Lista completa de Questões sobre Ministério Público do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Processual do Trabalho - Ministério Público do Trabalho - Ministério Público da Bahia (MPE - BA) - 2010
Em relação ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), identifique com V ou F, conforme o caso, as afirmativas verdadeiras e falsas.
I - A realização ou não de TAC no Inquérito Civil reveste-se de discricionariedade do Ministério Público.
II - O objetivo do TAC é readequar a conduta do degradador ou potencial degradador ao ordenamento jurídico vigente, a fim de afastar o risco ambiental intolerável e/ou reparar o dano ambiental.
III - No exercício regular de suas funções, os membros do Ministério Público responderão pelos danos decorrentes de sua ação na tomada do Termo de Ajustamento de Conduta.
IV - Na instrução do Inquérito Civil, o Ministério Público pode requisitar documentos e informações de quaisquer autoridades e/ou organismos particulares, à exceção dos casos de sigilo.
V - A eficácia do TAC está condicionada à homologação do arquivamento do inquérito civil pelo Conselho Superior do Ministério Público, conforme previsão expressa da Resolução nº 23/07, do Conselho Nacional do Ministério Público.
A alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, é a:
V V F F F.
F F F V V.
V V F V V.
V F V F V.
F F V F V.
Direito Processual do Trabalho - Ministério Público do Trabalho - Ministério Público da Bahia (MPE - BA) - 2010
Em relação ao Inquérito Civil e o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), identifique com V ou F, conforme o caso, as afirmativas verdadeiras e falsas.
I - O Inquérito Civil constitucionalizado é mero procedimento administrativo de cunho inquisitorial, sem imposição de contraditório ou exigência de participação obrigatória do investigado.
II - O Inquérito Civil é instrumento de investigação conferido aos co-legitimados para propositura da Ação Civil Pública, configurando-se forte instrumento da tutela coletiva.
III - O TAC firmado pelo Ministério Público, que passou pelo crivo do Conselho Superior da instituição, ficará sujeito à imutabilidade.
IV - A subscrição do TAC irradia efeitos erga omnes e intra-partes.
V - O TAC preliminar pode ter como objeto a obtenção de meios que viabilizem a continuidade das investigações ou obter parcialmente as medidas necessárias para o resguardo do bem jurídico ambiental tutelado.
A alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, é a:
V V F F V.
F F V F V.
F V F V F.
V F F F V.
V V V V V.
Direito Processual do Trabalho - Ministério Público do Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, a respeito do direito do trabalho.
Os contratos de trabalho têm prazo indeterminado ou determinado. Para este, observam-se os seguintes requisitos: serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a determinação do prazo; atividades empresariais de caráter transitório; ou contrato de experiência.
Direito Processual do Trabalho - Ministério Público do Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, a respeito do direito do trabalho.
O limite máximo para a duração de um contrato de experiência é de 90 dias.
Direito Processual do Trabalho - Ministério Público do Trabalho - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Considere as seguintes situações:
I. Contratação de empregados por autarquia federal sem prévio Concurso Público.
II. Greve no serviço de saúde com o não atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.
III. Dispensa coletiva de trabalhadores durante uma greve, como forma de retaliação.
IV. Atraso ou sonegação de salário dos empregados de determinada empresa.
Trata-se de situação concreta da existência de interesses e direitos difusos a serem tutelados pelo Ministério Público do Trabalho por meio da competente Ação Civil Pública as indicadas APENAS em
III e IV.
I.
I, II e III.
I e II.
II, III e IV.
Direito Processual do Trabalho - Ministério Público do Trabalho - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Nos recursos contra decisões tomadas sob o rito sumariíssimo, o Ministério Público do Trabalho, desde que não seja parte no litígio,
não opinará.
opinará, havendo interesse, na sessão de julgamento.
participará mediante parecer escrito e sempre prévio à sessão de julgamento.
dará parecer escrito, mas o apresentará, necessariamente, durante a sessão.
opinará, antes da distribuição do processo ao relator.
Direito Processual do Trabalho - Ministério Público do Trabalho - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
A atuação do Ministério Público do Estado nas ações acidentárias implica em
exarar parecer acerca da legalidade ou da constitucionalidade da postulação.
assistir o trabalhador, em razão de sua hipossuficiência em face do empregador, contra quem postula indenização decorrente de dolo ou culpa grave.
acompanhar os procedimentos em que o autor beneficia- se da gratuidade da justiça, mesmo que assistido por advogado particular, na condição de co-autor.
atuar na assistência do pólo ativo, sempre que houver interesse de menores ou incapazes.
supervisionar os atos diligenciais da perícia médica e a fase de implantação do benefício, sem, no entanto, atuar nos autos.
Direito Processual do Trabalho - Ministério Público do Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao MPT, assinale a opção correta.
Direito Processual do Trabalho - Ministério Público do Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca dos princípios gerais do processo trabalhista, bem como dos prazos da execução, dos recursos e da decadência nesse âmbito, julgue os itens que se seguem.
Segundo a CLT, o Ministério Público só atuará como substituto processual do menor quando este não estiver representado ou assistido por seus representantes legais, caso em que não haverá nulidade a ser reconhecida pela sua não-atuação em defesa do incapaz.
Direito Processual do Trabalho - Ministério Público do Trabalho - Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região (TRT 23ª Região) - 2008
São atribuições do Ministério Público do Trabalho junto aos órgãos da Justiça do Trabalho, dentre outras:
I - propor ações individuais, no âmbito da Justiça do Trabalho, para defesa de interesse de trabalhador, beneficiário da Justiça Gratuita, quando desrespeitados os direitos sociais constitucionalmente garantidos;
II - propor as ações cabíveis para declaração de nulidade de cláusula de contrato, acordo coletivo ou convenção coletiva que viole as liberdades individuais ou coletivas ou os direitos individuais indisponíveis dos trabalhadores;
III - recorrer das decisões da Justiça do Trabalho, quando entender necessário, tanto nos processos em que for parte, como naqueles em que oficiar como fiscal da lei, bem como pedir revisão dos Enunciados da Súmula de Jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho;
IV - intervir, quando entender necessário, nos feitos nos segundo e terceiro graus de jurisdição da Justiça do Trabalho, quando a parte for pessoa jurídica de Direito Público, Estado estrangeiro ou organismo internacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...