Lista completa de Questões sobre Audiência de julgamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da apresentação da resposta do reclamado em audiência, é correto afirmar:
Luísa ajuizou reclamação trabalhista em face da sua antiga empregadora, pleiteando horas extras e seus reflexos. No dia da audiência inaugural, a autora compareceu acompanhada de seu advogado. O advogado da reclamada também compareceu, munido de instrumento de procuração e defesa. O preposto, contudo, não compareceu. O advogado da reclamada apresentou atestado médico que informava que o preposto sofria de labirintite. O juiz aplicou a pena de revelia, não permitindo a juntada da contestação aos autos.
Considerando-se os fatos apresentados, o disposto na CLT e o entendimento do TST, o posicionamento do juiz estácorreto, pois a presença do preposto da reclamada na audiência inaugural é obrigatória, não cabendo qualquer justificativa para sua ausência.
correto, uma vez que o atestado médico apresentado não era suficiente para ilidir a revelia, na medida em que o atestado deve declarar, expressamente, a impossibilidade de locomoção do preposto no dia da audiência.
errado, porque o advogado da reclamada apresentou atestado médico que justificava a ausência do preposto na audiência.
errado, pois, caso o advogado da autora concordasse, o juiz deveria receber a contestação, mesmo o preposto estando ausente.
errado, sendo que o juiz deveria ter suspendido a audiência, designando nova data para a instrução.
Direito Processual do Trabalho - Audiência de julgamento - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
Reclamante; reclamado: a ausência à audiência de conciliação, instrução e julgamento, quando devidamente notificado:
daquele implica arquivamento do processo; a deste, revelia;
deste implica arquivamento do processo; a daquele, revelia;
tanto deste quanto daquele implica revelia;
tanto deste quanto daquele implica arquivamento do processo;
tanto deste quanto daquele implica parcial revelia e parcial arquivamento do processo.
Com relação à Revelia e à Confissão, considere:
I. Para elidir a revelia basta a presença do advogado do réu na audiência munido de procuração e contestação.
II. A revelia implica o prosseguimento do processo contra o réu, independentemente de intimação ou notificação para a contagem do início dos prazos ou para atos do processo, com exceção da sentença, da qual o réu revel será intimado.
III. Em sede de Ação Rescisória não há lugar para os efeitos da revelia, assim, nesta ação a revelia não produz confissão.
Está correto o que se afirma APENAS em
II e III.
I e II.
I e III.
III.
I.
Direito Processual do Trabalho - Audiência de julgamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue o item subsecutivo, referente a dissídios individuais.
Nos dissídios individuais, o juiz deve provocar a apresentação da primeira proposta conciliatória logo após a entrega da defesa escrita ou a apresentação de defesa oral.
Direito Processual do Trabalho - Audiência de julgamento - Faculdade de Apoio à Tecnologia (FAT) - 2011
Assinale a alternativa correta sobre a Justiça do Trabalho.
A revelia do reclamado (empregador) em um processo com pedido de adicional de insalubridade ou um pedido de adicional de periculosidade levará o Juiz do Trabalho a proferir Sentença atestando que o ambiente é insalubre ou perigoso independentemente da realização de qualquer prova.
Arquivado o processo, o reclamante (empregado) é condenado ao pagamento das custas, que não podem ser isentadas em nenhuma hipótese.
A ausência do reclamante à audiência de instrução, quando intimado para depor, após contestada a ação em audiência, importa arquivamento do processo.
O não comparecimento do reclamante à audiência inicial importa o arquivamento da reclamação, e o não comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão quanto à matéria de fato, desde que previsto na decisão que designou a audiência.
A pena de confissão ao reclamado se aplica independentemente de sua intimação para depor, com a cominação desta sanção.
Direito Processual do Trabalho - Audiência de julgamento - Faculdade de Apoio à Tecnologia (FAT) - 2011
Diante de uma reclamação trabalhista, a empresa designou um advogado para apresentar a defesa e um preposto para representa-la. Entretanto, no dia da audiência, o reclamante não compareceu.
De acordo com o estabelecido na CLT, é correto afirmar que, o não comparecimento do reclamante,
o arquivamento do processo não ocorrerá.
o arquivamento do processo será efetivado.
deveu-se à ausência do seu advogado trabalhista.
um parente para representá-lo na audiência deve ser enviado.
o reagendamento da audiência trabalhista deve ser solicitado.
Matias ajuizou reclamação trabalhista em face de sua ex-empregadora, a empresa Doce. A audiência de instrução ocorrida no início do ano foi adiada, tendo em vista o não comparecimento de testemunha do reclamante em virtude de cirurgia gástrica. Foi marcada nova audiência de instrução sendo que, nesta oportunidade, o reclamante não compareceu sem justo motivo. Considerando que a presente reclamação foi contestada na primeira audiência, o não comparecimento do reclamante nesta segunda audiência
importará o arquivamento do processo, sendo que o reclamante não poderá ajuizar nova reclamação durante o prazo de seis meses.
importará o arquivamento do processo, sendo o reclamante condenado ao pagamento das custas processuais.
importará o arquivamento do processo, sendo o reclamante condenado ao pagamento das custas processuais acrescidas de 50% a título de penalidade.
importará o arquivamento do processo, mas o reclamante está isento do pagamento das custas.
não acarretará o arquivamento do processo.
Messias, metalúrgico, ajuizou reclamação trabalhista em face de sua ex-empregadora, a empresa X. No dia da audiência Messias teve um problema estomacal e foi internado em hospital. Sua irmã, preocupada com a audiência, levou toda a documentação para seu amigo, o metalúrgico Sidnei. Neste caso, o comparecimento de Sidnei na audiência com o atestado médico comprobatório da sua internação
não evita o arquivamento da ação, tendo em vista que Sidnei não é competente para representar Messias.
evita o arquivamento da reclamação.
evita o arquivamento da reclamação bastando que Sidnei apresente procuração de Messias.
evita o arquivamento da reclamação desde que Sidnei apresente procuração de Messias e compareça com advogado legalmente habilitado.
evita o arquivamento da reclamação, desde que compareça com advogado legalmente habilitado, bem como com duas testemunhas que conheçam o fato.
Sobre a revelia, considere:
I. A ausência do reclamado em audiência, apesar de regularmente intimado, configura revelia.
II. A revelia importa na confissão do reclamado quanto à matéria de fato.
III. Havendo revelia, mas ocorrendo, entretanto, motivo relevante, poderá o juiz suspender o julgamento, designando nova audiência.
IV. A revelia pode ser aplicada tanto ao reclamante quanto ao reclamado.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e IV.
II e III.
III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...