Lista completa de Questões de Direito Previdenciário da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Previdenciário - Histórico da Previdência Social - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A reforma promovida na Previdência Social brasileira durante o governo Fernando Henrique Cardoso teve como uma de suas principais medidas:
o aumento da idade mínima para a aposentadoria;
a diminuição do tempo de contribuição;
a instituição do auxílio-doença;
a regulamentação do trabalho autônomo;
a entrada dos trabalhadores informais no sistema previdenciário.
Dentre os tipos de planos de benefícios orientados para previdência privada, o plano de investimento destinado à aquisição de uma renda mensal vitalícia, em que o saldo final definirá o valor do benefício e que o resgate pode ser feito após 60 dias da aquisição, é:
Dentre os tipos de planos de benefícios orientados para previdência privada, aquele em que as contribuições são divididas entre a empresa e o empregado é:
Plano de benefício orientado para previdência privada, indicado para trabalhador cuja empresa não tenha um fundo de pensão e cuja rentabilidade mínima é o IGPM + 6% ao ano, além do repasse (50% a 100%) do rendimento do fundo no qual o capital é aplicado. Trata-se do/da:
Plano de benefício orientado para previdência privada, constituído de cotas de um fundo de investimento que podem ser adquiridas pelo período mínimo de 10 anos, em que o participante pode optar entre resgatar o saldo ou receber uma renda mensal vitalícia e, se decidir sair antes de 1 ano, pagará 5% de IOF. Trata-se do/da:
Direito Previdenciário - Habilitação e reabilitação profissional e serviço social - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Um marteleteiro aposentado sofre queda de uma altura de 8 metros em uma pedreira. Após os primeiros socorros, constatouse uma fratura do tornozelo direito e deslocamento do ombro direito. Em relação aos direitos previdenciários de um trabalhador que permaneça ou retorne à atividade após a aposentadoria, é correto afirmar que:
o aposentado tem direito somente ao auxílio-doença previdenciário;
em caso de acidente ou doença profissional, o provento da aposentadoria pode ser cumulativo ao auxílio-doença;
a emissão da CAT será facultativa se a aposentadoria dele ocorreu por tempo de serviço ou idade;
o aposentado tem direito somente ao benefício da reabilitação profissional;
a CAT só deve ser emitida quando se tratar de um caso de aposentadoria especial.
Em se tratando do Auxilio-reclusão, enquanto beneficio da Previdência Social, é correto afirmar que
é pago ao funcionário no valor correspondente a 90% da remuneração do mesmo, afastado do cargo por motivo de prisão ou condenado judicialmente.
é pago à família do servidor no valor correspondente a 75% da remuneração do funcionário afastado do cargo por motivo de prisão ou condenado judicialmente à pena que implique em perda do cargo.
é pago aos beneficiários no valor correspondente a 85% da remuneração do funcionário afastado do cargo por motivo de reclusão ou condenado judicialmente
é pago ao funcionário no valor correspondente a 55% da remuneração do mesmo, afastado do cargo por motivo de reclusão ou condenado judicialmente à pena que implique na perda do cargo
é pago no valor correspondente a 50% da remuneração do funcionário afastado do cargo por motivo de prisão ou condenado judicialmente à pena ocasionando a perda do cargo.
Direito Previdenciário - Benefícios da Previdência Social - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2004
O Trabalhador em Regime de Previdência Social tem a concessão dos seguintes benefícios:
auxilio funeral, auxilio-reclusão e aposentadoria.
auxilio natalidade, pensão e pecúlio facultativo.
auxilio-reclusão, salário-família e auxilio funeral.
auxilio pensão, auxilio natalidade e pecúlio facultativo.
auxilio natalidade, salário-familia e aposentadoria.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...