Lista completa de Questões de Direito Processual Penal da Ministério Público de São Paulo (MPE - SP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a afirmativa correta. A transação penal pode ser proposta:
ao autor de infração penal de menor potencial ofensivo que foi beneficiado anteriormente, no prazo de 5 (cinco) anos, pela transação penal;
ao autor da infração penal, pelo juiz de direito, de ofício, segundo entendimento consolidado em Súmula do Supremo Tribunal Federal, quando o membro do Ministério Público recusa injustificadamente a sua aplicação.
nas contravenções penais e nos crimes que a lei comine pena máxima não superior a dois anos, cumulada ou não com multa, excetuados os casos em que a lei preveja procedimento especial.
nos crimes de competência da Justiça Militar.
ao autor de infração penal condenado, pela prática de crime, à pena de multa, por sentença definitiva.
Encerrada a instrução criminal de um processo em que o acusado foi denunciado pelo crime de furto (art. 155, caput, do Código Penal), o juiz entende que estão presentes provas de que, na verdade, o delito praticado por aquele foi de receptação qualificada (art. 180, §1º, do Código Penal), fato não descrito na denúncia. Em consequência, o juiz deverá:
proferir sentença condenatória pelo crime de receptação.
baixar os autos do processo, a fim de que a defesa, no prazo de 8 (oito) dias, se manifeste e requeira prova, podendo ser ouvidas até três testemunhas.
dar ciência ao Ministério Público e designar novo interrogatório do acusado e audiência de debates e julgamento.
remeter os autos ao Ministério Público para proceder ao aditamento da denúncia, no prazo legal, e ouvir o defensor do acusado sobre a nova imputação.
dar ciência ao Ministério Público e à defesa da nova classificação jurídica da infração penal, proferindo, após, a sentença definitiva.
É considerada nulidade relativa, que pode ser sanada:
a falta de concessão de prazos à acusação e à defesa.
a ilegitimidade de parte.
a falta de nomeação de defensor ao réu presente, que o não tiver.
a violação à incomunicabilidade dos jurados.
a suspeição do juiz.
Assinale a alternativa correta, em relação à interceptação de comunicações telefônicas:
não será admitida se a prova puder ser feita por outros meios disponíveis.
pode ser deferida para a investigação de infrações penais punidas no máximo com detenção.
deve ser concluída no prazo de dez dias, prorrogável por igual período.
somente é admitida no curso de uma investigação criminal.
o resultado da interceptação, acompanhado de auto circunstanciado, deve ser apensado nos autos do processo criminal, por decisão judicial, após o trânsito em julgado da sentença definitiva.
Assinale a afirmativa incorreta, em relação ao inquérito policial:
nos crimes de ação penal privada, a autoridade policial somente pode instaurar o inquérito policial a requerimento do ofendido.
o inquérito policial é imprescindível para instruir o oferecimento da denúncia.
a autoridade policial não pode determinar o arquivamento do inquérito policial.
a autoridade policial pode indeferir o pedido de instauração de inquérito policial feito pelo ofendido.
segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, consolidado em Súmula Vinculante, o defensor do investigado pode ter acesso aos elementos de convencimento já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão da polícia judiciária, desde que digam respeito ao exercício da defesa e no interesse do seu representado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...