Lista completa de Questões de Direito Previdenciário do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Previdenciário - Previdência Complementar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens que se seguem com referência à previdência privada brasileira.
Uma das principais diferenças entre a previdência pública e a previdência privada refere-se ao regime de financiamento. Enquanto o RGPS organiza-se no sistema de repartição simples, a previdência privada opera em regime de capitalização.
A seguridade social, de acordo com a Constituição, deve ser organizada de modo a que os benefícios e serviços previdenciários prestados às populações urbanas e rurais devem guardar relação de
equivalência e seletividade.
seletividade e universalidade.
irredutibilidade e distributividade.
uniformidade e equivalência.
universalidade e distributividade.
Considere:
I. Universalidade da cobertura e do atendimento.
II. Irredutibilidade do valor dos benefícios.
III. Diversidade da base de financiamento.
IV. Eqüidade na forma de participação no custeio.
Quanto aos objetivos da seguridade social, são corretos os itens
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
Direito Previdenciário - Regime Geral de Previdência Social - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2004
Consoante a Constituição Federal, a Previdência Social no Brasil é organizada sobretudo sob a forma do Regime Geral de Previdência Social, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que lhe preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. Sobre as principais características desse tema, marque a alternativa CORRETA:
cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; proteção à maternidade, especialmente à gestante, e ao trabalhador em situação de desemprego involuntário; concessão de salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda e de pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes.
a cobertura do risco de acidente do trabalho é atendida exclusivamente por companhias de seguro do setor privado.
os benefícios da previdência social são acessíveis somente àqueles que tiveram relação formal de emprego, com carteira de trabalho assinada por seu(s) empregador(es).
nenhum benefício que substitua o salário de contribuição ou o rendimento do trabalho do segurado é concedido com valor mensal inferior à media dos 3 (três) salários mínimos mensais pertinentes aos 3 (três) anos imediatamente anteriores à sua concessão.
a gratificação natalina dos aposentados e pensionistas é igual ao provento do mês de dezembro de cada ano, mas somente é devida se tiverem sido trabalhados todos os meses do ano civil correspondente.
Direito Previdenciário - Regime Geral de Previdência Social - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2004
Segundo mandamento constitucional, o regime da Previdência Privada tem caráter complementar e está organizado de forma autônoma em relação ao Regime Geral de Previdência Social. Quanto a este segundo regime de previdência, marque a alternativa CORRETA:
as instituições e empresas privadas, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, suas autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e outras entidades públicas, podem instituir entidades de previdência privada e patrocinar seus planos de benefícios de natureza complementar, situação na qual, o custo normal total é sempre dividido entre o empregador e o empregado de forma a nunca resultar em uma proporção nula para uma das partes.
é facultativa para o empregador a instituição de entidade de previdência privada de plano de benefícios complementares, mas, uma vez instituída, torna-se obrigatória a filiação dos correspondentes empregados.
as contribuições do empregador, os benefícios e as condições contratuais previstas no estatuto da entidade de previdência privada e no regulamento do plano de benefícios integram, para todos os fins de direito, o contrato de trabalho dos empregados participantes.
o regime de previdência privada complementar é regulado por lei ordinária e por normas editadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
o regime de previdência privada complementar adota sempre o regime financeiro de capitalização, constituindo reservas que garantam o benefício contratado.
Direito Previdenciário - Salário de Benefício/Renda mensal de Benefício - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
O valor básico utilizado para cálculo da renda mensal do benefício a ser pago ao segurado é denominado de
salário mínimo.
salário-de-contribuição.
salário-de-benefício.
contribuição previdenciária.
benefício previdenciário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...