Lista completa de Questões de Direito Previdenciário da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A seguridade social será organizada com base nos seguintes objetivos:
universalidade da cobertura e redutibilidade dos benefícios rurais.
eqüidade na forma de participação no custeio e caráter democrático e centralizado da administração.
igualdade da base de financiamento e irredutibilidade do valor dos benefícios.
diversidade da base de financiamento e caráter democrático e centralizado da administração.
irredutibilidade do valor dos benefícios e seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.
Direito Previdenciário - Beneficiários do Regime Geral de Previdência Social - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2008
Quanto aos segurados, não constitui benefício previdenciário
aposentadoria compulsória.
aposentadoria por idade e tempo de contribuição
salário-família para o segurado inativo
auxílio-reclusão.
aposentadoria especial do professor.
Direito Previdenciário - Benefícios da Previdência Social - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2008
Sobre os benefícios previdenciários, assinale a alternativa incorreta.
A lei poderá instituir benefícios adicionais, desde que previstos no Regime Geral da Previdência Social e com a correspondente fonte de custeio total.
O segurado será aposentado, compulsoriamente, aos 70 anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.
A concessão de aposentadoria por invalidez permanente dependerá da verificação da condição de incapacidade, mediante exame médico-pericial a cargo do Departamento de Perícias Médicas e Segurança do Trabalho da Secretaria de Administração e Reforma do Estado, nos termos previstos em decreto do Poder Executivo.
O segurado fará jus à aposentadoria por idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, desde que preencha, cumulativamente, os seguintes requisitos de tempo mínimo de dez anos de exercício no serviço público; tempo mínimo de cinco anos de efetivo exercício no cargo respectivo em que se der a aposentadoria; sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher.
Os proventos, de qualquer das aposentadorias referidas na Lei Complementar nº 028/00 e suas alterações serão calculados com base nos subsídios ou nos vencimentos relativos ao cargo efetivo do segurado em que se der a sua aposentação, sem quaisquer acréscimos das vantagens pessoais que, porventura, o segurado tenha incorporado, ainda que o segurado faça jus na forma da lei concessiva da vantagem.
Direito Previdenciário - Benefícios da Previdência Social - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2008
Ainda sobre os benefícios previdenciários, assinale a alternativa que não está de acordo com a legislação previdenciária dos servidores do Estado de Pernambuco.
Para efeito da fruição do benefício do salário-família, considerar-se-á dependente o filho menor de 14 (quatorze) anos.
O direito ao salário-família se extingüirá pela morte do filho ou do equiparado e pela cessação da invalidez do filho ou do equiparado.
O salário-família será pago em dobro com relação aos filhos ou do equiparados que forem definitivamente ou estiverem temporariamente, física ou mentalmente, inválidos.
Com a extinção do direito do último pensionista cessará automaticamente a pensão por morte.
O pensionista menor de 21 (vinte e um) anos, se filho, ou 18 (dezoito) anos, se irmão, cuja invalidez tenha sido caracterizada após o falecimento do segurado, não terá seus direitos assegurados na condição de inválido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...