Lista completa de Questões sobre Lesões Corporais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, relativos ao concurso de crimes, à aplicação da pena e à medida de segurança. No caso de uma pessoa imputável dirigir seu veículo imprudentemente e, em conseqüência, atropelar três pessoas, provocando-lhes lesões corporais de natureza grave, o responsável pela conduta delituosa deverá ser apenado com uma única pena, aumentada de um sexto até a metade.
A respeito da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
Uma vez que não obteve êxito em matar Maria, João deve responder tão-somente pelo crime de lesões provocadas contra Maria.
Fernando, Antônio e Marcos, que nutriam rivalidade recíproca, encontraram-se em uma festa e passaram a se agredir mutuamente, sendo que Paulo, desafeto de Antônio, ingressou no tumulto e desferiu golpe de faca no último, lesionando-o seriamente. No mesmo contexto, Fabiano, conhecido brigão da localidade, aproveitando-se da confusão, distribuiu socos e pontapés, retirando-se do tumulto antes do término.
Com base na situação hipotética acima, julgue os itens que se seguem.
Estarão ausentes os elementos do crime de lesões corporais caso Paulo seja inimputável.
Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada à luz do direito penal e seus princípios.
Sérgio praticou crime de lesão corporal culposa contra seu filho, ao dar ré em seu carro e lesionar a perna deste, sem ter visto que ele brincava próximo ao veículo. Nessa situação, será efeito da condenação de Sérgio a incapacidade para o exercício do pátrio poder.
Direito Penal - Lesões Corporais - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Conforme o Código Penal, NÃO caracteriza lesão corporal de natureza grave, se resulta em:
Debilidade permanente de membro, sentido ou função.
Perigo a vida.
Aceleração de parto.
Incapacidade para as ocupações habituais, por mais de vinte dias.
Marcos ofendeu a integridade corporal de Maria, esbofeteando-a por duas vezes e causando-lhe lesão corporal leve.
Acerca da situação hipotética acima e sabendo que a conduta ali descrita pode ser tipificada no caput do art. 129 do CP, com pena de detenção de três meses a um ano, assinale a opção incorreta.Em vez de inquérito policial, a autoridade policial poderá elaborar termo circunstanciado.
A ação penal em análise é pública incondicionada.
Caso o MP ofereça denúncia, poderá propor a suspensão do processo, atendidas as condições legais.
Se o MP propuser suspensão do processo, o acusado pode não aceitar a proposta.
Maria deve representar para que Marcos possa ser denunciado pelo MP.
O agente desferiu um único soco no queixo de um homem de 30 anos, com compleição física robusta. Não quis mata-lo, nem assumiu o risco de fazê-lo. Não previu que a queda do ofendido, em razão do golpe, provocaria a explosão do lobo temporal esquerdo. Em face disso, o crime praticado pelo agente foi:
homicídio preterdoloso;
lesão corporal seguida de morte;
homicídio doloso em virtude de dolo direto;
homicídio doloso em virtude de dolo eventual.
Sobre o crime de lesão corporal, assinale a única alternativa que contém afirmação correta:
o sujeito ativo do crime de lesão corporal pode ser qualquer pessoa, inclusive o próprio ofendido, dada a relevância que a lei penal confere à autolesão;
em crime de lesão corporal, é admissível a aplicação do princípio da insignificância;
lesão corporal não é apenas ofensa à integridade corpórea, mas também à saúde, como no caso em que a vítima desmaia em virtude de forte tensão emocional produzida por agressão do réu;
eventual perdão da esposa constitui causa excludente da responsabilidade pelo delito de lesão corporal praticada contra ela pelo marido.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
João, ao ver sua ex-namorada sair do cinema acompanhada de Francisco, empunhou uma faca peixeira e golpeou as costas de Francisco, ocasionando-lhe lesões corporais. Nessa situação, o instrumento empregado para o crime deverá ser submetido a exame pericial para verificar sua natureza e eficiência.
Uma lesão produzida por um revólver é do tipo:
punctória
pérfuro-contusa
contusa
perfuro-incisa
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...