • B.

    CIF (Cost, Insurance and Freight), que significa "Custo, Seguro e Frete".

  • C.

    DAF (Delivered At Frontier), que significa "Entregue na Fronteira".

  • D.

    FCA (Free Carrier), que significa "Livre no Transportador".

  • E.

    CPT (Carriage Paid to), que significa "Transporte Pago até ...".

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